Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Processador AMD Duron

        84.920 Visualizações     0 comentários     Artigos   
AMD

Saiba como funciona o processador Duron da AMD.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Duron é o nome do novo processador da AMD que será oficialmente lançado no próximo dia 5 de junho. Anteriormente conhecido por seu nome-código Spitfire (ou Athlon Select), ele é um processador Athlon destinado a micros baratos, concorrendo diretamente com o Celeron da Intel.

Assim como o Celeron, possui um cache L2 integrado dentro do processador (trabalhando na mesma freqüência de operação interna do processador), mas de apenas 64 KB (no Celeron esse circuito é de 128 KB e, no Athlon e no Pentium III, de 512 KB). Mas é bem provável que mesmo assim o Duron seja muito mais rápido do que o Celeron, já que o cache L1 do Celeron é de apenas 32 KB, enquanto que esse circuito do Duron é de 128 KB. Em outras palavras, apesar de o cache L2 do Duron ser menor que o do Celeron, o cache L1 é maior.

Mas a grande característica que diferencia o Duron de todos os demais processadores existentes hoje no mercado é o uso de um novo padrão de pinagem, chamado soquete A, que é um soquete de 462 pinos parecido com o usado pelo Celeron (que tem 370 pinos e, logo, incompatível). Isso significa que o Duron necessita de placas-mães que usem esse novo tipo de soquete, sendo totalmente incompatível com as placas-mães hoje existentes no mercado. Isto é, não dá para fazer upgrade de qualquer outro processador para o Duron trocando-se apenas o processador, mesmo que seu processador atual seja da AMD.

Processador AMD Duron
Figura 1: Processador Duron, da AMD.

Como você pode reparar, a AMD está usando a mesma estratégia da Intel para reduzir o custo de produção de seus processadores, passando a usar soquetes convencionais em vez de cartuchos (para quem não sabe, a Intel passou a produzir processadores Pentium III em forma de soquete em vez de cartucho para baratear o seu custo). Parece que isso dará resultado. O modelo de 550 MHz do Duron será lançado (nos Estados Unidos) a US$ 79,00, menos da metade do preço do processador Athlon de mesma freqüência, que custa U$ 169,00.

Ainda não tivemos contato com esse processador e, portanto, não temos como dizer se ele é ou não realmente mais rápido que os processadores da Intel e também como é o seu desempenho comparado aos demais processadores da própria AMD (K6-2, K6-III e Athlon), mas prometemos esse teste para assim que esse processador for lançado no Brasil.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora