Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Processadores Para o Próximo Milênio - Parte 1

       
 66.145 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Veja nesse artigo como poderá ser os processadores no próximo milênio.


Introdução

Finalmente, após o grande alarde do “Bug Y2K”, vamos ultrapassar a barreira do segundo milênio. Mas será que somos muito diferentes do homem de 2000 anos atrás ? Não muito, o homem moderno, apesar de toda onda de informação, ainda lembra bastante seu antepassado, especialmente na adoração por datas, acontecimentos e cerimônias. Ao olharmos para trás, vimos que 2.000 anos formaram uma era. Quantas coisas nos separam daquele homem que não sabia medir o tempo, que acreditava que as estrelas eram candelabros de luzes e que a Terra era plana. O homem atual quebra os núcleos e transmuta os elementos, cria anti-matéria, manipula átomos, constrói máquinas inteligentes, envia naves além do Sistema Solar.

Esta mesma sensação dual de mudança e não-mudança envolve-nos quando olhamos para trás em busca do nascimento da computação e, para a frente, querendo saber o que nos promete o próximo milênio. O presente artigo é o primeiro de uma série que irá explorar as realizações atuais e as especulações para o início do próximo milênio. Tentaremos apresentar um panorama diversificado, abordando não só as arquiteturas clássicas, mas também as evoluções que estão surgindo. Para tanto, não nos basta a experiência que temos com a família 80x86 para entendermos as novas arquiteturas, vamos precisar de alguns conceitos que serão abordados ao longo dos próximos artigos.

Assim, vamos iniciar este artigo olhando para trás para apreciarmos o que aconteceu no passado e, em seguida, observaremos o mundo ao nosso redor e analisaremos o momento atual, para então abordamos as arquiteturas que serão as inovações para o próximo milênio. Finalmente, estudaremos em especial as arquiteturas de 64 bits da Intel (IA-64) e da AMD (x86-64).

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×