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Teste dos processadores A10-7870K vs. Core i3-6100


     161.641 visualizações    Processadores    5 comentários
Teste dos processadores A10-7870K vs. Core i3-6100

Photoshop CC e Cinebench R15

Photoshop CC

A melhor forma de medir o desempenho de um processador é utilizando programas reais. O problema, claro, é criar uma metodologia que forneça resultados precisos. Para o Photoshop CC, nós utilizamos um script chamado “Retouch Artist Speed Test”, que aplica uma série de filtros a uma imagem padrão e dá o tempo que o Photoshop leva para rodar todos os filtros. Os resultados são dados em segundos, de forma que quanto menor o valor, melhor.

A10-7870K vs. Core i3-6100

Neste teste, o Core i3-6100 foi 35% mais rápido do que o A10-7870K.

Cinebench R15

Já o Cinebench R15 é baseado no software Cinema 4D. Ele é muito útil para medir o ganho de desempenho obtido pela presença de vários núcleos de processamento ao renderizar imagens 3D pesadas. Renderização é uma área onde ter um maior número de núcleos de processamento ajuda bastante, pois normalmente esse tipo de software reconhece vários processadores (o Cinebench R15, por exemplo, reconhece e utiliza até 256 núcleos de processamento).

Já que nós estamos interessados em medir o desempenho de renderização, nós rodamos o teste CPU, que renderiza uma imagem “pesada” utilizando todos os processadores ou “núcleos” – tanto reais quanto virtuais – para acelerar o processo. O resultado é dado como uma pontuação.

A10-7870K vs. Core i3-6100

Aqui o Core i3-6100 foi 21% mais rápido do que o A10-7870K.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Duas propostas bem distintas da AMD e intel

Em 04/12/2015 às 00:01, Gabriel Torres disse:

Esse é justamente o problema de fazer tabelas comparativas baseadas no que o fabricante diz e não no resultado dos testes... ;)


Se a AMD quiser ser mais competitiva deveria integrar cache L3 compartilhado nos processadores. Claro que fazer isso não é tão simples para ela já que ela está muito a traz da Intel no quesito litografia, ou seja o custo de produção por transistor integrado da AMD é muito maior. Se eu fosse da área técnica da AMD tentaria resolver o impasse assim:

1. Reduziria o número de núcleos do GPU, para reduzir o tamanho do die.
2. Aumentaria o clock do GPU pra compensar esta redução de núcleos sem perder desempenho.
3. Adotaria um clock de GPU variável pra reduzir o consumo.
4. Adicionaria o cache L3 compartilhado "no lugar" dos núcleos de GPU a menos.

O cache adicional reduziria os acessos diretos da CPU a memória RAM e consequentemente o gargalo que exite devido a concorrência entre GPU integrado e CPU pelo uso da memória RAM.

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