Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Dispositivos não suportados

       
 53.896 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a configurar os dispositivos de seu micro de forma a estes serem suportados por ele.

Dispositivos não suportados
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Em muitos micros o Windows 9x está configurado de maneira errônea. Muitas vezes há diversos recursos do micro não instalados, sendo listados como "Dispositivos não suportados" pelo sistema operacional. Você pode verificar isso no Gerenciador de Dispositivos (ícone Sistema do Painel de Controle), como mostra a Figura 1. Repare que, nessa mesma figura, os drivers da porta IDE do micro (Controladores de Disco Rígido) estão funcionando de maneira inadequada, sendo apresentados com um ponto de exclamação amarelo (semana que vem iremos ver como resolver esse problema).


Figura 1: Sistema Operacional configurado de maneira errônea.

O caso da Figura 1 é típico: aparecem listados dois dispositivos não suportados, o chipset (circuitos de apoio) da placa-mãe ("PCI Bridge") e o barramento USB ("PCI Card"). Isso acontece porque a versão instalada do Windows 95 é antiga e não possui drivers para esses dispositivos. Como você pode ver na Figura 2, os drivers instalados para o chipset (eles estão localizados em "Dispositivos de Sistema") são drivers genéricos: "Ponte de CPU de host padrão PCI" e "Ponte ISA padrão PCI". No lugar desses dois drivers deveriam estar instalados drivers específicos para os circuitos de apoio da placa-mãe. Drivers específicos especificam exatamente qual é o circuito instalado (Figura 3).


Figura 2: Drivers padrão instalados para o chipset.

Para corrigir esse problema, você deverá executar um programinha de atualização do sistema operacional. Esse programa vem em um disquete ou CD-ROM que acompanha a placa-mãe. No caso de placas-mães com chipset Intel, esse programa chama-se Winp2x4.exe. Caso você não tenha esse programa, poderá baixá-lo na Internet em http://www.clubedohardware.com.br/pagina/download.

Após executar o programa, reinicie o sistema para que ele detecte automaticamente os dispositivos da placa-mãe. Caso isso não ocorra, ou seja, os dispositivos continuarem sendo listados como "dispositivo não suportado", basta dar um duplo clique sobre cada um deles e mandar atualizar o driver.

Confira também se os drivers do chipset (em "Dispositivos de Sistema") foram corretamente atualizados (Figura 3). Caso os drivers ainda estejam sendo listados como drivers padrão (Figura 2), selecione e remova cada um deles ("Ponte de CPU de host padrão PCI" e "Ponte ISA padrão PCI"). Reinicie o micro para que os dispositivos sejam corretamente detectados.


Figura 3: Drivers do chipset corretamente instalados.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×