Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Tudo o que você precisa saber sobre a plataforma AM1 da AMD

       
 30.642 Visualizações    Tutoriais  
 3 comentários
AMD

Conheça a plataforma AM1, um novo soquete para processadores de baixo consumo e baixo custo Athlon e Sempron (codinome “Kabini”) da AMD.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Processadores do tipo “SoC” (System on a Chip), que trazem em um único circuito integrado o processador, motor gráfico e chipset, normalmente são soldados diretamente à placa-mãe do computador e, sendo assim, não há como fazer o upgrade do processador sem trocar a placa-mãe. A AMD resolveu essa limitação em sua plataforma AM1, com a adição de um soquete para o processador. Confira.

Esse tipo de processador traz como vantagens o baixo consumo elétrico e o baixo custo. Porém, apresenta desempenho inferior a modelos que consomem mais energia. Além disso, processadores desse tipo utilizam microarquiteturas diferentes, focadas no baixo consumo elétrico. Ou seja, internamente funcionam de maneira diferente do que os modelos tradicionais do fabricante voltados a computadores de mesa e computadores portáteis de maior desempenho.

Os representantes clássicos dessa categoria são o Atom, no lado da Intel, e os processadores das séries C, E e Z, no lado da AMD. Tanto a Intel (a partir da plataforma Bay Trail) quanto a AMD (a partir dos processadores Kabini), porém, lançaram processadores dessa categoria usando nomes também usados por processadores de outras categorias, o que certamente causa confusão no mercado. No caso da Intel, os processadores Celeron e Pentium usando as letras “J” e “N” estão nessa categoria, enquanto que no caso da AMD temos os processadores Sempron, Athlon, A4 e A6 de codinome Kabini.

Dos modelos de processadores “SoC” da AMD, apenas o Sempron e o Athlon utilizam o soquete AM1 e são voltados para computadores de mesa, concorrendo diretamente, portanto, com os processadores Celeron J/N e Pentium J/N da Intel. É importante notar que os modelos da AMD dissipam 25 W, enquanto que os modelos da Intel dissipam 10 W. Por outro lado, os modelos levam vantagem no maior número de portas USB 3.0 e nas portas SATA, que são SATA-600 e não SATA-300 como nos modelos da Intel.

Na tabela abaixo, você confere os modelos de processadores para a plataforma AM1 lançados até o momento. Como mencionado, esses processadores têm o codinome Kabini e são baseados na microarquitetura Jaguar da AMD. Essa microarquitetura utiliza o motor gráfico GNC 1.1, modelo “Radeon R3”.

Processador

Núcleos

Clock

Cache L2

Clock Vídeo

Núcleos (Vídeo)

Memória

TDP

Athlon 5350

4

2,05 GHz

512 kiB x4

600 MHz

128

DDR3-1600

25 W

Athlon 5150

4

1,60 GHz

512 kiB x4

600 MHz

128

DDR3-1600

25 W

Sempron 3850

4

1,30 GHz

512 kiB x4

450 MHz

128

DDR3-1600

25 W

Sempron 2650

2

1,45 GHz

512 kiB x2

400 MHz

128

DDR3-1333

25 W

Nota: oficialmente, AM1 é o nome da plataforma, e o soquete usado chama-se FS1b. Informalmente, porém, este soquete está sendo chamado de “soquete AM1”.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Parabéns e muito obrigado por mais este ótimo tutorial. Mas fiquei com uma dúvida: no 3° parágrafo vocês dizem que há modelos A4 e A6 do tipo "SoC" mas na tabela só tem Athlon e Sempron.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulocesar74 os modelos A4 e A6 SoC não utilizam o soquete AM1 e por isso não aparecem na tabela (a tabela é específica para modelos AM1). Tais modelos estão listados no seguinte tutorial: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Todos-os-modelos-dos-processadores-serie-A-da-AMD/2992

 

Ah sim, agora entendi. É que eu achava que todos os modelos "SoC" fossem para soquete AM1 mas agora vejo que não é assim. Muito obrigado pela habitual atenção   :joia:

Editado por paulocesar74
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora