Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Visão Geral dos Futuros Processadores de Quatro Núcleos da Intel

       
 91.094 Visualizações    Artigos  
 9 comentários

Uma rápida olhada nos futuros processadores de quatro núcleos da Intel.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A Intel lançará seu primeiro processador de quatro núcleos para desktops em novembro deste ano dentro da série Core 2 Extreme e em janeiro de 2007 serão lançados os processadores de quatro núcleos para usuários comuns, que serão chamados Core 2 Quad. Vamos dar uma olhada na tecnologia e nas especificações técnicas desses novos processadores.

Antes de qualquer coisa, precisamos falar um pouco sobre como os processadores de múltiplos núcleos são fabricados. Existem duas formas de se fabricar processadores de múltiplos núcleos. Na primeira, também conhecida como “multi-chip”, cada núcleo é cortado de diferentes partes do wafer e então são colocados juntos dentro de um mesmo encapsulamento. O Pentium D é um excelente exemplo de processador de dois núcleos que utiliza esta implementação. Em processadores que utilizam esta tecnologia quando um dos núcleos do processador precisa falar com o outro, esta comunicação é feita por fora do processador, ou seja, através do barramento local. Além disso, o cache de memória L2 é separado, o que significa que quando um núcleo precisa acessar dados armazenados no cache de outro núcleo, esta comunicação também é feita através do barramento local. Claro que o uso do barramento local não é a melhor opção, já que a freqüência de operação interna do processador é muito maior do que a do barramento local.

A segunda forma de fabricar processadores de múltiplos núcleos é a chamada “monolítica”. Nesta implementação os núcleos já são fabricados em apenas um único chip. Esta é a tecnologia usada pelos processadores Core 2 Duo, por exemplo. Quando os núcleos precisam conversar entre si, esta comunicação é feita internamente sem a necessidade da utilização do barramento local, já que eles foram fabricados utilizando apenas uma única pastilha de silício contendo os dois núcleos e não dois núcleos de diferentes partes do wafer montados juntos, como acontece na primeira implementação que descrevemos acima. Além disso, no processo de fabricação monolítico o cache de memória é compartilhado entre os núcleos. Em termos de desempenho, esta é a melhor opção.

Na Figura 1 você ver um resumo do que acabamos de explicar.

Visão Geral dos Futuros Processadores de Quatro Núcleos da Intel
Figura 1: As duas formas de se fabricar processadores de múltiplos núcleos.

Os novos processadores de quatro núcleos da Intel serão fabricados de maneira híbrida. Eles terão dois chips de núcleos monolíticos montados em um único encapsulamento. Isto significa que o núcleo 1 e 2 compartilham o mesmo cache de memória, o mesmo acontecendo com os núcleos 3 e 4. Caso o núcleo 1 ou 2 queria conversar com o núcleo 3 ou 4, ou acessar o outro cache, esta comunicação será feita externamente através do barramento local – que nos primeiros modelos será de 1.066 MHz. Desenhamos um diagrama ilustrando isto na Figura 2.

Visão Geral dos Futuros Processadores de Quatro Núcleos da Intel
Figura 2: Implementação da Intel para os primeiros processadores de quatro núcleos.

Em novembro a Intel lançará seu primeiro processador de quatro núcleos para desktops, chamado Core 2 Extreme QX6700. Como você pode ver, ele será lançado dentro da série Core 2 Extreme, usando a letra “Q” para indicar que se trata de um processador de quatro núcleos. Este processador trabalhará internamente a 2,66 GHz com o barramento externo sendo acessado a 1.066 MHz (266 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), um total de 8 MB de cache de memória L2 (4 MB x 2) e virá destravado para overclock, seguindo a tradição da série Extreme da Intel. As outras especificações técnicas continuam sendo as mesmas do resto dos processadores da família Core 2 Duo.

Visão Geral dos Futuros Processadores de Quatro Núcleos da Intel
Figura 3: Principais características técnicas do processador Core 2 Extreme QX6700.

Na mesma época a Intel lançará seu primeiro processador Xeon de quatro núcleos, o Xeon 5300.

Em janeiro de 2007 a Intel lançará os processadores Core 2 Duo com quatro núcleos que serão chamados Core 2 Quad. Até o momento a Intel não falou quais modelos serão lançados. Nesta mesma época a Intel lançará também uma versão de baixo consumo do Xeon de quatro núcleos, que promete consumir 40% a menos energia.

No que diz respeito ao desempenho dos processadores de quatro núcleos, postaremos algo durante a semana sobre o assunto.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


:tantan: Será mesmo que vai ter 4 núcleos ou vai ter 2 com tecnologia HT?

O Artigo ficou meio no ar....

vamos esperar mais pra frente...

no site TomsHardware tem um artigo muito bom... mas como não sei nada de inglês... hehe :muro:

E a AMD? Como vai ser? Agora que os melhores processadores sao os Core 2 duo ela vai ficar na mao é?

não vai lançar o Fx -64 ?

A intel já da um dessa falando de lançamento de Quad - core !!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

São quatro núcleos mesmo.

Outra coisa importante. A tecnologia HT só existe na microarquitetura NetBurst, isto é, no Pentium 4. O Core 2 Duo usa a microarquitetura Core, que é baseada na arquitetura do Pentium III e não do Pentium 4. Não existe Core 2 Duo com tecnologia HT.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

onde que vamos para com a era do desenvolvimento eletro eletrônico cada vez mais forte e presente em nossa vida. tudo evoluindo. 4 core essa e sem duvidas a mais revolucionaria tecnologia que a intel estar criando 4 core , sendo que a tendencia e evoluir mais.

pequena reflexão.

sera que um dia os robos podem superar seu criador ????!!! nesse nosso mundo que acada dia ficar mais informatizado e desenvolvido.

a intel estar de parabens vamos ver como a AMD Vai ser sair ser vai lançar algo, relação a essa tecnologia. :bandeira:

o Clube esta de Parabens Pelo Topico

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me restou uma fútil dúvida, fora as que minha compreensão não alcança.

O texto diz "...usando a letra “Q” para indicar que se trata de um processador de quatro núcleos...". O "Q" vem de "Quad"? E o que é Quad?

Descupe pela ignorância. :D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Quad" se refere a quatro, assim como "Duo" a dois e "Solo" a um.

E o Kentsfield não será lá essas coisas, acho que é só uma gambiarra da Intel para dizer que lançou o primeiro quad-core, socando dois Core 2 Duo no mesmo die. Provavelmente vai ser demolido pelos AMD Altair até o lançamento dos Yorkfield, aí sim um quad-core Intel de verdade.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem duvidas, essa corrida entre AMD e Intel ainda vai muito longe. Esse novo processador de 4 núcleos é realmente algo impressionante se pensarmos q a pouco tempo atrás, não mais do 1 e meio, um núcleo era o top processador. Mas acho q esse novo q a Intel pretende lançar em janeiro é mais para lançar o primeiro. O melhor, com certeza, ainda estar por vir, quando a AMD entrar na briga. O bom mesmo seria q surgisse uma nova empresa com tecnologia o bastante para concorrer com a AMD e Intel.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A VIA fazia processadores para o socket intel, já vi para o SLOT1, SOCKET370 mas tinha uns desempenhos ridículos, por exemplo um VIA C3 de 700MHZ tem um desempenho inferior de um Pentium MMX de 233MHZ.

A única coisa que o da VIA me chamava a atenção era o baixo consumo por exemplo VIA Eden-N de 1GHZ consumia 7 watts. É tão ínfimo que nem precisa de cooler, só o dissipador é mais que o suficiente (talvez nem precise).

http://www.via.com.tw/en/products/processors/eden-n/

A comunicação interna entre os cores, é mais eficaz da Intel ou da AMD?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora