Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro da Microarquitetura Intel Nehalem


         224.718 visualizações    Processadores    53 comentários
Por Dentro da Microarquitetura Intel Nehalem

Aprimoramentos no Pipeline do Processador

Como mencionamos, a arquitetura Nehalem (Core i7) é baseada na arquitetura usada pelo processador Core 2 Duo, adicionando alguns aprimoramentos na maneira como as instruções fluem dentro do processador. Nesta página descreveremos esses aprimoramentos.

O processador Core 2 Duo, a propósito, é baseado na arquitetura do Pentium M, que por sua vez é baseada na arquitetura usada pelos processadores Pentium III. Todos esses processadores são de 6ª geração (se você rodar a instrução CPUID todos eles retornarão “6” no campo “Família”). O Pentium 4 era um processador Intel de 7ª geração usando uma microarquitetura completamente diferente – os processadores Core 2 e Core i7 não têm nada a ver com o Pentium 4. Você pode achar estranho um fabricante usar em um produto novo uma arquitetura “antiga”, mas é exatamente isto o que aconteceu (a microarquitetura “antiga” provou ser mais eficiente do que a arquitetura “nova”).

Na Figura 5 você pode entender a genealogia da microarquitetura Nehalem. Nós também adicionamos os principais aprimoramentos trazidos por cada novo processador; cada processador tem todos os recursos do processador anterior mais os aprimoramentos mencionados. Claro que cada processador traz outros recursos; nós listamos apenas os recursos mais importantes.

Microarquitetura Intel Nehalem
Figura 5: Árvore genealógica da microarquitetura Nehalem.

Para entender os aprimoramentos trazidos por esta nova microarquitetura você precisa lembrar que os programas são escritos usando instruções x86 (também chamadas “macro-ops” ou simplesmente “instruções”), que não são entendidas pelas unidades de execução do processador. Elas precisam primeiro ser decodificadas em microinstruções (também chamadas “micro-op” ou “µop”). Esta arquitetura híbrida CISC/RISC foi introduzida pelo Pentium Pro: o processador recebe instruções x86 (CISC), mas executa microinstruções proprietárias (RISC).

A microarquitetura Core, usada nos processadores Core 2, introduziu o conceito de fusão de instruções (“macro-fusion”), que é a capacidade de combinar duas instruções x86 dentro de apenas uma microinstrução. Isto aumenta o desempenho e diminui o consumo do processador, já que ele executará apenas uma microinstrução em vez de duas. Este esquema, no entanto, é limitado a instruções de desvio condicional e de comparação (ou seja, instruções CMP, TEST e Jcc).

A microarquitetura Nehalem aumenta a capacidade da fusão de instruções de duas formas. Primeiro adicionando suporte a várias instruções condicionais que não poderiam ser fundidas nos processadores Core 2. Segundo, nos processadores baseados na microarquitetura Nehalem a fusão de instruções é usada nos modos de 32 bits e de 64 bits, enquanto que nos processadores Core 2 a fusão de instruções funciona apenas quando o processador está trabalhando no modo de 32 bits.

A microarquitetura Core adicionou um detector de laços (“Loop Stream Detector”), basicamente um pequeno cache de 18 instruções entre as unidades de busca e de decodificação do processador. Quando o processador está executando um laço de repetição (mais conhecido como “loop”, parte de um programa que se repete várias vezes) o processador não precisa buscar as instruções requeridas novamente do cache L1 de instruções: elas já estão próximas da unidade de decodificação. Além disso, o processador desliga as unidades de busca e de previsão de desvio quando detecta a execução de um laço, fazendo com que o processador consuma menos energia.

Nos processadores baseados na microarquitetura Nehalem este pequeno cache foi movido para após da unidade de decodificação de instruções. Portanto, em vez de armazenar instruções x86 como nos processadores Core 2, este cache guarda até 28 microinstruções (micro-ops). Isto faz com que exista um aumento de desempenho quando o processador está executando um laço de repetição, já que agora ele não precisa decodificar as instruções presentes no laço: elas já estarão decodificadas dentro deste pequeno cache. Além disso, o processador pode agora desligar a unidade de decodificação de instruções além das unidades de busca e previsão de desvio quando detecta a execução de um laço, fazendo com que o processador economize ainda mais energia.

Microarquitetura Intel Nehalem
Figura 6: Localização do detector de laços nos processadores Core e Nehalem.

A configuração das unidades de execução da microarquitetura Nehalem pode ser vista na Figura 7, sendo bastante similar à configuração usada na microarquitetura Core.

Microarquitetura Intel Nehalem
Figura 7: Portas de despacho e unidades de execução.

A microarquitetura Nehalem adicionou também dois buffers extras: um segundo Buffer de Tradução de Endereços (TLB, Translation Look-aside Buffer) com 512 entradas e um segundo Buffer de Desvios (BTB, Branch Target Buffer). A adição desses dois buffers aumenta o desempenho do processador.

O TLB é uma tabela usada pelo circuito de memória virtual para conversões entre endereços físicos e endereços virtuais. A memória virtual é uma técnica onde o processador simula mais memória RAM em um arquivo no disco rígido (chamado arquivo de troca) para permitir que o micro continue operando mesmo quando não há memória RAM suficiente disponível (o processador pega o que está na memória RAM, armazena neste arquivo de troca e então libera espaço na memória para uso).

A previsão de desvios é um circuito que tenta “adivinhar” os próximos passos de um programa, carregando para dentro do processador as instruções que ele acha que o processador tentará carregar. Se ele estiver certo, o processador não perderá tempo carregando essas instruções da memória, já que elas já estarão dentro do processador. Aumentando o tamanho desse buffer (ou adicionando um segundo buffer, no caso dos processadores baseados na microarquitetura Nehalem) permite que este circuito carregue antecipadamente ainda mais instruções, aumentando o desempenho do processador.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Claro que a AMD vai revidar!...vai lançar um processador tão bom quanto esse!

Pena que tem 99% de chance de ser quando a Intel estiver lançando um outro novo processador melhor ainda ¬¬'

Mas espero estar enganado rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Honestamente, creio q o custo x beneficio deste processador no momento de seu lançamento nao compensarah. Depois de um ano ou dois... quem sabe?!

A AMD sempre trabalhou com preços mais baixos e este é o seu trunfo no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Intel bem que poderia mudar de nome, skynet por exemplo :lol:...

O processador vai tentar advinhar os comandos... muito futurista mesmo.

Tomara que a gente consiga comprar, só as DDR3 tá o olho da cara pro exemplo, e aposto que vamos ter que trocar de placa-mãe, mesmo que seja 775 o socket.

A AMD vai revidar... mas sempre atrás. Vejo pelo Phenom X4, ao mesmo preço de um q6600, será que é melhor? Até hoje não vi um comparativo direto...

Estava usando um A64 X2 3600@5000, mobo m2n-e sli e 2048 667 corsair value; vendi e comprei um C2D e6750, uma GA-965P-DS3 3.3 e 2048 800 Super Talent e o desempenho aumentou absurdamente, não só o processador (sei que o e6750 surra o X2 5000) mas o desempenho da memória aumentou cerca de 40%...

Bem, sempre usei AMD desde 462 (época boa) mas agora a Intel está "exterminando" geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Intel está executando o planejado, ou seja, a cada dois anos (pares) lançar uma arquitetura nova e a cada 2 anos (impares) fazer melhorias no lançamento feito.

Qual o planejamento da AMD ?

Feliz com a montagem do novo computador: :-)

P5N-E SLI

SevenTeam 750W - NVIDIA SLI-Ready certified

Clone Gamer com ventoinha(ventilador) de 22cm na lateral.

por enquanto... e tudo muito pesquisado e a preços excepcionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, nada se cria tudo se copia e se melhora, mas com esse processador a placa mãe vai ter que ser dedicada e memórias ddr3 também, ainda sou do phenom, pois minha placa suporta sem problemas, vai ter muito pano pra manga nessa briga...

Tem muita banda sobrando no Hyper transport 3 pra amd pintar e bordar nessa tecnologia ainda sem trocar toda a plataforma...é só baratear e aumentar o desempenho dos Phenoms que a galera corre pra AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse Nehalen promete...mas provavelmente será muito caro também...principalmente em seu lançamento...

mas vale lembrar que dados não dizem nada...o P4 HT era pra ser o maioral...o Pentium D também...os Phenom K10 também prometiam muito...e os resultados todos já conhecem...eu não costumo tirar conclusões precipitadas sobre produtos lendo apenas dados técnicos...um outro exemplo meio fora do assunto: PS3 prometia gráficos inigualáveis e nunca vistos...e atualmente tá numa corrida braba pra ter gráficos iguais ao X360...

mas q o Nehalen promete isso é certo...mas quero ver os novos Phenom K10 com clock maior que a AMD tá pra lançar...podem surgir surpresas por parte da AMD ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Claro que na época de lancamento os preços serão astronômicos ...

Só não ficou claro no artigo se o soquete 775 vai permancecer , uma falha no artigo...

A Intel não deixou isso claro por isso preferi não comentar, mas devido à nova arquitetura de controlador de memória integrado o soquete deve mudar.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu li em outro forum, o socket 775 não vai ser mantido, vai ter o lga1366 com 1366 pinos(duh!) para servidores, um outro socket de 1066 pinos para os desktops, e o de notebooks eu não sei o nome.... se foi confirmado pela intel eu realmente não sei, mas isso parecia tão certo no forum em que li que eu pensei que fosse certeza xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Intel não deixou isso claro por isso preferi não comentar, mas devido à nova arquitetura de controlador de memória integrado o soquete deve mudar.

Abraços,

Gabriel Torres

Se o controlador agora esta no core e nao mais no chipset, mesmo q o soquete seja de 775 pinos, nao será compativel com as mobos antigas de LGA775 e chipset anteriores. Isso me parece obvio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi...

essa arquitetura parece muuito semelhante ao do Phenom, não é mesmo? caches Individuais, cache L3, controlador de memória integrado... ja vi isso antes!

Nao é de hoje que a Intel copia soluções da AMD. vendia a porcaria do prescott como a 9ª maravilha do mundo enquanto buscava a solução uma geração atras no Pentium M

Com os Phenoms de 45nm a briga vai ser boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me parece q a AMD vai ser sair melhor:wub:

primeiro a arquitetura ta praticamente uma copia discarada dos phenom :o

é também quando os phenom sair com melhores clocks vai ser massa :lol:

outra coisa q me chama atenção é q o preço desse processador vai ser um absurdo :eek:

eu vou de AMD no ano q vem com 8 núcleos com sua 10,5K ^^

mais barato melhor custoxbeneficio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi...

essa arquitetura parece muuito semelhante ao do Phenom, não é mesmo? caches Individuais, cache L3, controlador de memória integrado... ja vi isso antes!

Nao é de hoje que a Intel copia soluções da AMD. vendia a porcaria do prescott como a 9ª maravilha do mundo enquanto buscava a solução uma geração atras no Pentium M

Com os Phenoms de 45nm a briga vai ser boa.

Falou e disse. Tá com total cara de Ctrl+c / Ctrl+v isso aí...

É verdade que atualmente os processadores top da Intel são indiscutivelmente melhores que os da AMD, porém até o final do ano saberemos quem sairá por cima dessa briga. Se os Nehalem forem 75% do que se promete, serão indubitavelmente processadores poderosíssimos (ainda mais com essa novidade desse "triple-channel" de DDR 3). Só que imagina o preço disso: processador de arquitetura nova, memórias DDR 3 (três módulos delas) e placas-mãe novas pra suportar ambos... Não sei, não. E tem outra: se fôssemos avaliar exclusivamente pelo projeto no papel, temos fartos exemplos que extrapolam o campo dos processadores pra comprovar que isso por si só não quer dizer muito. Além dos exemplos dos malfadados processadores da própria Intel citados acima pelo colega, temos o exemplo da ATI, a qual tem placas melhores "no papel" em vários aspectos do que as concorrentes diretas da nVidia (DDR 4 X DDR 3; 256 bits X 128 bits, etc) desde as 2XXX, e só agora com as HD 3870 que estão conseguindo causar dor de cabeça para a concorrência.

Por fim, algo me diz que quando (e se) a AMD conseguir lançar: Phenom K10 + 45 nm + 3.2 GHz+, o couro vai começar a comer feio...

Bem, que vença o melhor! :)

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não gostei muito dessa compatibilidade de memórias que me pareceu exclusiva com as memórias ddr3.

Ddr3 está os olhos da cara enquanto as ddr2 estão a preço de banana. 1gb ddr3 está mais ou menos 320, enquanto ddr2 está 70.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me parece q a AMD vai ser sair melhor:wub:

primeiro a arquitetura ta praticamente uma copia discarada dos phenom :o

é também quando os phenom sair com melhores clocks vai ser massa :lol:

outra coisa q me chama atenção é q o preço desse processador vai ser um absurdo :eek:

eu vou de AMD no ano q vem com 8 núcleos com sua 10,5K ^^

mais barato melhor custoxbeneficio

Será que o octacore da AMD será compatível com o soquete AM2+?:confused: Ainda não li nada a respeito disso, aliás existe pouca informação sobre os futuros processadores da AMD, o que existe não é muito conclusivo, então só nos resta aguardar. Hoje a principal causa que me faria ir de AMD num futuro upgrade seria o 780G por rodar jogos que seriam impensáveis num igp. Como não sou um jogador hardcore uma plataforma assim estaria muito bom, baixo consumo e excelente desempenho, mas acho que o melhor é esperar pro ano que vem e ver o que nos aguarda da ambos fabricantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o tal Phenon não tem se mostrado um concorrente a altura. A Intel continua com um marketing estrondoso como sempre teve, aliado a uma excelente linha de processadores. Lançar um outro processador com tantas modificações é puro luxo. Bom, é o futuro. Com certeza não vai ter bom custo - benefício no início, mas é assim que as coisas caminham. Depois, quando as memórias DDR3 se popularizarem (junto com as placas-mãe que dão suporte a elas), o tal Nehalem com certeza vai valer a pena.

Ressuscita AMD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É nessas horas que eu imaginaria como sairia uma 3 fabricante de processadores, mas isso e sonho que nunca se realizara, eu ja deixei de usar AMD a 1 ano e nao me arrependo, estes Core2Duo dao um SHOW nos A64, por inquanto prefiro aguardar por testes antes de opnar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei um X2 3800+ por 200 R$ e nao é "lá uma brastemp" mas achei de um excelente custo-beneficio. Ele faz 1550 pts em stock ( 2.0 ghz ) no 3dmark 06 ( CPU score ) e 1700 pts em 2.35 ghz. Meu antigo processador ( p4 3.0ghz HT soquete 478 ) só fazia 850 pts.

AMD = preço baixo e bom custo x benefico

Intel = preço alto com facilidade p/ over ( fabricaçao em 65 nm ).

Mas a serie LE da AMD deve alterar a balança p/ o lado da AMD ( tb em 65 nm e muito bom p/ over ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito AMDista pro meu gosto... A matéria é sobre o processador da INTEL mas a maioria dos post só ficam comparando preço, desempenho de processador da AMD, compatibilidade com socket da AMD, AMD... Nem saiu no mercado ainda e já ficam falando o preço do AMD mais barato... Peloamordedeus :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...