Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock do Pentium II-400


     33.472 visualizações    Processadores    0 comentários
Overclock do Pentium II-400

Como fazer um overclock?

O processador trabalha com dois clocks, um clock externo e um clock interno. O clock estampado no corpo do processador (ex: 333 MHz, 400 MHz, 450 MHz, etc) é o clock interno, que só é atingido dentro do processador. Do lado de fora, isto é na comunicação do processador com a memória RAM, é usado um clock menor, em geral de 66 MHz, 100 MHz ou 133 MHz. Para atingir o clock interno, o processador pega o clock externo e multiplica ele por um fator de multiplicação. Por exemplo, o Pentium II-400 trabalha externamente a 100 MHz e internamente a 400 MHz. Nesse caso o processador pega o clock externo e multiplica seu valor por quatro para obter o clock interno.

Acontece que tanto a freqüência de operação externa quanto o fator da multiplicação de clock são configurados manualmente pelo técnico ao montar o micro. Em outras palavras, o processador não sabe qual é a sua freqüência de operação verdadeira e, com isso, você pode "tapeá-lo" para que ele trabalhe em uma freqüência de operação acima da especificada.

O overclock pode ser feito de duas formas: aumentando o fator de multiplicação (por exemplo, alterando ele de 4x para 4,5x) ou aumentando o clock externo (de 100 MHz para 120 MHz, por exemplo).

Os processadores a partir do Pentium II possuem proteção contra overclock e não há como alterar a sua multiplicação de clock. Ou seja, não há como configurar um Pentium II-400 para multiplicar o clock acima de 4x. No entanto, não há nenhum mecanismo contra o overclock do clock externo do processador. Com isso, podemos aumentar o clock externo e aumentar o desempenho do micro. Como o clock interno é obtido multiplicando-se o clock externo, esse procedimento faz com que o clock interno aumente também. Por exemplo, configurando um Pentium II-400 para trabalhar externamente a 110 MHz fará com que seu clock interno passe a ser de 440 MHz (110 MHz x 4).

Essa configuração é feita alterando-se os jumpers de configuração de clock da placa-mãe ou através do setup do micro, em placas-mães mais modernas que não possuem jumpers de configuração (neste caso é necessário mudar a configuração para "manual" ou "user define" no setup para que você possa fazer o overclock).


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...