Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Elimine software automático

       
 58.000 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Melhore o desempenho do seu Windows e torne-o mais estável eliminando o carregamento automático de alguns aplicativos.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Grande parte dos programas existentes hoje faz com que arquivos sejam carregados automaticamente toda a vez em que você liga o micro. É o caso de programas antivírus - como o Norton Antivirus -, que é carregado sempre que você carrega o sistema operacional, quer você queira ou não.

No caso do antivírus, o seu carregamento automático geralmente não representa um problema ao usuário, pois é bom ter um antivírus carregado. O problema fica por conta dos demais programas.

O problema de ter uma porção de programas carregados é que sobra menos memória RAM para os aplicativos utilizarem, tornando o micro mais lento e menos estável (com mais aplicativos carregados, o Windows 9x tende a ser mais instável).

O programa de instalação do Microsoft Office, por exemplo, faz com que a barra de tarefas do Office seja carregada automaticamente sempre em que o sistema operacional é carregado. Procedimento semelhante faz o ICQ, o Real Player e o Get Right, só para citar alguns exemplos ao acaso. Algumas vezes o carregamento automático poder ser configurado na instalação do programa, porém a maioria dos usuários normalmente escolhe a opção de instalação típica, que configura o micro automaticamente a carregar programas em memória.

O ideal é você não ter nenhum programa sendo carregado automaticamente, para que o seu micro fique mais rápido e mais estável. Portanto, configure o micro de forma que nenhum programa seja carregado automaticamente!

Há três maneiras básicas que os programas utilizam para serem carregados automaticamente. Vale a pena conferir esses três passos em seu micro e fazer com que ele passe a não carregar mais programas automaticamente! Não se esqueça de reiniciar o micro após executar as alteração, ok?

1 - Através do arquivo Win.ini

Uma das maneiras usadas por programas - sobretudo os antigos - para serem carregados automaticamente é através das linhas Load= e Run= existente no arquivo Win.ini. Você pode conferir como está essa configuração editando o arquivo Win.ini, o que pode ser feito através do comando Edit c:windowswin.ini. O ideal é deixar essas linhas em branco, como mostra a Figura 1.

 Elimine software automático


Figura 1: Linhas Load= e Run= do arquivo Win.ini do micro.

2 - Através do grupo Iniciar

Todos os arquivos colocados no grupo Iniciar do sistema operacional são carregados automaticamente. Esse é o método usado pela barra de tarefas do Office, por exemplo. Para conferir os programas carregados automaticamente, basta clicar sobre o grupo Iniciar, existente em "Programas", na barra Iniciar do Windows 9x (ver Figura 2).

 Elimine software automático
Figura 2: Programas carregados automaticamente quando o micro é ligado.

Para remover programas do grupo Iniciar, basta clicar com o botão direito sobre a Barra de Tarefas do Windows 9x, selecionando a opção Propriedades do menu que aparecerá. Em seguida, clique sobre a caixa "Remover" da guia "Programas do Menu Iniciar". Em seguida, selecione os programas que você deseja remover do grupo Iniciar.

 Elimine software automático


Figura 3: Removendo programas que são carregados automaticamente.

 

3 - Através do Registro

Os programas mais novos comandam sua carga automática através do Registro do Windows. Você poderá conferir e remover aplicativos indesejados através do Editor de Registro do Windows. Esse programa deve ser chamado através do comando c:windowsregedit; os programas carregados automaticamente são configurados na chave HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWARE
MicrosoftWindowsCurrentVersionRun. Na Figura 4 vemos o registro de um micro onde o Real Player é carregado automaticamente. Para remover programas não desejados que estejam sendo carregados automaticamente, basta selecionar a linha que carrega o programa e pressionar a tecla Del. A propósito: o SystemTray, o LoadPowerProfile e o ScanRegistry (esses dois últimos só existem no Windows 98) devem permanecer sendo carregados, pois fazem parte do sistema operacional, ok?

 Elimine software automático
Figura 4: Removendo programas carregados automaticamente através do Registro.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×