Lost Planet 2
O Lost Planet 2 é um jogo que utiliza muitos recursos do DirectX 11, como tesselação (para arredondar bordas de modelos poligonais), mapas de deslocamentos (adicionados à grade tesselada para incluir detalhes mais refinados), simulação DirectCompute de corpo mole (para incluir mais realismos nos monstros “chefes”) e simulação DirectCompute de onda (para incluir mais realismo nos cálculos físicos em cenas envolvendo água; quando você move ou quando tiros e explosões atingem a água, ela agirá de acordo). Nós os processadores usando o teste de desempenho do próprio Lost Planet 2, escolhendo o “Benchmark A” (nós sabemos que o “Benchmark B” é o mais recomendado para testar placas de vídeo, mas, pelo menos conosco, os resultados deste teste não foram consistentes). Nós rodamos este jogo na resolução de 1440x900 com a configurações de vídeo definidas como “low”, sem suavização de serrilhado (anti-aliasing) e filtragem anisotrópica. Os resultados abaixo são o número de quadros por segundo gerados por cada sistema.
Como os motores gráficos dos chipsets Intel G45 e AMD 880 G não são DirectX 11, nós tivemos de rodar este jogo no modo DirectX 9 para comparar o desempenho do vídeo integrado. Neste cenário, o Phenom II X4 840 com o chipset AMD 880G foi 34% mais rápido do que o Pentium E6800 com o chipset Intel G45. Mas com 7-9 quadros por segundo será impossível jogar o Lost Planet 2 com essas soluções de vídeo integrado, mesmo que você configure as opções de qualidade de imagem em seus valores mínimos.
Quando instalamos uma placa de vídeo GeForce GT 430, nós conseguimos rodar este jogo no modo DirectX 11. Aqui o Phenom II X4 840 foi 5% mais rápido do que o Pentium E6800 e 16% mais rápido do que o Athlon II X4 635.
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