Entre para seguir isso  
Seguidores 0

AMD Lança Athlon XP 3000+

       
 37.179 Visualizações    Artigos  
 0 comentários
AMD

Lançamento do Athlon XP 3000+ produzido pela AMD, saiba mais em nosso artigo.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A AMD acabou de lançar o seu mais novo modelo de Athlon XP, o 3000+ que, segundo a AMD, é até 17% mais rápido do que o processador mais rápido da Intel disponível hoje, o Pentium 4 de 3,06 GHz. Se isso é verdade ou não, teremos de esperar a AMD nos enviar esse processador para testes (clique aqui para ler o teste do Athlon XP 3000+).

De qualquer forma, isso mostra que a AMD tem uma tecnologia mais eficiente do que a Intel, pois o Athlon XP 3000+ roda internamente a 2,17 GHz, 890 MHz mais "lento" do que o Pentium 4 de 3,06 GHz. A nomenclatura "3000+" serve para o usuário comum conseguir entender que, apesar de usar um clock inferior, os processadores Athlon XP conseguem um alto desempenho. Essa nomenclatura, chamada PR (Performance Reference), compara o desempenho do processador AMD com um Pentium 4. Assim, o Athlon XP 3000+, apesar de rodar a 2,17 GHz, tem um desempenho igual ou superior a um Pentium 4 de 3 GHz, de acordo com o fabricante. Nos testes do Athlon XP 2800+ vs. Pentium 4 de 2,8 GHz que publicamos na semana passada, conferimos que realmente essa nomenclatura da AMD é válida, visto que o Athlon XP 2800+, apesar de rodar a 2.250 MHz, obteve um desempenho igual ao de um Pentium 4 de 2,8 GHz em nossos testes (clique aqui para ler esse teste).

A verdade é que esse novo modelo de Athlon XP é diferente dos demais Athlon XP disponíveis até agora. O seu núcleo é chamado Barton e sua grande novidade é ter um cache de memória L2 maior, de 512 KB, rodando no mesmo clock interno do processador. Com isso, esse novo processador tem um total de 640 KB de memória dentro do próprio processador (128 KB L1 e 512 KB L2). Até o modelo 2800+, o Athlon XP tinha 256 KB de memória cache L2.

Esse aumento na memória cache é o grande responsável pelo grande aumento no desempenho desse modelo em comparação ao anterior, o 2800+. Com o processador rodando a clocks na casa dos gigahertz, o processador perde muito tempo quando precisa buscar ou guardar dados na memória. O caminho com a memória é de 100 MHz, 133 MHz ou 166 MHz, dependendo do processador. No caso do Athlon XP a partir do modelo 2700+, a comunicação do processador com a memória é feita a 166 MHz. Isso significa que o processador precisa "baixar" o seu clock para 166 MHz quando ele quer ler ou gravar dados na memória RAM.

A memória cache L2 é uma memória que, quando integrada dentro do processador, trabalha no mesmo clock interno do processador, sendo, portanto, acessada sem lentidão. Quanto maior for o tamanho dessa memória, mais dados caberão nela, significando que menos acessos à memória RAM - que é 13 vezes mais lenta do que o processador, no caso do Athlon XP 3000+ - precisarão ser efetuados. Ou seja, o desempenho do micro aumenta, já que menos acessos à memória RAM (que, como vimos, é muito mais lenta que o processador) serão efetuados.

O preço de lançamento do Athlon XP 3000+ é de US$ 588,00, nos Estados Unidos, se for comprado em lotes de 1.000 unidades (isto é, preço para distribuidores). Só para comparação, o modelo 2800+ custa US$ 375,00 nas mesmas condições. Ou seja, um PC equipado com esse novo processador será caríssimo, pelo menos nessa fase de lançamento, já que a tendência dos preços é cair.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora