Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do notebook Dell Inspiron 15 5000 (i15-5570-A30C)


     114.852 visualizações    Portáteis    12 comentários
Teste do notebook Dell Inspiron 15 5000 (i15-5570-A30C)

Software e utilização

O Dell Inspiron 15 5000 (i15-5570-A30C) testado vem com Windows 10 Home Single Language.

O notebook vem com alguns aplicativos de configuração da própria Dell e uma versão válida por 15 meses do antivírus McAfee.

Em relação à configuração, podemos dizer que o Dell Inspiron 15 5000 (i15-5570-A30C) é um notebook bastante desbalanceado. Ele traz um processador Core i7 de oitava geração com excelente desempenho para um chip com TDP de apenas 15 W, mas a tela de baixa resolução (1366 x 768) é similar à encontrada em notebooks de baixo custo de anos atrás.

Você pode ser levado a pensar que se trata de um notebook voltado para jogos, pelo fato de ele trazer uma placa de vídeo dedicada. Porém, o fato de o chip gráfico Radeon 530 ser um modelo fraco, baseado em uma geração anterior e com barramento de memória de 64 bits, aliado à tela que não é Full HD, nos leva a desaconselhar este modelo, caso seu interesse seja por um notebook "gamer".

Na verdade, não há muito sentido na presença deste chip gráfico, pois ele é fraco demais para jogos novos (embora consiga rodar jogos pouco exigentes, como Overwatch, por causa da tela de baixa resolução).

A qualidade do som é boa, por conta dos dois alto-falantes.

Para testar a duração da bateria, deixamos o notebook rodando vídeos do YouTube até ele se desligar por falta de bateria, o que aconteceu cerca de quatro horas e meia de teste, o que é uma marca razoável.

Pela falta de um SSD, o tempo de espera para o carregamento do sistema operacional e dos programas é bastante elevado. Pelo menos há a possibilidade de instalar um SSD no slot M.2, mas em um notebook desta faixa de preço, seria de se esperar que ao menos houvesse a opção de uma versão que já viesse com um SSD instalado.

Depois de nossos testes, por conta da lentidão causada pelo disco rígido, decidimos verificar se conseguiríamos instalar no notebook uma memória Intel Optane, que atua como um cache para o disco rígido. Para isso, abrimos o aparelho e instalamos um módulo de memória Optane de 32 GiB no slot M.2, e então fomos fazer a configuração da mesma. Para nossa surpresa, obtivemos a mensagem de erro de que não era possível configurar a memória Optane pois a última partição do disco rígido não podia ser redimensionada.

Com isso, nós limpamos completamente o disco rígido (apagando todas as partições existentes) e reinstalamos o Windows 10 a partir de uma memória USB. Depois disso, conseguimos configurar corretamente a memória Optane. Com isso, o uso do notebook mudou "da água para o vinho", o carregamento do sistema operacional ficou várias vezes mais rápido, bem como o carregamento dos programas e arquivos mais usados. Ou seja, um notebook como este é um dos casos onde o uso de uma memória Optane é vantajoso, mas infelizmente a forma como o disco rígido vem particionado de fábrica não permite esta instalação diretamente. Talvez no futuro a Dell entregue um produto já pronto para o uso deste recurso.

Para termos uma ideia do desempenho de processador do Inspiron 15 5000 (i15-5570-A30C), rodamos o Cinebench R15, que renderiza uma imagem utilizando todas as threads disponíveis no processador. Apenas para termos uma ideia, comparamos o resultado com o Samsung Essentials E34, que usa um processador Core i3-5005U. Lembre-se, porém, que este notebook não é concorrente do Inspiron 15, por se tratar de um modelo de entrada.

dell-ins15-g1.gif

Neste teste, notamos que o Inspiron 15 5000 (i15-5570-A30C) tem um desempenho de processamento muito superior ao do Samsung Essentials E34. Na verdade, se olharmos neste teste, vemos que o processador Core i7-8550U, mesmo sendo um modelo de baixíssimo consumo, tem um desempenho equivalente ao de processadores intermediários voltados a computadores de mesa.

Para verificarmos o desempenho do chip Radeon 530, rodamos três testes do programa 3DMark (Time Spy, Fire Strike e Sky Diver) no notebook, comparando os resultados com os obtidos no Acer Aspire VX 15 e no Samsung Essentials E34.

Novamente, lembramos que estes notebooks não são concorrentes do Inspiron 15 5000 (i15-5570-A30C) (já que um deles é um modelo voltado a jogos, e o outro é um modelo de entrada).

dell-ins15-g2.gif

dell-ins15-g3.gif

dell-ins15-g4.gif

Podemos ver que o desempenho do chip Radeon 530 presente no modelo testado é muito inferior ao do GeForce GTX 1050 Ti presente no Acer Aspire VX 15, porém substancialmente mais rápido do que o vídeo integrado Intel HD 5500 presente no modelo da Samsung.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Acho que a resolução da tela e o chip gráfico nem são o maior problema, mas a falta de ssd, essa economia de palito da rede gigabit e falta de conector para microfone, além dessa bateria com menos capacidade do que baterias de celular prejudicam a versatilidade do note.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu acabei de comprar um essa semana consciente que terei que adicionar um ssd, de preferência M2. Aí eu pergunto a você Rafael Coelho, se não dá pra saber o padrão do slot M2 já que a DELL não informa, e quanto a memória Optane que você utilizou não seria do padrão PCI Express NVMe 3.0? Dessa forma podemos concluir que o slot M2 dessa máquina aceita pelo menos o padrão PCI  NVMe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Tarcísio Eimar disse:

E eu acabei de comprar um essa semana consciente que terei que adicionar um ssd, de preferência M2. Aí eu pergunto a você Rafael Coelho, se não dá pra saber o padrão do slot M2 já que a DELL não informa, e quanto a memória Optane que você utilizou não seria do padrão PCI Express NVMe 3.0? Dessa forma podemos concluir que o slot M2 dessa máquina aceita pelo menos o padrão PCI  NVMe

Sim, podemos afirmar que este slot suporta pci express 3.0 x2, pois a optane funcionou. Muito provavelmente aceita x4 também. E provavelmente aceita SATA, mas não chegamos a testar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael boa noite. Pesquisando no site da DELL encontrei a confirmação que realmente o SSD M2 vai suportar tanto o NVMe quanto o SATA: http://www.dell.com/support/manuals/br/pt/brbsdt1/inspiron-15-5570-laptop/inspiron-5570-setupandspecifications/de-armazenamento?guid=guid-ddd55a0a-2d50-45fe-9d63-54f1873889ad&lang=pt-br

 

Fiquei feliz porque agora já posso comprar um M2 e já escolhi: Hd SSD M2 Wd Black 256gb - 8 Gb/s PCIE NVMe Alta Performace

 

Sou grato a você pelo tópico, pois orientou a minha busca por mais informações antes de comprar o SSD. Obrigado e até os próximos posts

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Joao Augusto Pacheco disse:

Estou querendo comprar um desses.

A minha dúvida e se ele suporta o Hd e acrescentar o Ssd.

Ou tenho que Tirar o Hd ?

 

Isso está explicado na conclusão do artigo, não está abrindo pra você?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, boa tarde! Li em algum lugar que esse notebook esquenta muito, chegando próximo aos 100 Celsius? Será verdade?  A Dell mudou a tela para Full HD (1920x1080). Eu acredito que seria um excelente notebook de entrada, só que o preço está meio salgado, hoje o menor preço está em R$3.700.  Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...