Índice
Índice
- Introdução
- Processadores Incluídos no Teste
- Como Testamos
- Desempenho Geral: SYSmark2004
- Desempenho de Processamento: PCMark05 Professional
- Desempenho 3D: 3DMark2001 SE
- Desempenho 3D: 3DMark06 Professional
- Desempenho 3D: Quake III Arena 1.32
- Desempenho 3D: Doom 3
- Sandra Lite 2007.SP1 (2007.6.10.99)
- Super Pi Mod 1.5
- DriverHeaven Photoshop Benchmark V2
- DVD Shrink 3.2.0.15
- Overclock
- Conclusões
Desempenho 3D: Doom 3
Usando a resolução 1024x768x32 High Quality, rodamos o demo1 quatro vezes e anotamos a quantidade de quadros por segundo obtida. O primeiro resultado nós descartamos de cara, pois ele é bem inferior ao das demais rodadas. Isso ocorre porque na primeira vez em que rodamos o demo o jogo tem que carregar as texturas para a memória de vídeo da placa testada, coisa que não ocorre da segunda vez em diante em que o mesmo demo é rodado. Dos três resultados que sobraram, aproveitamos o resultado com valor intermediário, isto é, descartamos o maior e o menor valor. Interessante notar que na maioria das vezes os valores obtidos pela segunda rodada em diante eram os mesmos.
Um detalhe importante que não podemos deixar de comentar é que o Doom 3 possui uma trava interna da quantidade de quadros por segundo que ele é capaz de gerar durante uma sessão normal de jogo: ele só gera 60 quadros por segundo, mesmo que sua placa possa gerar mais. Isso foi feito justamente para o jogo ter uma mesma sensação de "jogabilidade" independentemente da placa de vídeo instalada. Esta trava, entretanto, não atua no modo de medida de desempenho do jogo.
Os resultados você confere abaixo.
Processador |
Quadros por Segundo |
Diferença |
Sempron 3000+ (1,8 GHz) |
62,1 |
|
Celeron D 331 (2,66 GHz) |
35,7 |
73,95% |
Novamente o Sempron mostra ser a melhor opção para quem curte jogos. Ele foi 73,95% mais rápido que o Celeron D 331 no Doom 3.
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