Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por dentro da microarquitetura Intel Skylake


     57.729 visualizações    Processadores    0 comentários
Por dentro da microarquitetura Intel Skylake

Tecnologia Speed Shift

A partir da microarquitetura Skylake, a tecnologia SpeedStep foi substituida por uma nova tecnologia similar, a Speed Shift.

Ambas tecnologias têm como objetivo diminuir o consumo elétrico e diminuir a dissipação térmica, selecionando a tensão de alimentação e o clock do processador de acordo com a carga de processamento atual. Assim, se o processador estiver ocioso ou com pouca demanda, ele não precisa operar com o mesmo clock ou tensão de alimentação de quando está operando “a todo o vapor”, e diminuindo-se esses dois parâmetros, diminui-se o quanto o processador consome e a quantidade de calor que ele gera.

Na tecnologia SpeedStep, o processador tem vários pontos de clock e tensão de alimentação que podem ser configurados, chamados “estados P”. No entanto, apesar de todos eles serem configurados pelo sistema operacional, este não tem acesso ao estado “P0”. Além disso, o sistema operacional não necessariamente escolhe o melhor “estado P” em todos os momentos. Ver Figura 9.

Skylake
Figura 9: tecnologia SpeedStep

Já na tecnologia Speed Shift há mais pontos de configuração de tensão de alimentação e clock e todos eles estão “liberados” para serem configurados pelo sistema operacional. Agora tanto o sistema operacional quanto o processador podem configurar o “estado P” do processador, e há um algoritmo autônomo (isto é, do próprio processador) para determinar o melhor “estado P” para o processador.

Skylake
Figura 10: tecnologia Speed Shift


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...