Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Processador Celeron 420

       
 180.277 Visualizações    Primeiras Impressões  
 40 comentários

Demos uma olhada no novo processador Celeron 420 da Intel, voltado para computadores de baixo custo. Confira!

Processador Celeron 420
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

Nós tivemos acesso a um exemplar do novo processador de baixo custo da Intel, o Celeron 420, que está agora usando a microarquitetura Core, a mesma do Core 2 Duo. Neste artigo "Primeiras Impressões" nós daremos uma olhada no desempenho e nos novos recursos trazidos por esta nova safra de processadores Celeron.

Como é de praxe, a Intel desde o Pentium II lança uma versão de baixo custo (e menor desempenho) de seu processador principal do momento usando o nome "Celeron", como você pode conferir em nosso tutorial Todos os Modelos de Celeron.

Celeron 420
Figura 1: O Celeron 420 na caixa.

Celeron 420
Figura 2: Detalhe das especificações na caixa.

Inicialmente quando vimos este modelo no mercado, ficamos confusos. Os novos processadores Celeron 420, 430 e 440, com preços semelhantes aos Celeron D tinham clocks bem mais baixos, respectivamente de 1,6 GHz, 1,8 GHz e 2,0 GHz. Então notamos que a "plataforma de compatibilidade" (PCG) deles é a "06".

A Intel usa o critério "plataforma de compatibilidade" para que você possa saber se sua placa-mãe é compatível com um determinado processador, visto que nem toda placa-mãe soquete LGA775 funciona com qualquer processador para esse mesmo soquete. Por exemplo, os processadores Celeron D e Pentium 4 usam a compatibilidade 04, os Pentium D têm a PCG 05 e os Core 2 Duo têm PCG 06. Se uma placa-mãe tem plataforma de compatibilidade 05, significa que ela aceita os processadores Celeron D, Pentium 4 e Pentium D, mas não os Core 2 Duo.

Dessa forma, a plataforma de compatibilidade dava um indício de que esse novo Celeron usava a microarquitetura Core. No site da Intel, porém, apesar os novos Celeron constarem, não há menção a qual é o núcleo utilizado pelo processador, nem fica claro que ele é um derivado do Core 2 Duo e não do Pentium 4.

Montando, ligando e instalando o sistema operacional, testamos o Celeron 420. O CPU-Z não deixou dúvidas: o Celeron 420 usa o núcleo Conroe-L, simplesmente o mesmo núcleo dos Core 2 Duo, porém com apenas um núcleo e menos memória cache L2: os Core 2 Duo têm 2 MB ou 4 MB de memória cache L2, enquanto que os processadores Celeron baseados no núcleo Conroe-L têm 512 KB. Havia uma especulação há alguns meses sobre o lançamento do processador "Core 2 Solo", que seria a versão econômica do Core 2 Duo, mas as notícias sobre esse processador cessaram. Pois bem, esse processador está aí sob o velho (e não muito bem cotado) nome "Celeron".

Celeron 420
Figura 3: O Celeron 420 de perto.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




eu montei um desses pra minha irma, com uma boa placa-mãe e umas boas memorias, HD SATA e tudo... realmente me surpreendeu no desempenho... tb andei fazendo uns testes nele... o ideal agora seria testar um sempron equivalente de preço (ja q estamos falando de low-end) para testes de desempenho... outra, realmente esses 35w de consumo é excelente. nao esquenta nadinha... impressionante, mais a intel agora ta vindo pra valer mesmo...

paguei 99,00 no processador 420 BOX... aqui na loja de cuiabá mesmo. muito barato. no ML tava vendo, ta 132 pila. mesmo assim, vale a pena.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente difícil encontrar notícias sobre o celeron-L. Acredito que seja por causa da era dos dual core, e o Pentium-L é um ótimo competidor do A64 X2 e já estão com bons preços (lá fora).

Então pode ser que isso seja mais pros mercados emergentes e servir apenas para substituir os celeron D, pois não há mais produção em massa desse núcleo.

Esse celeron está praticamente equiparado com o sempron de mesmo clock, o que mostra mais uma vez que o conroe deu um belo salto em relação ao prescott e os resultados foi muito bom pois achava que essa estrutura não cairia bem com mononúcleo e cache pequeno.

O que traz uma vantagem para o celeron é o poder de over, enquanto no sempron 3ghz é um pouco mais difícil de chegar, e essa marca pro celeron é café pequeno.

Comprei um 420, pois tô sem grana pra um C2D e vou ver depois até quanto consigo botar nesse bixin.

Quem quiser olhar, tem benchs comparativos com o sempron aqui:

http://www.hkepc.com/bbs/hwdb.php?tid=770701&tp=Intel-conroe-l&rid=770703

http://www.legionhardware.com/document.php?id=663

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele está praticamente equiparado com o sempron de mesmo clock, o que mostra mais uma vez que o conroe deu um belo salto em relação ao prescott e até foi muito bem pois achava que essa estrutura não cairia legal com mononúcleo e cache pequeno.

Ele é até um pouco mais rápido que um Sempron do mesmo clock (e menos cache), mas não consegue a mesma vantagem que seus irmãos dual core, ele é melhor que os Celeron Netbusrt (o que não é algo espetacular, diga-se de passagem), mas mesmo assim essa arquitetura Core ainda funciona melhor com 2 núcleos e um bom cache.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Compensa trocar um Pentium 4 cedar mil 3.2GHZ por esse celeron?

Se você tem uma placa-mãe boa de overclock e puder fazer um over animal no celeron, compensa sim.

Agora, se é para rodar o celeron em 1,6 GHz, aí vai ficar igual o desempenho.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por 99 reais ainda compensa a compra do celeron 420. Pelos preços que vi no mercado livre (a partir de 136 reais) ja nao compensa nao. melhor gastar um pouquinho mais e levar um athlon 64X2 3600 AM2

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei o bichinho semana passada. Logo de cara sapequei 3ghz e tá uma maravilha. E a temperatura pouco se alterou.

Gostei do processador, mas é uma frase que vi em algum lugar da net "não passa de ser um celeron".

Mas saiu do termo "desaceleron" saiu :P

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler BOX eu achei curto, mas para esse processador é o suficiente. Agora que passei para uma outra placa, e essa é limitada nas opções de over, cheguei por enqto a 2ghz.

Praticamente não alterou a temperatura (usando o cooler BOX) e dependendo da região e a refrigeração do gabinete, talvez ele aguente. Mas coolers caros sofisticados não precisa não.

Essa durabilidade é relativa, depende de outros componentes como fonte, mobo e etc. Mas overs com tensão default dura um bom tempo sim. Meu Sempron 3000+ rodou mais de 2 anos a 2,4ghz e a pessoa pra quem passei tá lá firme e forte.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe quais são as Placas-Mães/Chipsets compativeis com esse novo Celeron? Qualquer placa que suporte Celeron LGA775 trabalha com esse CPU?

Grato.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Alguém sabe quais são as Placas-Mães/Chipsets compativeis com esse novo Celeron? Qualquer placa que suporte Celeron LGA775 trabalha com esse CPU?

Grato.

As mobos que suportam os Core 2 Duo, pois esse celeron é derivado do mesmo núcleo (conroe).

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho de dar meu depoimento sobre este Celerom 420, tinha uma placa Abit NF8-V2 com um Sempron64 3100+ 512MB Kingston e Placa de video ATI 9250 DE 128MB, na qual a achava de bom desempenho para minhas necessidades. Vendi esse meu PC e estava afim de ir para um Semprom AM2, no entanto como estava com pouco dinheiro pensei duas vezes, pois as placas mais baratas para o AM2 eram a GeForce6100SM-M da ECS ou a A13G+ da PcChips na faixa de R$130,00.

Bom, resolvi tentar o Celeron 420 por ser um processador muito barato e com um pedigre de raça, já que ele conta com a estrutura do Core2Duo, além do que para ele eu tinha a opção de uma placa mãe barata e de excelente qualidade, a Gigabyte GA-945GZM-S2, adicionei um pente de 1GB de ram Kingston e montei o bichinho.

Para minha surpresa o micro simplesmente vôou baixo, um desempenho exemplar para o gasto que tive, o conjunto processador, placa mãe e memória saiu por R$284,00, não espérava tal desempenho deste celeron, pois já tive um Celeron D310 e foi pura decepção, Talvez por esses celeron D serem derivados do Pentium 4 que eram um lixo de processador, pois Pentium 4 para mim não fazia nem frente aos Semprons, imagine com os Athlon. Bom, mas Core2Duo é outra coisa.

Então para minha surpresa, eu que não gosto muito de processadores Intel e muito menos de Celeron, esse Celeron em particular me deixou de boca aberta, e isso porque estou com o mais modesto de todos o 420 de 1.6GHz. Foi pura surpresa além de saber que estou com uma placa mãe modesta, apesar de boa qualidade, e com uma placa de video simples a GMA950, e no entanto este meu PC rodou o Vista Premium com todos os recursos ativados, Aero e tudo mais na boa.

Se existia ainda alguma má fama dos Celerons, esses Celerons com núcleos conroe L, 420,430,440 acabaram de vez com isso, até digo que eles são concorrentes dos Athlon 64 X2 e não dos Semprons, apesar de núcleo simples, o desempenho deles são extraordinários para seus preços e a seus concorrentes diretos que são os Semprons AM2.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Alguém saberia como fazer over desse 420 numa Placa Mãe ECS 671T-M??

Reparei no Setup da placa que as opções de over estão desabilitadas ou sei lá não é possivel alterar qualquer coisa em relação ao CPU.

Existe alguma maneira de over tanto pela placa mãe? ou Software?

Queria botar nele os 3GHz.

Outro problema, Numa maquina para rodar jogos com essa placa mãe, 512mb DDR2 533 e uma Gforce 7300 GS 256mb. Qual processador teria o melhor desempenho para Jogos?

O 420 1.6 ou o Celeron D 3.2 ou 3.6.

Fico na duvido pois o 420 tem 512 de cache e 800MHz de FSB e o celeron D são apenas 256 de cache e 533 de FSB. O 420 ganhou essa.

E o clock externo? o 420 a 1.6 GHz e os D a 3.2 e 3.6 Ghz? Em velocidade o D ganha né?

Essa é minha maior duvida.

Nesse caso Desempenho X Velocidade

Celeron 420 x Celeron D

Qual seria o melhor para jogos a nivel de lineageII e fear.

Grato!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Olá,

Alguém saberia como fazer over desse 420 numa Placa Mãe ECS 671T-M??

Reparei no Setup da placa que as opções de over estão desabilitadas ou sei lá não é possivel alterar qualquer coisa em relação ao CPU.

Existe alguma maneira de over tanto pela placa mãe? ou Software?

Queria botar nele os 3GHz.

Outro problema, Numa maquina para rodar jogos com essa placa mãe, 512mb DDR2 533 e uma Gforce 7300 GS 256mb. Qual processador teria o melhor desempenho para Jogos?

O 420 1.6 ou o Celeron D 3.2 ou 3.6.

Fico na duvido pois o 420 tem 512 de cache e 800MHz de FSB e o celeron D são apenas 256 de cache e 533 de FSB. O 420 ganhou essa.

E o clock externo? o 420 a 1.6 GHz e os D a 3.2 e 3.6 Ghz? Em velocidade o D ganha né?

Essa é minha maior duvida.

Nesse caso Desempenho X Velocidade

Celeron 420 x Celeron D

Qual seria o melhor para jogos a nivel de lineageII e fear.

Grato!

Amigo Desordeiro!

Em todos os sentidos o 420 ganhará do Celeron D! O fato que vai fazer isto (velocidade) é o clock externo, que é o sinônimo de FSB, pois o Celeron 420 tem acesso à memória RAM 50,09% mais rápido que o Celeron antigo. Então resumindo: quando se trata de velocidade, não se apegue ao clock interno, por exemplo: Celeron D 2.8, e sim ao clock externo (FSB) que pode ser 256, 533, 800 ou 1066, por exemplo, independente do tamanho do clock externo.

Valeu, grande abraço.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Ele é até um pouco mais rápido que um Sempron do mesmo clock (e menos cache), mas não consegue a mesma vantagem que seus irmãos dual core, ele é melhor que os Celeron Netbusrt (o que não é algo espetacular, diga-se de passagem), mas mesmo assim essa arquitetura Core ainda funciona melhor com 2 núcleos e um bom cache.

Eu já utilizei este Celeron 420 e um Sempron LE-1100. Particularmente, achei o Sempron mais rápido, pois além de parecer mais rápido com o simples uso, o Celeron estava com Dual Channel e o Sempron não. No combate do Celeron 420 contra o Sempron LE-1100, eu ficaria com a solução da AMD, que me pareceu superior a da Intel. Só aviso que não pretendo formar opinião e que posso estar incorreto, segundo testes avançados.

PC 1

Proc.: Sempron LE-1100

Mobo.: M2N-X SE

PC 2

Proc.: Celeron 420

Mobo.: P5VDC-MX

Ambos estavam com memórias Kingston Value de 1GB, mas o Celeron, em dobro.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Amigo Desordeiro!

Em todos os sentidos o 420 ganhará do Celeron D! O fato que vai fazer isto (velocidade) é o clock externo, que é o sinônimo de FSB, pois o Celeron 420 tem acesso à memória RAM 50,09% mais rápido que o Celeron antigo. Então resumindo: quando se trata de velocidade, não se apegue ao clock interno, por exemplo: Celeron D 2.8, e sim ao clock externo (FSB) que pode ser 256, 533, 800 ou 1066, por exemplo, independente do tamanho do clock externo.

Valeu, grande abraço.

Eu tenho o Celeron 420, é um baita processador, estou impressionado com ele!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo processador. Tenho utilizado um pois estou na casa de um tio. não esquenta nada. Se o dissipador fosse um pouco melhor, dava até para ser passivo, creio eu.

não tem processador melhor para um pc básico porque ele tá custando a mesma coisa do que os Semproms mais baratos.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho um celeron 420 e uma placa Gigabyte 945GZM-S2 /1 gb RAM 533 kingston /160 hd sata II Samsung / gravador dvd sony ...

queria sabe se essa placa tem capacidade de faze um over pra 3.0???

e queria sabe tbem se fazendu isso o processador vai eskentah tantu q o processador não de conta????

valewzz

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robert, com certeza não... não existe pl-mãe low end que chegue a um overclock desse porte.

Mas as vezes ela tem alguma opção básica que permita um aumento menor, tipo uns 10-20%.

Sobre temperatura, acho que você pode ficar despreocupado porque esse processador é realmente frio.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Eu já utilizei este Celeron 420 e um Sempron LE-1100. Particularmente' date=' achei o Sempron mais rápido, pois além de parecer mais rápido com o simples uso, o Celeron estava com Dual Channel e o Sempron não. No combate do Celeron 420 contra o Sempron LE-1100, eu ficaria com a solução da AMD, que me pareceu superior a da Intel. Só aviso que não pretendo formar opinião e que posso estar incorreto, segundo testes avançados.

PC 1

Proc.: Sempron LE-1100

Mobo.: M2N-X SE

PC 2

Proc.: Celeron 420

Mobo.: P5VDC-MX

Ambos estavam com memórias Kingston Value de 1GB, mas o Celeron, em dobro.[/quote']Só para informar, a P5VDC-MX não possui dual channel, e seu chipset VIA é bem ultrapassado. Lembrem-se, os Intel dependem muito mais da placa-mãe do que os AMD com controladora de memória integrada.

Acredito que neste caso, a P5VDC-MX influenciou e muito na sua resolução.

[]'s

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tive oportunidade de testar um e fiquei mtosatisfeito, grande desempenho, estou na espera pelo E1200 entrar no emrcado a um preço bom para eu comprar e fazer os testes com ele...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual processador intel é melhor que o intel celeron 420?qual ultrapassa o desempenho?e eu tenho um celeron d 3.06 e meu irmão tem um celeron 420,qual é o melhor e qual tem durabilidade,desempenho maior,e qual esquenta mais

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mlehor q os 420? E1xxx, E21xx, E4xxx, E6xxx, E8xxx.... e por ai vai

agora comparando O Celeron 420 vs Celeron D 3.06 o 420 da um banho tranquilamente, tem muito mais durabilidade e esquente bem menos, tanto q o dissipador e menor ;)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Leonardo, o clock do seu processador pode ser maior, mas o Celeron 420 possui mais eficiência. O seu CPU é uma fornalha se comparado ao dele, core Prescott esquenta e consome muito mesmo... rs

Qual CPU seria melhor? Bom, um Celeron 430 já seria melhor que o 420.

Qualquer coisa, dê uma olhada na tabela de processadores: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1014/9

[]'s

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×