Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Esteganografia

       
 95.373 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Conheça a técnica de ocultar mensagens dentro de arquivos de imagens de forma criptografada.

Esteganografia
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Esteganografia é a técnica de se esconder um arquivo dentro de outro, de forma criptografada. Por exemplo, colocar um texto criptografado dentro de um arquivo de imagem qualquer.

Vamos supor que você queira passar uma mensagem secreta para alguém. Você esconde essa mensagem secreta dentro de um arquivo de imagem (um arquivo Jpg por exemplo) e envia essa imagem para um amigo, que conhece esse método de criptografia. Ele, obviamente através de um programa de esteganografia, conseguirá ler a mensagem oculta no arquivo de imagem, desde que ele conheça a senha usada na criptografia, obviamente. Se um xereta qualquer abrir a imagem em qualquer momento, seja no seu micro, seja no micro do seu amigo, ou seja ao longo do caminho que seu e-mail tem de percorrer até chegar ao seu amigo, a única coisa que ele verá será uma imagem. Mesmo que ele tente visualizar os bytes que compõem a imagem (através de um utilitário editor de arquivo, por exemplo), ele não conseguirá ler a mensagem, já que esta estará criptografada baseada em uma senha que só você e seu amigo conhecem. E o legal de tudo é que não há diferença visual entre a imagem com ou sem a mensagem criptografada embutida, e o arquivo não fica maior do que o arquivo original.

Existem alguns sites na Internet dedicados ao tema. Um bem legal é o http://www.stegoarchive.com. Neste site você encontrará vários programas de esteganografia. Um programa que é extremamente pequeno, fácil de usar e ainda por cima de graça, é o JP Hide and Seek (JPHS), que pode ser baixado em http://linux01.gwdg.de/~alatham/stego.html.

Através desse programa, você pode embutir dentro de um arquivo do tipo Jpg qualquer outro tipo de arquivo, como por exemplo, um documento do Word ou uma planilha do Excel. O programa irá criptografar esse arquivo de acordo com uma senha dada. A operação é bem simples. O primeiro passo é escolher uma imagem Jpg para esconder o seu arquivo. Essa imagem tem de ser grande o suficiente para poder ocultar o seu arquivo. O próprio programa, quando você abre um arquivo Jpg através da opção Open jpeg, informa qual é a capacidade máxima disponível nesse arquivo e qual é a capacidade máxima recomendável, que é um pouco abaixo da capacidade máxima. Obviamente, quanto maior o tamanho do arquivo da imagem, maior poderá ser o tamanho do arquivo que você pretende ocultar dentro dele.

Depois de escolher um arquivo Jpg que tenha um "espaço disponível" igual ou maior do que o tamanho do arquivo que você pretende ocultar, basta escolher a opção Hide. O programa pedirá a senha que será usada na criptografia e uma confirmação dela. Em seguida, será aberta uma caixa de diálogo para você escolher o arquivo a ser ocultado. Após ter inserido um arquivo dentro do outro, basta você mandar o programa salvar a imagem Jpg resultante usando a opção Save jpeg. Prontinho, o seu arquivo "secreto" estará embutido dentro da imagem Jpg criptografado de acordo com a senha dada.

Para remover o arquivo secreto da imagem, o processo é o mesmo, bastando usar a opção Seek do programa, fornecendo a senha usada na criptografia.

Se você quiser aumentar ainda mais a segurança desse processo, você pode ainda criptografar o arquivo antes dele ser inserido na imagem. Alguns programas permitem isso, como o próprio Word e o Excel (Salvar Como, clicando na caixa Opções, definindo uma senha de proteção - o arquivo será criptografado com base nessa senha).

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×