Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Gerenciando a Tecnologia SpeedStep do Pentium Mobile

       
 32.195 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a gerenciar o processador Pentium-M no Windows XP.

Gerenciando a Tecnologia SpeedStep do Pentium Mobile
Alberto Cozer Especialista em segurança de sistemas e criptografia e colaborador do Clube do Hardware.

A tecnologia SpeedStep, da Intel, é uma velha conhecida da maioria dos proprietários de laptops. Essa tecnologia permite que processadores Pentium III Mobile e Pentium IV Mobile sejam reconfigurados por software, em tempo de execução de programas, para operarem a diferentes freqüências.

Os objetivos dessa tecnologia são: economizar bateria e evitar o aquecimento exagerado do laptop.

Até o Windows 2000 a Intel disponibilizava um applet que ficava na System Tray do Windows e que era capaz de monitorar o uso do processador. Esse applet era capaz de alterar a freqüência de operação do processador quando uma aplicação exigisse desempenho, colocando o processador para funcionar à freqüência nominal máxima. Quando o processador não estava sendo muito utilizado a freqüência de operação era reduzida, economizando energia e resfriando a máquina.

Com a chegada do Windows XP a Microsoft incluiu dentro das rotinas de gerenciamento de energia um mecanismo de controle da freqüência de operação do processador e a Intel deixou de distribuir o seu applet para esse sistema.

O problema é que o gerenciamento de energia do Windows XP só trabalha com padrões fixos (ex: economia de bateria, máxima performance etc.) e não é capaz de medir em tempo real a necessidade de processamento que as aplicações demandam. Além disso o próprio método utilizado pelo Windows para determinar a freqüência máxima de operação tolerada por um processador não é muito confiável.

Isso quer dizer que, na prática, usuários do Windows XP ou sempre trabalhavam economizando bateria e com o processador em média a 30% (730 MHz para um Pentium III-M de 1 GHz) de sua capacidade máxima ou gastando energia e aquecendo a máquina ao operar em máxima performance.

Embora seja possível para o usuário entrar no Painel de Controle e reconfigurar a freqüência de operação do processador, em tempo real, sem que seja necessário reiniciar a máquina, a quantidade de passos do processo torna ele desagradável para o usuário. Significa que normalmente um padrão de gerenciamento de energia no Windows XP acabava ficando lá para sempre e um excelente Pentium III-M 1GHz operava como um Pentium III 700 MHz por boa parte de sua via.

Recentemente encontrei na Internet um programinha chamado SpeedSwitchXP, que faz exatamente o que o applet da Intel fazia (até o ícone é igual), só que roda em Windows XP. Ele consegue calcular a freqüência máxima correta de operação do seu processador e com base nesse cálculo ajustar o a freqüência de operação do seu processador de acordo com a demanda exigida.

http://www.diefer.de/speedswitchxp/index.html.

Para os proprietários de laptops Dell o autor do SpeedSwitchXP escreveu um outro programa chamado I8kfan, que gerencia a temperatura do seu computador. Inicialmente escrito para a linha Dell Inspiron 8200 o programa também funciona corretamente com outros modelos, todos da Dell.

Com o I8kfan é possível gerenciar as ventoinhas internas do seu laptop (velocidade, momento de ligar, momento de desligar etc.) e criar padrões de gerenciamento de temperatura. Um ícone no SystemTray fica exibindo a temperatura do seu processador e também pode ser usada para exibir outras aferições de temperatura suportadas pelo programa (HD, memória e processador da placa de vídeo), caso o seu modelo de laptop disponha desses sensores.

No último final de semana andei fazendo testes com ambos os programas em meu laptop Dell Inspiron 4100 e consegui tê-lo funcionando a 30 graus. Quem tem laptop sabe que isso é realmente uma façanha fantástica, especialmente quando você tem que ficar trabalhando com ele no colo por horas a fio. O I8kfan pode ser baixado em: http://www.diefer.de/i8kfan/index.html.

Antes de brincar com o I8kfan recomendo que você vá até o site da Dell e faça o upgrade da sua flash bios, para a versão A13.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×