Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como atualizar os drivers do seu computador


     112.760 visualizações    Software    28 comentários
Como atualizar os drivers do seu computador

Uma dúvida muito comum entre nossos usuários é sobre a maneira correta de se atualizar os drivers do computador, para que ele obtenha o maior desempenho possível. Neste tutorial, explicaremos como isto deve ser feito.

Atualizando drivers de notebooks

Os drivers do seu notebook devem ser atualizados baixando-se os drivers disponíveis no site do fabricante do equipamento. É importante saber que muito frequentemente os drivers do notebook são personalizados pelo fabricante do aparelho e, com isso, a instalação de drivers genéricos, disponíveis no site dos fabricantes dos chips usados pelo computador, podem simplesmente não funcionar, apresentar erros na hora da instalação, ou fazer com que o computador passe a apresentar erros durante o seu funcionamento. Por exemplo, se o seu notebook tem um chip gráfico da NVIDIA, os drivers disponíveis no site da NVIDIA muitas vezes não funcionarão corretamente.

Localizar o site do fabricante do seu equipamento é fácil, pois você possivelmente já sabe qual é a marca do seu notebook. Basta ir lá na área chamada “downloads”, “suporte” ou “drivers”, baixar os drivers de acordo com o seu sistema operacional, e instalá-los. No entanto, você deverá saber o modelo exato e você deverá tomar cuidado pois muitos notebooks têm número de modelo muito parecidos. Na parte inferior do seu notebook há uma etiqueta onde há o nome exato do modelo e o número de série do aparelho (ver Figura 1). Alguns fabricantes, para evitar que você faça o download dos drivers incorretos, pedem também o número de série do equipamento.

etiqueta_laptop_tutorial_drivers.jpg

Figura 1: localizando o modelo e o número de série de um notebook

Atualizando drivers de computadores de mesa

Caso o seu computador de mesa seja “de marca”, você deve inicialmente atualizar os drivers da mesma maneira como explicada para notebooks, mas com algumas dicas que apresentamos em seguida.

No caso de seu computador de mesa ser “montado”, você deve baixar os drivers no site do fabricante da placa-mãe. Para isso, você deverá saber a marca e o modelo exato da sua placa-mãe, conforme explicamos em nosso tutorial “Como descobrir o fabricante e o modelo de sua placa-mãe”. Em seguida, basta ir ao site do fabricante e baixar os drivers na seção “downloads”, “suporte” ou “drivers”, baixar os drivers de acordo com o seu sistema operacional, e instalá-los.

Aproveitando que você está baixando os drivers para o seu computador, recomendamos ainda que você baixe e atualize o BIOS da sua placa-mãe. Para mais informações sobre este procedimento, leia o nosso tutorial “Como fazer um upgrade de BIOS”.

Após instalar os drivers da placa-mãe, você deve atualizar os drivers da placa de vídeo. Isto pode ser feito no site do fabricante do chip gráfico:

Você deve baixar os drivers para o modelo da placa de vídeo que você tem, de acordo com a versão do sistema operacional instalado em sua máquina.

Se sua máquina tiver periféricos adicionais, os drivers para eles deverão ser baixados no site do fabricante de cada periférico.

Existem ainda programas que prometem atualizar e manter atualizados todos os drivers do seu computador em apenas um clique. Na próxima página falaremos sobre as vantagens e desvantagens deste tipo de programa e também os programas deste tipo mais conhecidos.

Programas atualizadores de drivers

Há programas atualizadores de drivers, que prometem atualizar os drivers do seu computador com apenas um clique, bem como manter os drivers atualizados automaticamente. Porém, como explicamos no início deste tutorial, drivers de notebooks são normalmente personalizados, e programas deste tipo podem, eventualmente, baixar drivers genéricos, o que fará com que o equipamento passe a apresentar erros. Segundo, nem sempre os programas apresentam os drivers mais atualizados o possível para o seu equipamento. Por estes motivos, não recomendamos o uso desse tipo de programa.

  • Curtir 7
  • Obrigado 3
  • Amei 3

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



30 minutos atrás, QuizzyQ disse:

Eu gosto sempre de comparar a versão que está sendo instalada pelo Driver Booster com a versão mais recente do driver do fabricante. Isso evita dores de cabeça quanto a compatibilidade.

eu tenho usado ele e não tenho tido problemas 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Carlos Eduardo B Camargo disse:

Meu PC (montado) após instalar o driver de rede para conectar a internet eu deixo que o próprio windows baixe e instale os driver e só procuro algum driver faltando se notar q algo não está funcionando.

É o chamado driver genérico, não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, pessoal: com relação a primeira parte do artigo (pagina 1), excelente, muito bom mesmo! Parabéns e obrigado pela dica.

Agora com relação a segunda parte (página 2) eu confesso que fiquei um pouco atrás. Tenho muito receio no uso de "programas atualizadores de drives", muito mesmo.

 

De qualquer forma peço aos leitores, e ao Gabriel, que assistam e opinem esse vídeo: Drivers do windows a Fundo - parte 1

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Math.Pi disse:

É o chamado driver genérico, não?

Pra te falar a verdade, no windows 10 ele tem os drivers genéricos já na instalação (como wifi, rede, bluetooth), e depois baixa alguns específicos, inclusive o windows update já me salvou algumas vezes, como uma vez que eu precisava de um driver de video antigo e os genéricos não funcionavam, não o encontrava de maneira alguma na rede, e quando já sem esperança, vejo o windows terminando de baixar e instalando o driver específico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o uso de programas para atualizar, usei um que baixou um drive do video onbord intel. foi instalar e minha placa off board do notebook, parou de funcionar. desinstalei e voltou ao normal. achei estranho que estes programas tem muitos drives mais novos, que nem os fabricantes tem. Depois notei que os drives (alguns destes) são desenvolvidos pela própria empresa do programa. 

 

Minha teoria sobre isso, é que eles desenvolvem drives mal feitos, colocam uma versão mais recente, apenas para que o usuário sinta a necessidade de pagar pelo programa, já que geralmente quem baixa estes programas está tendo algum problema no pc, como era o meu caso. O programa em questão permitia atualizar um drive por dia na versão gratuita, e como eram muitos, levaria semanas ou meses, pra atualizar tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
11 horas atrás, William Ricardo Maia disse:

Agora com relação a segunda parte (página 2) eu confesso que fiquei um pouco atrás. Tenho muito receio no uso de "programas atualizadores de drives", muito mesmo.

 

Pois é, por isso mesmo eu deixei bem claro que aqueles que usarem este tipo de programa devem ter em mente que o computador pode passar a "dar pau". Eu mesmo já tive experiências ruins com este tipo de programa, e alguns usuários relataram o mesmo na nossa análise do programa Driver Booster. Mas para outros usuários, este tipo de programa funcionou muito bem. Veja os comentários aqui:

 

@Gfbonfim Como explicado no tutorial, esta sua experiência é normal, pois drivers de notebooks na maioria das vezes são personalizados e ao baixar drivers do fabricante do chip (como muitos programas atualizadores faz) faz com que o computador deixe de funcionar corretamente.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem casos como o meu, quando comprei o note Acer, não gostei do Windows 8 que veio nele, consultei o suporte da Acer, me responderam que não tinha como instalar o XP, e no site deles realmente não havia nada para esse s.o.; foi ai que resolvi levantar os componentes internos com o S.I.W. de posse desses dados baixei os drivers nos sites fabricantes desses hardware, instalei o XP e fui feliz com ele, como eu havia feito as mídias de recuperação, quando cansei dele reinstalei o original que veio e vendi igual comprei da loja.

Outro detalhe, muitas vezes o windows instala o driver de aúdio mas não tem o software que está presente no dvd da placa-mãe, ai fica sem o deck e não tem como utilizar as entradas frontais.

Esses buscadores de drivers já me instalaram drivers que a príncipio não seriam daquela aplicação mas funcionou, por isso eu uso em último caso...agora é bom para fazer back up dos drivers instalados, para quem não tem e não gosta de sair buscando é um adianto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antigamente, quando tive meu primeiro netbook, não sabia mexer com esses programas, então fiquei pesquisando algum pra atualizar, foi que eu peguei um não sem nem aonde, quando cliquei pra instalar ainda lembro que foi por causa do driver de som, acabou dando tela azul, e tive que pagar pra formatar(R$60), aconteceu de novo depois de um tempo. Depois que aprendi um pouco mais de informática, acabei descobrindo o driver booster da iobit, sem sombra de dúvidas o melhor e CONFIÁVEL para se usar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou contra usar esses programas para atualizar drivers, pois raramente acertam, um recurso que as pessoas não falam sobre programas do tipo é  MUITO útil, que é backup dos drivers, você ganha muitas horas fazendo isso, salva eles zipado e depois que formatar faz o restore.

 

Os vídeos do baboo sobre drivers são interessantes, e um colega citou a primeira parte, notebook os fabricantes dificilmente lançam versões atualizadas, e alguns ficam com essa mania de tudo atualizado e nem leem o changelog, um dual core não vira um i3 com um driver mágico, e ainda as pessoas esperam esse driver magico, que não reconhece os habitos do dono do computador..rs

 

ja ja aparece no fórum as atualizações de drivers que deram ruim pois a pessoa parou no natal pra fazer limpeza de final de ano e pergunta pra ela porque ela fez isso...rsrs

 

ah; um programa mandou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum destes podem trazer programas indesejados (do tipo que usuários inexperientes não percebem e instalam junto ao software desejado)?

Lembro que essa era uma reclamação da comunidade, com relação a programas atualizadores de drivers.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único que já usei é o Snappy Driver Installer. Me convenci a testar ele por ser Open Source, agora o tenho sempre em um pendrive. Já me auxiliou uma vezes quando a placa Wireless de um Notebook não funcionava com o driver do fabricante, usei o SDI para instalar outro driver e voltou a funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...