Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Tecnologia de Núcleo Duplo da Intel

       
 164.194 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Aprenda sobre os novos processadores de núcleo duplo da Intel, o Pentium D e o Pentium Extreme Edition, e os novos chipsets i945 e i955.

Tecnologia de Núcleo Duplo da Intel
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Intel anunciou recentemente seus processadores com tecnologia de núcleo duplo. Dois processadores para o mercado de desktops foram anunciados: o Pentium D, que é a versão de núcleo duplo do Pentium 4, e o Pentium Extreme Edition, que é a versão de núcleo duplo do Pentium 4 Extreme Edition. Como você pode reparar, esses processadores de núcleo duplo não são chamados "Pentium 4" como poderíamos esperar.

Juntamente com esses dois processadores duas séries de chipsets foram lançadas, i945 e i955. Os chipsets atualmente diponíveis no mercado não são compatíveis com a tecnologia de núcleo duplo porque eles não suportam sistemas multiprocessados. Dessa forma, mesmo que você tenha uma placa-mãe soquete LGA775 topo de linha baseada no chipset Intel 925X ela não será compatível com os novos  processadores Pentium de núcleo duplo. Para fazer um upgrade em seu micro para esses novos processadores você precisará também trocar a placa-mãe.

Antes de falarmos mais aprofundadamente sobre esses novos processadores e chipsets, vamos dar uma olhada nos planos da Intel para seus futuros processadores, que mostramos nas Figuras 1 e 2. Como você pode ver, a Intel planeja colocar núcleo duplo (e até mais núcleos) em todas as suas linhas de processadores, de notebooks até servidores de altíssimo desempenho.

Núcleo Duplo Intel
Figura 1: Planos da Intel para processadores de múltiplos núcleos.

Núcleo Duplo Intel
Figura 2: Planos da Intel para processadores de múltiplos núcleos.

A Intel espera que no final de 2006 70% dos processadores vendidos para o mercado desktop seja formado por processadores de núcleo duplo.

Núcleo Duplo Intel
Figura 3: Projeção da Intel para o mercado de processadores com mais de um núcleo.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×