Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Como Transformar um Athlon XP em um Athlon MP

       
 40.742 Visualizações    Tutoriais  
 4 comentários

Aprenda como liberar o recurso de multiprocessamento simétrico em processadores Athlon XP.

Como Transformar um Athlon XP em um Athlon MP
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Depois de ter lido nossa artigo da semana passada, você deve ter ficado se perguntando porque os novos modelos de Duron permitem trabalhar no esquema de multiprocessamento simétrico (mais de um processador no mesmo micro), enquanto que o Athlon XP não permite esse recurso. Essa é uma dúvida que todos os especialistas em hardware tiveram, até porque a AMD havia inicialmente divulgado que o Athlon XP teria suporte ao multiprocessamento. Parece que, de última hora, ela desistiu de adotar esse recurso no Athlon XP, deixando o processamento simétrico como uma exclusividade para o Athlon MP e para os novos Durons.

Mas o site HardwareZone (http://www.hardwarezone.com) descobriu uma coisa interessantíssima: o Athlon XP e o Athlon MP são internamente o mesmo processador, a única diferença é que no Athlon XP o recurso de multiprocessamento simétrico foi desabilitado. E mais: essa desativação é feita no lado de fora do processador, em um dos micro fusíveis existentes no corpo do processador, e não internamente.

Esse fusível é o último fusível da ponte L5. No Athlon MP esse fusível está fechado, enquanto que nos Athlon XP esse fusível está aberto. Ou seja, basta você fechar o último fusível da ponte L5 do Athlon XP para transformá-lo em um Athlon MP! Há vários testes feitos no site HardwareZone comprovando que essa técnica funciona. Esse "fechamento" do fusível deve ser feito preferencialmente com uma caneta com tinta condutora. Esse tipo de caneta é usada na reparação de placas de circuito impresso e é encontrada em lojas de comércio de componentes eletrônicos (tais como as localizadas na R. República do Líbano, no Rio de Janeiro, e na R. Santa Ifigênia, em São Paulo). Não tendo essa caneta em mãos, você pode experimentar ligar o fusível usando lápis 2B (isso mesmo, um lápis comum - o grafite é condutor).

A seguir mostramos as fotos, retiradas do site HardwareZone, mostrando onde está localizado o grupo de fusíveis L5 e qual dos fusíveis você deve ligar no Athlon XP para transformá-lo em um Athlon MP. Lembramos que esse tipo de modificação anula a garantia do processador e não nos responsabilizamos por qualquer dano que você cause ao seu equipamento.

Como Transformar um Athlon XP em um Athlon MP

Figura 1: Onde está localizado o grupo de fusíveis L5 em um processador Athlon XP.

 Como Transformar um Athlon XP em um Athlon MP

Figura 2: Fusível do Athlon XP que deve ser fechado para transformá-lo em um Athlon MP

Como Transformar um Athlon XP em um Athlon MP

Figura 3: Detalhe do fusível dos novos Durons (núcleo Morgan). Como ele é ligado, permite aos novos Durons trabalharem em multiprocessamento.

Como Transformar um Athlon XP em um Athlon MP

Figura 4: Detalhe do fusível do Athlon XP ligado com tinta condutiva.

Adicionado em 18 de dezembro de 2002:

O leitor Rubens Fernando seguiu as dicas acima e transformou um Athlon XP em um Athlon MP. Ele nos deu várias dicas sobre o procedimento que achamos importante repassar para todos os nossos leitores. Segue abaixo o e-mail que recebemos dele na íntegra.

Conforme o site, fizemos a ligação com tinta Condutiva e ligamos a máquina, instalamos o Windows .NET Server e quando reiniciamos recebemos um aviso da placa-mãe de que a CPU0 não era MP e a CPU1 não existia......Depois de muitos, inúmeros testes, concluímos que os processadores estavam queimados. Ou seja, perdemos os dois processadores e mais do que isso, a placa-mãe também estava queimada.

Trocamos os processadores depois de convencer nosso fornecedor, mas antes de fazer a transformação, paramos para analisar:

Qual é o melhor condutor que existe? Ouro.

Qual é a melhor maneira de fazer a ligação? Usando um bom condutor.

Porque? Imagine um condutor que ora conduz ora não conduz como a tinta e a grafite. Imagine o que acontece com um processador e uma placa-mãe que ora recebem uma informação e ora recebem outra. É lógico que ambos iriam queimar.

Conclusão: Usar um condutor estável não necessariamente o ouro para fazer a ligação do fusível.

Nesse momento decidimos usar um profissional para fazer isso e escolhemos um técnico de aparelhos celulares devido à placa de circuito dos processadores ser muito semelhante às placas usadas em celulares e mais do que isso, o profissional estaria habituado a soldar pequenas partes.

O que foi feito? Foi soldado um jumper nas duas pontas do fusível, usando um fio de espessura inferior à 0,05 mm. Usamos estanho para fazer a solda.

Resultado: Até agora estamos trabalhando com a máquina modificada e não tivemos problemas nem com a placa mãe e nem com os processadores.

Sabemos que a matéria foi extraída de um outro site especializado em hardware, entretanto seria interessante que vocês usassem desse e-mail para alertar os leitores do site que não mais usem a tal caneta ou o grafite, pois afinal de contas são os piores condutores para serem usados em temperaturas como as dos processadores AMD e convenhamos, processadores requerem um trabalho um pouco mais delicado e robusto, certo?

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Gostaria de saber se essa alteração do processaro (XP p/ MP) é percebida pelo sistema operacional Windows XP?

Quem só usa o WinXP ganha alguma coisa com isso?

Att

Elano

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos do Clube do Hardware e aos demais membros! Gostaria de saber se fazendo essa conversão de XP para MP a placa-mãe A7V8X-X vai conseguir enxergar essa simetria? Obrado pela atenção de todos!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, é o seguinte, o multiprocessamento faz com que o processador seja usado em conjunto com outro, ou seja, ele sozinho continuará a mesma coisa. Sendo assim necessita de estar acompanhado de outro para que, o sistema operacional detecte ambos e dê-lhes os aplicativos.

Maiores detalhes em 'Athlon MP' no link http://www.clubedohardware.com.br/artigos/551

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu fizer a alteração, eu irei ter que trocar meu cooler? meu cooler em vez de funcionar como exaustor, funciona como ventilador. Eu terei q instalar o Win 2000, ou outro Server? A temperatura do processador anda mais ou menos a 35 graus, até a 37,38. A placa mãe a 42, 45 graus.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×