Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cyrix III vs. Celeron vs. Duron


     46.440 visualizações    Processadores    5 comentários
Cyrix III vs. Celeron vs. Duron

Processadores Testados

Comparamos o desempenho obtido por um Cyrix III-533, um Celeron-566 e um Duron-600. As principais características dos processadores testados você confere na tabela abaixo.

  Cyrix III Celeron Duron
Clock externo 133 MHz 66 MHz 100 MHz DDR
Cache L1 128 KB 32 KB 128 KB
Cache L2 0 KB 128 KB 64 KB
Tipo de soquete Soquete 370 Soquete 370 Soquete A

Estávamos sobretudo curiosos com o novo processador Cyrix III, principalmente por ser um processador novo no mercado. Acontece que há uma confusão a respeito das especificações técnicas desse processador. A VIA, antes de oficialmente lançá-lo no mercado, informou que esse processador iria ser baseado no núcleo Joshua, que estava sendo desenvolvido pela Cyrix antes de sua compra pela VIA. Só que os primeiros modelos do Cyrix III lançados no mercado não utilizam o núcleo Joshua, mas sim o núcleo Samuel, que é o núcleo que a Centaur ia usar em seu processador WinChip3. A Centaur também foi comprada pela VIA, que acabou lançando o WinChip3 com o nome comercial de Cyrix III.

A grande diferença entre o Joshua e o Samuel é o cache L2: o núcleo Samuel, usado pelo Cyrix III que testamos, não tem cache de memória L2. Isso mesmo: 0 KB de cache de memória L2. Por esse motivo, o desempenho desse processador é sofrível, como veremos nos testes de desempenho.

É bom lembrar que o Cyrix III que testamos foi um dos primeiros lançados no mercado (núcleo Samuel), e os novos Cyrix III podem ter uma arquitetura interna diferente (núcleo Joshua), apresentando um desempenho superior. Ficaremos de testar novamente esse processador tão logo novas versões cheguem em nossas mãos.

Além disso, esta foi uma excelente oportunidade para colocarmos frente a frente os rivais Celeron e Duron. Nas especificações técnicas o Duron leva vantagem, por ter mais memória cache (192 KB no total contra os 160 KB totais do Celeron) e um barramento externo com desempenho superior.

Ainda bem que existem os testes de desempenho. Aliás, a função de um teste de desempenho de processadores é justamente esse, colocando as especificações técnicas de lado, qual processador é o mais rápido?

O Cyrix III mostrou ser um processador de baixo desempenho. E no embate Celeron vs. Duron, o processador da AMD levou a melhor. Lembrando, é claro, que os nossos resultados não podem nem devem ser considerados definitivos, já que os processadores testados possuíam clocks internos diferentes.

Além disso, é válido lembrar que o Cyrix III é mais barato do que os demais, e o seu trunfo é justamente o preço, e não o desempenho.

Mas vamos ao que interessa: os resultados de nossos testes de desempenho.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Realmente, nesse época o Duron era o rei do custo x benefício, com certeza... Lembro que constantemente era associado á placas de vídeo GeForce 2 MX, formando um conjunto de alto desempenho e baixo-custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo!!! o Duron é muito show!!! Ainda tenho ele... atualmente só não estou totalmente satisfeito com ele porque minha placa-mãe ta ferrada... fica travando e tudo... e nem vale a pena trocar só ela... dai já troco o conjunto...

Mais olha é guerreiro mesmo... meu Duron morgan 1.1... micro travando, então e reboot direto, já fiz uns mods nele pra destravar multiplicador, já fiz over pesado (não tanto que isso ele não aguenta muito, no maximo uns 10 %)... e ta lá, firme e forte, junto com minha gf2... rodando jogos feras... uns need for speed underground 2... gta vice city... far cry...

Mais agora ele ta no osso, não tem mais o que fazer (inclusive a gf2, não roda mais os novos)... vou ter que migrar e aposentar... mais se a placa mãe não tivesse ferrada, eu deixava com certeza como micro reserva ou pra outra coisa :)...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive dois PCs com processador Durom e eles nunca deixaram a desejar (guardadas as devidas proporções do momento tecnológico qundo foram lançados). Hoje tenho um com Core 2 Duo com placa de vídeo off-board Intel para usar programas de arquitetura (Cad, etc...) e editar imagens e vídeos. Entretanto continuo achando o Durom suficiente para que usa o PC para atividades comuns do dia-a-dia como internet, Msn, Office, baixar fotos e downloads. Não seja seduzido pelo o que é mais moderno se você não utiliza ou necessita disso tudo.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...