Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Pentium 4 2,8 GHz


     94.003 visualizações    Processadores    0 comentários
Processador Pentium 4  2,8 GHz

Introdução

Nota: A AMD enviou um Athlon XP-2800+ para compararmos com o Pentium 4 de 2,8 GHz. Recomendamos que você clique aqui e lei o teste completo comparando o Athlon XP-2800+ ao Pentium 4 2,8 GHz. Mantivemos este teste separado do Pentium 4 2,8 GHz apenas por motivos históricos.

Finalmente a Intel resolveu colaborar com o Clube do Hardware, nos enviando para testes um processador topo de linha: o Pentium 4 2,8 GHz. Já não era sem tempo!

Pena que a AMD não nos enviou (pelo menos até agora) um Athlon XP-2800+ para podermos fazer uma comparação entre os dois processadores topo de linha do mercado hoje. Ficamos no aguardo da AMD e, assim que ela nos enviar o Athlon XP-2800+, faremos um embate entre esses dois processadores.

Resolvemos nos adiantar e publicar esse teste mesmo assim por vários motivos. O principal é que o Pentium 4 2,8 GHz é um dos modelos mais rápidos da Intel hoje. Não sabemos quanto tempo a AMD vai demorar para nos enviar um Athlon XP 2800+ e, com isso, pode ser que até lá esse não seja mais considerado um modelo topo de linha.

Os nossos testes do Pentium 4 de 2,8 GHz têm vários objetivos. Primeiro, comparar o desempenho desse processador com o desempenho do Pentium 4 que regularmente usamos em nossos testes, de 1,5 GHz. Sabemos que esse é um modelo considerado por muitos como "ultrapassado", mas simula bem o micro do usuário médio. Sabemos muito bem que a maioria dos usuários não tem bala na agulha para comprar o novo modelo de 2,8 GHz e justamente o que queríamos descobrir com os nossos testes era isso: quão mais rápido é o modelo de 2,8 GHz e se vale a pena pagar mais caro para ter um desempenho superior.

Em segundo lugar, disponibilizando os resultados numéricos de nossos testes, você mesmo pode comparar o desempenho de sua máquina com o Pentium 4 de 2,8 GHz.

Antes de prosseguirmos, é importante notarmos alguns pontos básicos. O Pentium 4 de 2,8 GHz tem um cache de memória L2 de 512 KB, enquanto que o Pentium 4 de 1,5 GHz tem um cache de 256 KB. A freqüência de operação externa também é diferente. O Pentium 4 de 1,5 GHz opera externamente a 100 MHz (400 MHz QDR, isto é, transferindo quatro dados por pulso de clock), enquanto que o modelo de 2,8 GHz opera externamente a 133 MHz (533 MHz QDR).

Assim, o desempenho a mais do modelo de 2,8 GHz não é causado somente pelo clock mais elevado, mas também pela maior quantidade de memória cache e pela sua maior freqüência de operação externa.

O segundo ponto que é importantíssimo frisar é o fato de o verdadeiro concorrente do Pentium 4 de 2,8 GHz, o Athlon XP 2800+, rodar externamente a 166 MHz (333 MHz DDR).

Também é importante saber que a nomenclatura dos processadores da AMD não reflete o seu clock real. O processador Athlon XP-2800+ roda internamente a 2,25 GHz. Como usuários leigos associam erroneamente clock à velocidade, a AMD passou a usar essa nomenclatura, chamada PR (Performance Reference), que indica a velocidade do processador não em clock, mas comparando o seu processador ao clock equivalente de um Pentium 4. Isto é, o modelo 2800+, apesar de rodar internamente a 2,25 GHz, possui um desempenho equivalente ou superior ao de um Pentium 4 de 2,8 GHz. Bem, isso é o que a AMD diz. Se isso é verdade, teremos de esperar para ver, já que não temos esse processador disponível para testes ainda.

Fizemos um overclock no Pentium 4 de 2,8 GHz e conseguimos colocá-lo funcionando externamente a 147 MHz (3.087 MHz internamente!). Incluímos os resultados dos testes de desempenho do processador rodando com esse overclock em nosso comparativo, apenas para você ter idéia do desempenho máximo que é possível extrair desse processador, caso você seja um fã de overclock. Após os testes de desempenho, estaremos explicando detalhadamente sobre o overclock que fizemos com esse processador.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...