Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon XP vs. Pentium 4 - parte 1


     75.540 visualizações    Processadores    0 comentários
Athlon XP vs. Pentium 4 - parte 1

Diferenças no Desempenho

Por que dois processadores podem obter desempenhos diferentes? Por causa da maneira com que são construídos internamente. Um processador pode executar instruções mais rapidamente do que outro, por exemplo. Um erro comum é pensar que clock mede velocidade. O clock é um sinal de sincronismo para o processador. Se um processador demora cinco pulsos de clock para executar uma determinada instrução e outro processador demora quatro pulsos, este será mais rápido.

O problema é que o mercado está disseminado com a "cultura do clock". Os leigos não conseguem entender como um Athlon-1000 pode ser mais rápido do que um Pentium 4 de 1,5 GHz - o que é verdade, de acordo com os nossos testes. O fato é que o Athlon funciona internamente de maneira diferente do que o Pentium 4 e, ao que tudo indica, é muito mais eficiente.

Para tentar mudar essa ideia, a AMD voltou a utilizar, no processador Athlon XP, a nomenclatura PR (Performance Reference), que indica o desempenho do processador não em clock, mas comparado a um processador Intel. O processador Athlon XP 1500+ que usamos em nossos testes não é de 1,5 GHz, mas sim de 1,33 GHz. E mesmo assim é mais rápido do que um Pentium 4 de 1,5 GHz.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...