Desempenho 3D: Quake III
O Quake III é um dos jogos mais usados para se medir o desempenho 3D de uma máquina. Nós executamos o demo quatro, disponível na versão 1.32 deste jogo, três vezes (usando a configuração de fábrica do jogo), e descartamos o resultado com o maior valor e o resultado com o menor valor, isto é, usamos o valor intermediário. A configuração de vídeo foi deixada em sua configuração padrão por um motivo muito específico: medir a influência do processador no desempenho 3D do micro. Se aumentássemos a qualidade de imagem, estaríamos medindo a influência da placa de vídeo sobre o desempenho 3D e não a influência do processador.
Apesar de um pouco antigo, este jogo continua sendo um clássico e sua importância está no fato de seu motor (engine) ter sido usado por vários outros jogos, como Jedi Knight II, Medal of Honor: Allied Assault e Return to Castle Wolfenstein, só para citarmos alguns.
Além disso, pela nossa experiência, neste jogo fica clara a influência de um cache de memória maior no resultado final. Os resultados, em quadros por segundo, você confere no gráfico abaixo.
Neste jogo o Sempron 2800+ foi 20,87% mais rápido do que o Duron de 1,8 GHz e o Sempron 3100+ foi 84,76% mais rápido do que este modelo de Duron. O Sempron 3100+ obteve desempenho similar ao do Pentium 4 de 3 GHz, sendo 52,85% mais rápido do que o Sempron 2800+, 42,55% mais rápido do que o Athlon XP 2800+ e 33,49% mais rápido do que o Athlon XP 3200+. O Athlon XP 3200+ foi 14,51% mais rápido do que o Sempron 2800+, enquanto o Athlon XP 2800+ foi 7,23% mais rápido do que este modelo de Sempron. O Athlon 64 3200+ foi 18,71% mais rápido do que o Sempron 3100+ e 81,45% mais rápido do que o Sempron 2800+. O Pentium 4 de 3,2 GHz foi 11,64% mais rápido do que o Sempron 3100+ e 70,65% mais rápido do que o Sempron 2800+.
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