Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Processador Pentium 4 2,8 GHz

       
 90.282 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com o processador Pentium 4 2,8 GHz.

Processador Pentium 4  2,8 GHz
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Nota: A AMD enviou um Athlon XP-2800+ para compararmos com o Pentium 4 de 2,8 GHz. Recomendamos que você clique aqui e lei o teste completo comparando o Athlon XP-2800+ ao Pentium 4 2,8 GHz. Mantivemos este teste separado do Pentium 4 2,8 GHz apenas por motivos históricos.

Finalmente a Intel resolveu colaborar com o Clube do Hardware, nos enviando para testes um processador topo de linha: o Pentium 4 2,8 GHz. Já não era sem tempo!

Pena que a AMD não nos enviou (pelo menos até agora) um Athlon XP-2800+ para podermos fazer uma comparação entre os dois processadores topo de linha do mercado hoje. Ficamos no aguardo da AMD e, assim que ela nos enviar o Athlon XP-2800+, faremos um embate entre esses dois processadores.

Resolvemos nos adiantar e publicar esse teste mesmo assim por vários motivos. O principal é que o Pentium 4 2,8 GHz é um dos modelos mais rápidos da Intel hoje. Não sabemos quanto tempo a AMD vai demorar para nos enviar um Athlon XP 2800+ e, com isso, pode ser que até lá esse não seja mais considerado um modelo topo de linha.

Os nossos testes do Pentium 4 de 2,8 GHz têm vários objetivos. Primeiro, comparar o desempenho desse processador com o desempenho do Pentium 4 que regularmente usamos em nossos testes, de 1,5 GHz. Sabemos que esse é um modelo considerado por muitos como "ultrapassado", mas simula bem o micro do usuário médio. Sabemos muito bem que a maioria dos usuários não tem bala na agulha para comprar o novo modelo de 2,8 GHz e justamente o que queríamos descobrir com os nossos testes era isso: quão mais rápido é o modelo de 2,8 GHz e se vale a pena pagar mais caro para ter um desempenho superior.

Em segundo lugar, disponibilizando os resultados numéricos de nossos testes, você mesmo pode comparar o desempenho de sua máquina com o Pentium 4 de 2,8 GHz.

Antes de prosseguirmos, é importante notarmos alguns pontos básicos. O Pentium 4 de 2,8 GHz tem um cache de memória L2 de 512 KB, enquanto que o Pentium 4 de 1,5 GHz tem um cache de 256 KB. A freqüência de operação externa também é diferente. O Pentium 4 de 1,5 GHz opera externamente a 100 MHz (400 MHz QDR, isto é, transferindo quatro dados por pulso de clock), enquanto que o modelo de 2,8 GHz opera externamente a 133 MHz (533 MHz QDR).

Assim, o desempenho a mais do modelo de 2,8 GHz não é causado somente pelo clock mais elevado, mas também pela maior quantidade de memória cache e pela sua maior freqüência de operação externa.

O segundo ponto que é importantíssimo frisar é o fato de o verdadeiro concorrente do Pentium 4 de 2,8 GHz, o Athlon XP 2800+, rodar externamente a 166 MHz (333 MHz DDR).

Também é importante saber que a nomenclatura dos processadores da AMD não reflete o seu clock real. O processador Athlon XP-2800+ roda internamente a 2,25 GHz. Como usuários leigos associam erroneamente clock à velocidade, a AMD passou a usar essa nomenclatura, chamada PR (Performance Reference), que indica a velocidade do processador não em clock, mas comparando o seu processador ao clock equivalente de um Pentium 4. Isto é, o modelo 2800+, apesar de rodar internamente a 2,25 GHz, possui um desempenho equivalente ou superior ao de um Pentium 4 de 2,8 GHz. Bem, isso é o que a AMD diz. Se isso é verdade, teremos de esperar para ver, já que não temos esse processador disponível para testes ainda.

Fizemos um overclock no Pentium 4 de 2,8 GHz e conseguimos colocá-lo funcionando externamente a 147 MHz (3.087 MHz internamente!). Incluímos os resultados dos testes de desempenho do processador rodando com esse overclock em nosso comparativo, apenas para você ter idéia do desempenho máximo que é possível extrair desse processador, caso você seja um fã de overclock. Após os testes de desempenho, estaremos explicando detalhadamente sobre o overclock que fizemos com esse processador.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×