Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Configurando Corretamente o Sistema Operacional

        153.410 Visualizações     0 comentários     Tutoriais   

Aprenda a configurar corretamente o sistema operacional do micro.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Em nosso tutorial Aumentando o Desempenho de Vídeo, explicamos que a instalação do driver de vídeo mais atualizado possível faz com que o micro consiga atingir o máximo desempenho de vídeo possível. Esse mesmo método pode ser usado para qualquer outro dispositivo instalado em seu micro. A regra em geral é a seguinte: driver atualizado, sistema otimizado.

Acontece que o sistema operacional não possui drivers para os circuitos (chipset) presentes nas placas-mães mais modernas. Com isso, o Windows instala um driver genérico, que faz com que o micro funcione corretamente, porém não trabalhando no desempenho máximo que ele pode oferecer.

O principal afetado com esse problema é o disco rígido. O acesso ao disco rígido é feito por um circuito da placa-mãe chamado Ponte Sul. Se o sistema operacional não reconhece corretamente o circuito Ponte Sul da placa-mãe, ele instala um driver genérico, que faz com que o desempenho de disco do micro não seja o maior possível. Em testes de desempenho que realizamos em nosso laboratório, o desempenho de disco aumentou cerca de 10% com a instalação do driver correto.

Para verificar qual é o driver que a porta IDE (porta onde o disco rígido é ligado) de seu micro está usando, abra a chave Controladores de Disco Rígido do Gerenciador de Dispositivos (ícone Sistema do Painel de Controle), como mostra a Figura 1. O driver instalado deve descrever corretamente o chip de sua placa-mãe. Muitas vezes você verá que o Windows está usando um driver padrão (por exemplo, "Controlador IDE PCI Dual Padrão"). Mesmo que o sistema operacional tenha instalado o driver correto para as portas IDE da placa-mãe, o driver disponibilizado pelo fabricante do chipset é o que oferecerá maior desempenho. Com isso, você pode aumentar o desempenho de disco do seu micro apenas atualizando esse driver.

Da mesma forma que ocorre com o driver de vídeo, você pode verificar qual é a versão do driver instalado dando um duplo clique sobre o driver, selecionando em seguida a guia Driver da tela que aparecerá. Os drivers fornecidos pela Microsoft (o campo "Fornecedor" aponta "Microsoft") são os que oferecem o pior desempenho. Prefira ter instalados os drivers fornecidos pelo fabricante do chipset da placa-mãe (Intel, VIA, SiS, ALi, etc).

Em nosso exemplo, o sistema detectou o chip SiS 5513, que está errado, já que o chipset da placa-mãe era o SiS 730. Devemos, portanto, alterar o driver.

Nota: Embora essa explicação seja a correta, placas-mães da PCChips com chipset da SiS em geral atingem o topo de seu desempenho quando utilizamos os drivers da própria SiS. O driver do Windows, o SiS 5513, muitas vezes oferece um desempenho superior. Confira isso no teste da placa-mãe PCChips M810. Com isso, recomendamos que você use o programa HDTach (disponível em nossa área de download) para verificar qual é o driver que oferece o maior desempenho possível.


Figura 1: Driver genérico que o Windows instalou em uma placa-mãe com chipset SiS 730.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora