Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Eliminando o vírus Happy99.exe

       
 22.338 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Saiba como eliminar o vírus Happy99.exe de seu sistema operacional.

Eliminando o vírus Happy99.exe
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O vírus Happy99, também conhecido como Ska, é um dos primeiros vírus criados especificamente para contaminar micros através da Internet. Você poderá receber o vírus (que é um arquivo chamado Happy99.exe) anexado (em attach) a algum e-mail, em algum newsgroup ou então em salas de chat. Na verdade, esse vírus é um Cavalo de Tróia. Ao receber o arquivo Happy99.exe e executá-lo, aparecerá um show de fogos de artifício na tela de seu micro, fazendo com que você pense que o arquivo é realmente apenas uma mensagem de feliz ano novo. Na verdade, enquanto os fogos são mostrados, algumas alterações são feitas em seu micro.

 Eliminando o vírus Happy99.exe


Figura 1: Show de fogos de artifício que é mostrado quando você executa o arquivo Happy99.exe.

A principal alteração que esse vírus faz é interceptar todas as mensagens de e-mail que você enviar através de seu micro e, então, mandar uma cópia dele anexada à mensagem. Dessa forma, se você receber algum e-mail que tenha o arquivo Happy99.exe em attach, significa que o remetente está com a sua máquina infectada. Faça o favor de enviar um e-mail para o remetente e avisar para ele que a máquina dele está com esse problema!

O grande problema é que alguns programas de e-mail possuem uma opção de abrir ou executar arquivos recebidos em attach automaticamente. Caso seja esse o seu caso, desabilite essa opção para evitar a contaminação de vírus enviados por e-mail. Todo arquivo recebido por e-mail, por mais que seja de uma pessoa conhecida, deve ser examinado com um anti-vírus.

Para remover o vírus Happy99.exe de uma máquina infectada, execute os seguintes passos:

1. Apague os arquivos Ska.exe e Ska.dll existentes no diretório C:WindowsSystem. Esses arquivos são o vírus em si.

2. Copie o arquivo Wsock32.ska para Wsock32.dll com o comando Copy c:windowssystemwsock32.ska c:windowssystemwsock32.dll. Esse é o arquivo modificado pelo vírus para poder interceptar as suas mensagens de e-mail.

3. Apague o arquivo c:windowssystemwsock.ska.

4. Remova o Happy99.exe do Registro do Windows. Para isso, edite o registro com o Regedit (execute c: windows regedit.exe) e, na chave HKEY_LOCALMACHINE Software Microsoft Windows CurrentVersion RunOnce, apague o registro Ska.exe.

5. Edite o arquivo C:windowssystemliste.ska com o Bloco de Notas (ou outro editor de sua preferência). Nesse arquivo há armazenado a lista de todas as pessoas para quem o vírus foi enviado através do seu computador. Faça a gentileza de enviar um e-mail a cada uma dessas pessoas avisando da possibilidade do micro delas também estarem contaminadas, caso elas tenham executado o arquivo Happy99.exe que foi enviado através de sua máquina. Após esse procedimento, esse arquivo pode ser apagado.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×