Ir ao conteúdo

Driver Booster

       
 18.154 Visualizações    Tutoriais  
 22 comentários

Veja como manter os drivers do seu computador e do computador dos seus clientes atualizados com este programinha grátis.

Driver Booster
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Nota: este artigo é uma recomendação espontânea. Não recebemos qualquer tipo de incentivo para recomendar este programa. Estamos recomendamos porque achamos que ele merece ser usado por usuários e técnicos.

Manter os drivers do computador atualizados é um procedimento importante para que o seu computador possa sempre atingir o seu desempenho máximo, bem como ter certeza que ele está livre de problemas conhecidos. O problema é que praticamente nenhum usuário verifica se há drivers mais atuais disponíveis para os componentes de seu computador.

Alguns fabricantes de placas-mãe e notebooks oferecem programas para manter o BIOS e/ou os drivers da placa-mãe (ou notebook) atualizados, mas a maioria das pessoas ou não sabe que este tipo de programa existe ou se esquece de instalá-los. Mesmo instalando o programa que vem com a sua placa-mãe ou notebook, ele não verifica todos os drivers existentes.

Existem vários programas para manter os drivers do computador atualizados. Um que achamos interessante e recomendamos chama-se Driver Booster. Além de verificar drivers de dispositivos, ele também verifica componentes do sistema operacional que podem estar desatualizados, em particular as bibliotecas C++ que, quando desatualizadas, podem oferecer menor desempenho em jogos em relação às suas últimas versões.

O programa é grátis, mas há a versão Pro, paga, que oferece alguns recursos adicionais, como um banco de dados de drivers maior, suporte a drivers mais raros e antigos, e atualização automática dos drivers quando o programa detecta que algum driver está desatualizado. A versão grátis permite a verificação automática por drivers desatualizados de tempos em tempos, mas a atualização precisa ser feita manualmente.

Caso você não entenda inglês, não tem problema, pois o programa está disponível em português.

A seguir mostramos algumas telas de uso do programa.

Driver Booster detecta que temos drivers desatualizados
Figura 1: Driver Booster detecta que temos drivers desatualizados

Driver Booster fazendo download dos drivers atualizados
Figura 2: Driver Booster fazendo download dos drivers atualizados

atualização terminada; normalmente é necessário reiniciar o computador
Figura 3: atualização terminada; normalmente é necessário reiniciar o computador

Após reiniciar o computador, o sistema operacional detectará os novos drivers e mostrará aquele “balão” típico perto do relógio indicando que novos drivers estão sendo instalados. Após o término dessa instalação, é possível que você precise reiniciar o computador mais uma vez. Rode o programa mais uma vez para ter certeza de que todos os drivers foram atualizados com sucesso.

confirmando que todos os drivers foram atualizados
Figura 4: confirmando que todos os drivers foram atualizados

Vamos agora falar de algumas opções do programa.

Compartilhar



  Denunciar Artigo

Comentários de usuários


Apesar de a maioria desses programas serem bem semelhantes, prefiro o DriverEasy que também tem a versão pró, cuja única diferencia é que este faz operações simultâneas e o free é individual.

Também tem um inconveniente, quando for usar, tem que atualizar (free) para funcionar, mas é bem rápido já que é bem pequeno (3,22 MB).

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa ferramenta para usuários menos experientes que não sabem ou tem dificuldade de baixar um driver específico no site do fabricante.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda prefiro ir ao site do desenvolvedor e baixar.

 

Estou nesse mesmo barco... minhas buscas manuais sempre se mostraram mais eficientes que estes programas que prometem manter os drivers do seu equipamento atualizados... Nem em programas do próprio fabricante eu confio (já vi inúmeros casos problemáticos, incluindo updates de BIOS erradas, haha)

 

No entanto, vou dar um voto de confiança nesse Driver Booster :D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... eu deveria ter confiado mais em meus instintos...

Instalei o Driver Booster em meu PC e no PC da minha esposa, ele encontrou alguns drivers a atualizar no meu e alguns no dela. Como estou trabalhando e com vários arquivos abertos, resolvi deixar pra depois, mas realizei o update no dela. Resultado: boot loop  (_(

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente quero parabenizar por esta iniciativa. Não é muito comum vermos em outros "portais" (sites de notícias, sei lá o termo) uma abordagem técnica de uma ferramenta de verificação e atualização de drivers.

Quero lançar uma pergunta meia tosca por assim dizer: Qual foi o nível de precisão, em porcentagem talvez, em que esta ferramenta conseguiu atualizar os drivers com exatidão?

Percebi que a interface dele é em português e parece ser bem interativa, o que ajuda bastante.

Já usei algumas ferramentas "genéricas" e infelizmente o feedback não foi dos melhores e caso esta ferramenta tenha uma boa proporção pelo menos nos drivers mais relevantes de um micro (como som, rede, vídeo e chipset) quem sabe eu não o utilize.

Infelizmente ainda vivo no período "arcaico" em que identifico o driver via ferramenta de verificação (tipo Aida64) e depois procuro pelo site oficial do fabricante (e somente pelo site do fabricante) um driver correspondente e atualizado do hardware que preciso. Apesar de ser um método preciso, ele demanda tempo e isto muitas vezes não é praticável.

Mais uma vez parabenizo pela matéria. Abraços...

Editado por wilsansilva

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente também baixo manualmente, em raros casos uso o ma-config que mudou de nome. Mais boa Iniciativa, as vezes alguns problemas podem ser resolvido atualizando algum driver que porventura não foi instalado corretamente. (Placas gráficas que as vezes ficam piscando a tela e é falta de driver.)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para esclarecer alguns, esse programa deve ser utilizado quando o usuário quer fazer um back up dos driver por não ter o cd da placa mãe ou então para baixar um driver que ele não conseguiu identificar totalmente o hardware, não é para ser usado para baixar drivers de hardwares identificados e conhecidos, obviamente se o usuário tem uma placa mãe Asus modelo "X", basta acessar o site da Asus e procurar pelo modelo "X"...é isso ai

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, agradeço ao alto nível da discussão. O nosso site é técnico e por isso vira e mexe damos dicas para técnicos, e o Driver Booster (ou qualquer programa similar) é um desses programas que não podem faltar no arsenal do técnico.

 

@wilsansilva somos um site de conteúdo técnico com quase 20 anos de idade! Não somos um "portal" desses genéricos, inclusive uma discussão interna que estamos tendo é como os demais sites técnicos como o nosso estão cada vez mais falando de coisas "superficiais" e irrelevantes... Mas isso é papo para outra ocasião!

 

Existem outros programas similares, como notado, cada pessoa tem o seu preferido. Eu recomendei o Driver Booster porque está em português e achei melhor do que os outros, mas veja, na minha opinião, cada pessoa tem um gosto diferente.

 

Baixar e instalar os drivers individualmente é melhor, mas no caso do Driver Booster ele detectou e atualizou os pacotes C++ do meu Windows, coisa que eu nem estava atento que poderia estar desatualizado. Ponto para o Driver Booster.

 

Há de se convir que o usuário leigo não tem como detectar e baixar e instalar drivers. Então orientar ao usuário a instalar este programa é algo melhor do que não ter atualização alguma.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns! Esse é um ótimo programa para os mais leigos (mesmo reconhecendo e instalando de forma errada alguns poucos drivers, isso não tira o mérito do programa).

 

É muito importante ter drivers atualizados, assim como programas. Alguns sites interessantes para ATUALIZAÇÃO DE PROGRAMAS:

 

Ninite (baixa os programas marcados e faz a instalação automaticamente, além das versões pagas Ninite Updater e Ninite Pro terem mais recursos)

https://ninite.com/

 

V C Redist Installer 1.6.0 (instalador único do Visual C++ 2005 / 2008 / 2010 / 2012 / 2013 x86-x64)

http://mcripblog.cesidian.info/2013/11/você-redist-installer-160.html

Link direto:

https://googledrive.com/host/0B9l4QOCXUmxXV19jN1ZrTnBwdTQ/VC_RedistInstaller.exe

 

O V C Redist Installer 1.6.0 instala o Visual C++ 2012 desatualizado, mas pode ser atualizado facilmente pelo Windows Update ou instalado manualmente através do programa do site abaixo:

Visual C++ (individual)

https://support.microsoft.com/en-us/kb/2977003

 

Há outras ferramentas de criação de instaladores automatizados como o PickMeApp.

http://www.pickmeapp.com/

Editado por agnaldoreis

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o System Mechanic que tambem tem essa função, e há alguns dias atrás ele atualizou um driver daquele Intel System Management Engine, primeira vez que vi o programa detectar e instalar uma atualização de driver, foi bem tranquilo e eficaz mas creio que esse Driver Booster deve ser muito superior ao system mechanic para fazer isso.

 

Gabriel Torres tambem já percebi como os sites estão migrando pra esse modelo de news futeis e genericas, infelizmente isso é reflexo da mudança no mercado de informatica, onde cada vez mais pessoas estão trocando o PC e notebooks por smartphones, nem mesmo os Tablets estão aguento a concorrencia dos smartphones, outro problema tambem é essa legião de zumbis de de facebook que aumenta a cada dia de maneira exponencial e logaritmica.

Editado por Gabriel Torres
Removi citação para a mensagem ficar mais "limpa"

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a deixa sobre o Facebook: apesar de saber que poderia ser útil em algumas situações, eu continuo firme e forte sem utilizar o site (nunca criei uma conta, pra ser sincero) e não sinto a menor falta... recomendo! happy-014.gif

 

Voltando ao assunto do tópico: obrigado pela sugestão, @Gabriel Torres! Se vierem mais tópicos indicando bons programas (não importa a finalidade), especialmente se forem gratuitos, serão muito bem-vindos! :)

Para mim, a principal utilidade de programas como esse Driver Booster a é ao reformatar/reinstalar uma máquina. Eu já testei um monte deles ao longo do tempo e acabei escolhendo um muito simples, mas bastante eficiente: 3DP Chip.

Falando nele, e aproveitando a ideia de compartilhar experiências com os amigos da comunidade, recomendo a todos um outro programa desse mesmo desenvolvedor (disponível neste mesmo link), o 3DP Net.

 

Para que ele serve? Se você precisa da internet para instalar todos os drivers de uma máquina, antes de mais nada precisa instalar os drivers de rede para a conexão. O 3DP Net identifica e instala os dispositivos de rede da máquina, inclusive wireless. A quantidade de fabricantes/modelos detectados é enorme, em anos de uso raramente eu precisei usar outro método para instalar drivers de rede. Muito bom! ;)

Editado por Duda Sgluber

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Duda Sgluber obrigado pelas indicações desses outros programas, que eu não conhecia.

 

Dado ao excelente feedback de vocês, continuarei experimentando e recomendado programas simples que eu julgue serem bons para usuários avançados e técnicos. Hoje mesmo postei outro (Advanced System Care):
 

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/advanced-system-care/3169

 

Tentarei postar essas recomendações em um dia fixo (sextas-feiras).

 

Podem continuar recomendando programinhas que eu estou anotando todas as sugestões!

 

Abraços!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ultimamente tenho usado uma versão open source que faz igual: Snappy Driver Installer

 

É a versão completa, é portátil (não precisa instalar), em Português, entre outras coisas.

 

Também já usei outros, como o Driver Pack Solution, que você pode baixar uma ISO com um monte de driver para não depender de internet, e o DriversPacks.net, mesmos estilos e também é possível fazer o download para não precisar do driver de rede.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @dudaskank pelas indicações de outros programas. Isso ajuda aos usuários a conhecerem outros bons programas. Acabei de adicioná-los à minha listinha para dar uma olhada depois e, quem sabe, recomendar em nosso site. Abraços!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... eu deveria ter confiado mais em meus instintos...

Instalei o Driver Booster em meu PC e no PC da minha esposa, ele encontrou alguns drivers a atualizar no meu e alguns no dela. Como estou trabalhando e com vários arquivos abertos, resolvi deixar pra depois, mas realizei o update no dela. Resultado: boot loop  (_(

 

   O percentual de acerto do Driver Booster é fantástico ( minha afirmação é pelo fato de ter utilizado esse aplicativo por um bom tempo) - atualmente como estou utilizando linux ( quem sabe um dia volto as terras do Windows)  :cool:  :ph34r:

 

   Então o erro acima é uma raridade que pode ter outros fatores por trás...

 

   * Nunca tive problemas com o mesmo...e sua versão gratuita consegue resultados melhores que muitos aplicativos pagos.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Em 02/10/2015 às 08:56, Rearis disse:

Ainda prefiro ir ao site do desenvolvedor e baixar.

 

Bom, retiro em parte o que eu disse.

 

Eu possuo a placa-mãe ASUS B85M-E/BR e no site da placa os drivers são antigos. E por exemplo, a minha rede e som é realtek, se eu for no site da realtek pra baixar um driver novo, não consigo achar. Mesmo colocando o nome certinho (aquele nome que está escrito no livrinho que veio com a placa-mãe. Mesmo colocando no Google o nome.

 

Esse programa conseguiu encontrar drivers atuais, bem atuais na verdade, pra minha rede e som, além de outros. Está baixando aqui no momento. Depois eu digo como foi.

 

Aliás tenho uma dúvida, tem como só baixar os drivers e eu instalar eles um por um manualmente, indo no diretório? Não gosto de programas instalando essas coisas por mim.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rearis

 

Também tenho uma B58M-E/BR e como formato muitas vezes o pc, copiei o conteúdo do dvd da placa...resolvi fazer um dvd com os drivers atuais, acessei o site da Asus e baixei os últimos da relação e coloquei tudo numa pasta.

Quando formato basta abrir o gerenciador de dispositivos e clicar em cima do que tem o ponto de exclamação amarelo e escolher a opção de fornecer o caminho da pasta que contem os mesmos...quando faço isso com o conteúdo original da placa-mãe instala tudo certinho, quando uso a pasta dos drivers atualizados não instala nenhum....como costumo dizer "isso são mistérios da informática"...obviamente os arquivos são descompactados nas pastas.

Editado por Gabriel Torres
Removido texto para novo tópico.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×