Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Intel Lança Novos Processadores e Chipsets

       
 44.108 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Intel lança novos produtos no mercado, saiba mais em nosso artigo.

Intel Lança Novos Processadores e Chipsets
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A Intel está lançando oficialmente hoje uma nova série de chips para placas-mães (chipsets) e novos processadores.

A novidade em termos de processadores é o lançamento de novos modelos de Pentium 4 usando a tecnologia Hyper-Threading, nos clocks de 2,4 GHz, 2,6 GHz e 2,8 GHz. Como existem modelos de Pentium 4 nessas freqüências de operação sem a tecnologia Hyper-Threading, os modelos com esta tecnologia são rotulados com a letra "C" após o seu clock para diferenciá-lo do modelo sem essa tecnologia. A tecnologia Hyper-Threading faz com que o sistema operacional "pense" que existem dois processadores instalados no micro. É importante notar que essa tecnologia por enquanto só funciona com o Windows XP.

Há um mês atrás a Intel lançou sem muito alarde um novo chipset, chamado 875P (nome-código Canterwood). Esse chipset suporta o novo barramento externo de 800 MHz (200 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), utilizado pelo novo modelo de Pentium 4 de 3 GHz, além de suportar o esquema DDR Dual Channel, onde a memória RAM é acessada a 128 bits por vez, em vez de 64 bits, dobrando a velocidade de acesso à memória. Com isso, se forem usadas memórias DDR400/PC3200, a taxa de transferência máxima teórica da memória passa de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Aliás, o suporte a memórias DDR400 é uma outra novidade desse chipset. Outra novidade é que esse chipset suporta o barramento AGP 8x e tem duas portas Serial ATA RAID, para discos rígidos Serial ATA. E, por fim, esse chipset tem um "modo turbo" de acesso à memória RAM, chamado Performance Acceleration Technology, ou simplesmente PAT, que aumenta o desempenho no acesso à memória. Esse chipset é destinado ao mercado high-end, isto é, a placas-mães topo de linha de alto desempenho (e caras).

Hoje a Intel está lançando a família 865 de chipsets (nome-código Springdale). A família 865 tem três membros: o 865PE, o 865P e o 865G.

O chipset Intel 865PE é igual ao 875P, com a diferença de não ter a tecnologia PAT. Segundo a Intel, o chipset 875P é de 3 a 5% mais rápido do que o 865PE por conta disso. De resto, as mesmas características técnicas: suporte ao barramento externo de 800 MHz, AGP 8x, DDR Dual Channel e duas portas Serial ATA.

O Intel 865P é igual ao 865PE mas só suportando o barramento externo de 533 MHz. O 865PE é, portanto, o substituto direto do 845PE existente hoje.

Já o Intel 865G é a versão do 865P com vídeo on-board, destinado ao mercado low-end, isto é, a fatia de mercado de micros baratos. Também tem portas Serial ATA, DDR Dual Channel e AGP 8x (ou seja, dá para desabilitar o vídeo on-board e instalar uma placa de vídeo "de verdade", similarmente ao que ocorre em placas-mães baseadas no 845G). O motor gráfico do Intel 865G é chamado Intel Extreme Graphics 2 e é diferente do motor gráfico do chipset Intel 845G. Segundo testes realizados pela Intel, o desempenho do vídeo on-board do 865G é praticamente o dobro do desempenho do vídeo on-board do 845G.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×