Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lançamento do Novo Pentium 4 de 64 bits


     114.670 visualizações    Processadores    0 comentários
Lançamento do Novo Pentium 4 de 64 bits

Tecnologia SpeedStep

Outra novidade dos processadores Pentium 4 da série 6 é a tecnologia SpeedStep, presente nos processadores Intel voltados para notebooks. Esta tecnologia permite diminuir o clock do processador – e com isso o consumo do micro e o calor gerado – e a velocidade da ventoinha (significando menos barulho) em momentos em que o usuário não esteja usando o seu micro no máximo de sua capacidade.

Tecnologia XD (eXecute Disable)

Esta tecnologia impede que determinados tipos de vírus ataquem o micro, desde que seu sistema operacional também tenha suporte à esta tecnologia. No universo Windows, você precisa usar o Windows XP com o Service Pack 2 instalado para que esta tecnologia funcione.

Ela funciona usando um bit que indica se a área de memória é usada por dados ou por programas (daí vem outro sinônimo desta tecnologia – bit XD). Se um código que está instalado em uma área de memória destinada a dados é executado, o sistema operacional bloqueia sua execução, já que este não é um comportamento normal (dados não podem ser "executados" – vírus normalmente se fazer passar por dados para serem executados). Clique aqui para saber mais sobre esta tecnologia.

Mais Memória Cache

O processadores Pentium 4 da série 6 possuem uma maior quantidade de memória cache L2, que passou a ser de 2 MB, o dobro da do Pentium 4 "comum" da série 5. Em teoria, quanto mais memória desse tipo o processador tiver, mais rápido ele será. Ou seja, se compararmos um Pentium 4 da série 5 com um Pentium 4 da série 6 de mesmo clock, estes serão mais rápidos, não porque possui a tecnologia EM64T, mas por ter mais memória cache.

O ganho de desempenho depende muito da aplicação. De acordo com a Intel, este ganho varia de 2% a 7% dependendo do programa de teste de desempenho usado, sendo que, na prática, este ganho pode ser maior, dependendo da aplicação (se beneficiarão do cache maior aplicações que fazem muito acesso à memória RAM).

Lançamento do Novo Pentium 4 de 64 bits
Figura 1: Ganho de desempenho do Pentium 4 650 sobre o Pentium 4 550 (ambos de 3,4 GHz), de acordo com a Intel.

Conclusão

É hora de comprar? Só se você for fanático e quiser já ter um processador de 64 bits para quando o Windows de 64 bits for lançado. Para o usuário comum é melhor esperar: um Pentium 4 de 3,2 GHz 540 está custando na faixa de US$ 230 enquanto um Pentium 4 de 3,2 GHz 640 custa na faixa de US$ 320, nos EUA.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...