Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores Para o Próximo Milênio - Parte 1


     69.845 visualizações    Processadores    0 comentários
Processadores Para o Próximo Milênio - Parte 1

Os Microcomputadores

Essa visão de grandes máquinas, inalcançáveis para os pobres mortais, domina até 1971, quando surge o primeiro microprocessador, o Intel 4004. No início, não chamou muita atenção, mas paulatinamente foram surgindo outros processadores e, na esteira desses processadores, companhias que fabricavam pequenos computadores.

O computador começava a aproximar-se do homem comum. Surgia assim o mercado dos microcomputadores. Nele, destacaram-se empresas que tropeçaram com o sucesso, que se tornaram gigantes e que passaram a ameaçar a posição de companhias do porte da HP e IBM. Essa história é contada de forma divertida por Robert Cringely em seu livro “Accidental Empires”[6]. Já mais voltada para o projeto de CPUs é a abordagem de Tracy Kidder em seu livro “The Soul of a New Machine”[7].

Já na área dos microcomputadores, perguntamo-nos: qual foi o primeiro ? Em 1975 a Revista “Popular Electronics” apresentou o projeto e anunciou a venda do “kit” do primeiro microcomputador. Era o Altair 8800, baseado no microprocessador 8008 da Intel, cuja foto está na Figura 7. O nome Altair é uma homenagem ao planeta onde se passa o filme “O Planeta Proibido” (1956) , onde aparece um robot (“Robbie”) cuja imagem ficaria famosa (Figura 8). Foi também para esse microcomputador que a dupla Paul Allen e Bill Gates vendeu um de seus primeiros produtos: um interpretador Basic.

Processadores Para o Próximo Milênio - Parte 1
Figura 7: Altair 8008, o primeiro microcomputador.

Processadores Para o Próximo Milênio - Parte 1
Figura 8: Cartaz do filme O Planeta Proibido, que inspirou o nome Altair.

Outro fato marcante dessa época é o projeto da Xerox, no centro de pesquisas em Palo Alto, onde se desenvolveram vários conceitos de informática, inovadores para a época. Desse projeto surgiram o mouse, os ícones, as janelas e ainda computadores ligados em redes e as mensagens eletrônicas. Eram conceitos tão revolucionários que a alta direção da Xerox não soube aproveitá-los, mas Steve Jobs soube e colocou-os todos no Macintosh.

Há quase vinte anos, em 1981, a IBM lançava seu microcomputador provocando um verdadeiro terremoto no mercado e terminando por polarizá-lo entre o IBM PC e o Macintosh da Apple. Na verdade, o primeiro microcomputador da IBM, o IBM 5100, lançado em 1975, foi um fracasso[8]. Nesses últimos vinte anos, experimentamos uma evolução de tirar o fôlego. Um PC equipado com um Pentium III é mais barato e duas mil vezes mais rápido que o PC XT original, isto sem falarmos dos recursos de vídeo 3D, som, DVD e Internet.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...