Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Fita para Overclock do Athlon XP

       
 45.785 Visualizações    Tutoriais  
 2 comentários
AMD

Conheça o Speed Strip, uma pequena fita adesiva para overclock em processadores Athlon XP.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O Speed Strip é uma pequena fita que, instalada em baixo do processador Athlon XP, permite o overclock deste processador. Loucura?

Fita para Overclock do Athlon XP
Figura 1: Speed Strip, fita para overclock do Athlon XP.

Todos os processadores trabalham com duas freqüências de operação, uma interna e outra externa. Eles obtêm a sua freqüência de operação interna multiplicando por um fator de multiplicação o seu clock externo. Por exemplo, o Athlon XP 2400+, que trabalha internamente a 2.000 MHz (o valor indicado pelos processadores Athlon XP não é o seu clock real), consegue este clock multiplicando o seu clock externo de 133 MHz por 15 (133 MHz x 15 = 2.000 MHz).

Há duas maneiras de se fazer um overclock de processador. A primeira (e mais comum) é aumentando o seu clock externo. Por exemplo, aumentando o clock externo de 133 MHz para 150 MHz. A segunda maneira é mudando o multiplicador, que faz com que o clock interno seja aumentado.

O problema é que em todos os processadores atuais o multiplicador de clock vem fixado de fábrica, não sendo possível modificá-lo facilmente, impedindo o overclock usando o multiplicador de clock.

O que a fita Speed Strip faz é desbloquear esta proteção do multiplicador de clock. Ela faz isto fechando o contato entre alguns pinos do processador (o local exato onde a fita deve ser instalada está descrito no manual do produto). Após você instalar a fita, você pode configurar o multiplicador de clock que você quiser para o seu processador no setup da placa-mãe.

Fita para Overclock do Athlon XP
Figura 2: Instalação do Speed Strip.

O Speed Strip só funciona em processadores Athlon XP da série "AXDA". Para saber se o seu processador é desta série, você deverá ver o que está escrito sobre ele. Esta inscrição existe na linha abaixo do nome do processador (ex: AXDA2100DUT3C). Além disto, a sua placa-mãe tem que ter configuração de multiplicador de clock no setup, pois é através do setup que você configurará o novo multiplicador do seu processador.

Fita para Overclock do Athlon XP
Figura 3: Processador Athlon XP série AXDA.

Testes realizados com este produto no site NeoSeeker (http://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Reviews/ss_review/) mostram que o produto é mais eficaz se você diminuir o multiplicador do clock do processador (e não aumentar) e, ao mesmo tempo, aumentar o clock externo do processador. A equipe deste site conseguiu colocar um Athlon XP 2100+ (133 MHz x 13) rodando com o mesmo desempenho de um Athlon XP 3200+ (200 MHz x 11).

Este produto custa US$ 15 nos EUA e para mais informações acesse http://www.frozencpu.com/tra-03.html.

Para saber mais:

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Olá amigo, estou precisando de uma fita dessas como faço pra comprar? ainda não conseguir em lugar algum. Obrigado pela atenção.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu fiquei enteressado na ''SPEED STRIP'' e fui no link indicado mas não encontrei o que procurava. Será que vocês não teriam como indicarme uma ou link ou uma outra forma de adquirir esse produto.

Grato:Fabiano Omena

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora