Auslogics Registry Cleaner

       
 8.620 Visualizações    Tutoriais  
 7 comentários

Conheça o Auslogics Registry Cleaner, um programinha grátis que localiza e corrige erros no Registro do Windows, para garantir que o seu computador estará rodando sem problemas.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Nota: este artigo é uma recomendação espontânea. Não recebemos qualquer tipo de incentivo para recomendar este programa. Estamos recomendamos porque achamos que ele merece ser usado por usuários e técnicos.

O Registro do Windows é um banco de dados contendo inúmeras informações sobre os programas instalados e configuração do sistema operacional. Com o passar do tempo, na medida em que instalamos e desinstalamos programas, este banco de dados passa a conter erros, como informações sobre programas já desistalados do computador. Além de ocuparem espaço inutilmente, tais erros podem afetar o funcionamento do sistema operacional. O Auslogics Registry Cleaner é um programa grátis muito simples que identifica e corrige erros no Registro do Windows. O programa não tem versão “Pro” paga, logo ele é realmente um freeware.

Há outros programas com funcionalidade similar, mas achamos este programa muito eficiente (além de simples, pequeno e grátis, o que é sempre bom), merecendo estar no arsenal dos usuários avançados e técnicos. Rodamos este programa após rodarmos o Advanced System Care e ele foi capaz de identificar e corrigir cerca de 250 erros (este número aumentou para quase 500 quando habilitamos todas as opções disponíveis na Figura 1).

Ao abrir o programa, você verá, na coluna da esquerda, uma lista de itens que o programa verificará no Registro (ver Figura 1). Se você reparar, há itens que não estão marcados por padrão; recomendamos que você marque todas as opções existentes.

Auslogics Registry Cleaner

Figura 1: opções de verificação

Ao clicar em “Scan Now” o programa fará a varredura do Registro. Em nosso caso, a varredura demorou apenas 15 segundos. Em seguida, uma lista dos problemas detectados e o nível de gravidade dos mesmos é apresentada. Ver Figura 2.

Auslogics Registry Cleaner

Figura 2: problemas identificados

O passo seguinte é clicar em “Repair” para que os problemas sejam corrigidos. Ver Figura 3. Se você reparar nesta tela, a opção “Back Up Changes” é habilitada por padrão. Este é um recurso muito importante: caso ocorra algum problema com o sistema operacional após a limpeza feita pelo programa, você pode restaurar o backup do registro para corrigir o problema.

Auslogics Registry Cleaner

Figura 3: sumário dos erros corrigidos

O programa não tem nenhuma outra opção (todas as demais opções existentes são propagandas para outro programa da empresa, o Auslogics Bootspeed), sendo uma ferramenta muito simples e de fácil uso mesmo para o usuário iniciante, cumprindo o que promete.

Compartilhar




Comentários de usuários


Conheço bem o Auslogic Disk Defrag, mas a divisão "cleaner" deles é novidade para mim. Estou mais habituado com o CCleaner. valeu pelo post galera. Abrçs..

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wilsansilva pois é, estou "cavando" justamente este tipo de utilitário pequeno, grátis e que pouca gente conhece, mas de grande valia para técnicos e usuários avançados! Vem mais por aí... ;)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o citado aplicativo. Já testei ele e diversos outros otimizadores de registro.

Acabei optando a anos pelo melhor deles (IMHO). Chama-se Registry First Aid. Pena que não é gratuito. ;)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a pergunta que não quer calar é:

 

É melhor que a versão free do Ccleaner ?

 

What do you say Gab Towers?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu particularmente uso-o há quase uma década. Na época do XP, ele operava milagres! A ferramenta atual é bem completa, com opções de limpeza de erros dos registros do Windows, limpeza de dados de usuário, sistema e  programas, desinstalação de programas; configurações de programas que arrancam com a maquina, serviços, etc. Na parte de faxina eletrônica é uma ferramenta insubstituível. 

E é ótimo de configurar. Você pode por exemplo limpar o cache e histórico de seus navegadores sem apagar senhas e dados de formulários. 

Editado por sdriver
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora