Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Arquitetura de 64 bits da Intel (IA-64)

       
 74.566 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Aprenda tudo sobre o funcionamento da arquitetura de 64bits da Intel.


Conclusão


Conclusão

Com este artigo e com o anterior, que abordaram as arquiteturas de 64 bits da Intel e AMD, terminamos de falar sobre os processadores para o início do milênio. É importante citar que já existem máquinas rodando versões 64 bits do Windows e Linux. Por ora, mais que o desempenho, o que mais nos preocupa é a compatibilidade com nossos programas atuais. Realmente, há que se comprovar o quanto essas arquiteturas de 64 bits serão compatíveis com nossos programas de 32 ou 16 bits. Esperamos que, em menos de um ano, já tenhamos resposta para essa inquietude. Para finalizar essa parte de CPUs de 64 bits, é muito bom ver o quanto as duas empresas disputam o mercado dos processadores de alto desempenho. Isso nos garante o acesso a computadores cada vez mais maravilhosos e baratos.

Concluindo, gostaríamos de comentar o enorme espaço que ainda existe para a evolução da eletrônica e conseqüentemente para a evolução dos computadores. Mais importante que o surgimento dos supercomputadores, essa nova era será marcada pela permeabilidade dos computadores. Será a era dos computadores invisíveis. Eles estarão presentes em quase todo dispositivo moderno. No momento, eles habitam nossos televisores, fornos de microondas, carros, relógios, aparelhos de som, DVD, etc.. Num futuro próximo, eles invadirão a geladeira, a torradeira, o aparelho de ar condicionado e todos nos aparelhos de uso cotidiano. Já ultrapassamos a era da eletrônica barata e estamos entrando na era da inteligência barata.

* Ricardo Zelenovsky e Alexandre Mendonça são professores do IME e autores dos livros "PC e Periféricos: um Guia Completo de Programação", "PC: um Guia Prático de Hardware e Interfaceamento - 2a. Edição", "Monte seu Protótipo ISA Controlado por FPGA" e "Hardware: Programação Virtual de I/O e Interrupções".

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora