Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como os Processadores Funcionam


     575.108 visualizações    Processadores    8 comentários
Como os Processadores Funcionam

Diagrama em Blocos de um Processador

Na Figura 6 você pode ver um diagrama em blocos básico de um processador moderno. São muitas as diferenças entre as arquiteturas da AMD e da Intel, e planejamos escrever artigos específicos sobre cada uma delas num futuro próximo. Acreditamos que entender o diagrama em blocos básico de um processador moderno seja o primeiro passo para entender como funcionam os processadores da Intel e da AMD e quais são as diferenças entre eles.

em blocos básico de um processador

Figura 6: Diagrama em blocos básico de um processador.

A linha pontilhada na Figura 6 representa o corpo do processador, já que a memória RAM está localizada fora do processador. O caminho de dados entre a memória RAM e a CPU tem geralmente largura de 64 bits (ou de 128 bits quando é usada configuração de memória “dual channel”), rodando ao clock da memória ou ao clock externo do processador, o que for mais baixo. O número de bits usado e a taxa de clock podem ser combinados em uma unidade chamada taxa de transferência, medida em MB/s. Para calcular a taxa de transferência, a fórmula é o número de bits x clock / 8. Para um sistema usando memórias DDR400 em configuração single channel (64 bits) a taxa de transferência da memória será de 3.200 MB/s, ao passo que o mesmo sistema usando memórias dual channel (128 bits) terá taxa de transferência de memória de 6.400 MB/s. Para mais informações sobre esse assunto, leia nosso tutorial Memórias DDR Dual Channel.

Todos os circuitos dentro da caixa pontilhada rodam no mesmo clock interno do processador. Dependendo do processador, algumas de suas partes internas podem até mesmo rodar a uma taxa de clock mais alta. Além disso, o caminho de dados entre as unidades do processador pode ser mais largo, isto é, transferir mais bits por ciclo de clock do que 64 ou 128. Por exemplo, o caminho de dados entre a memória cache L2 e o cache de instrução L1 em processadores modernos tem normalmente 256 bits de largura. Quanto maior o número de bits transferidos por ciclo de clock, mais rápida a transferência será feita (em outras palavras, a taxa de transferência será mais alta). Na Figura 5 usamos uma seta vermelha entre a memória RAM e a memória cache L2 e setas verdes entre todos os outros blocos para expressar as diferentes taxas de clock e largura de caminho de dados usadas.

  • Curtir 2
  • Amei 2

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Excelente.

Como li o livro "Hardware Curso Completo" este assunto já estava mais ou menos entendido, agora com a inclusão das novas tecnologias (exemplo memórias DDR e GDR) e a forma simplificada / resumida como foi explanada, ficou mais claro.

Acho que poderia continuar para os demais artigos, como esta escrito no livro "...este site é uma prolongação direta do livro", na questão de atualizações das novas tecnologias.

É bom ter conhecimento destes conceitos "basicos" para poder entender as novas tecnologias e em que elas implicam, além de podermos compararmos as diferenças entre AMD e Intel e poder formar uma opinião própria de qual é o melhor ou mais eficiente para uma determinada tarefa, aplicação ou aplicativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

excelente artigo!!!

foi um pouco complicado pra mim mas consegui entender muito sobre!!!

com certeza me ajudou a compreender como o "cérebro" da máquina funciona!!!

me ajudou a ver que o cpu é td um conjunto não apenas ghz pra poder ser eficiente!!!

Parabéns!!!

Quem ficou com o cérebro doendo agora fui eu!!

auhauauhauhau

show!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...