Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Habilitando o Firewall do Windows XP

       
 94.662 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda como habilitar o Firewall do Windows XP.

Alberto Cozer Especialista em segurança de sistemas e criptografia e colaborador do Clube do Hardware.

O Windows XP, nas versões Home e Professional, traz gratuitamente um firewall de estação fácil de configurar e que consome poucos recursos do sistema. É uma excelente opção para que ainda não se viciou nos recursos do ZoneAlarm ou Symantec Internet Security.

Para habilitá-lo basta entrar nas propriedades da sua conexão de rede, entrar na aba “Advanced” (Avançado) e selecionar a opção “Protect my computer and network by limiting or preventing access to this computer from the Internet” (Proteja meu computador e rede limitando ou prevenindo acessos a esse computador a partir da Internet). Pronto, o firewall já está habilitado!

Outros usuários na Internet não conseguirão mais acessar seus discos compartilhados, e os serviços que estejam rodando em sua máquina. Mas o seu computador será capaz de acessar qualquer outra máquina ou serviço na Internet sem problemas.

Usuários com mais experiência podem sentir falta de uma interface para visualizar o que está acontecendo com as conexões que passam pelo Internet Connection Firewall, como é oficialmente batizado o firewall do Windows XP.

Em http://www.midthought.com/downloads.html você pode baixar o XP Firewall Reader Basic Version, gratuito. Esse programa lê os logs em formato texto gerados automaticamente pelo Internet Connection Firewall e os apresenta em uma interface gráfica simples de entender (em inglês).

Para que o Internet Connection Firewall funcione é necessário habilitar o serviço “Application Layer Gateway Service” (Serviço de gateway de camada de aplicação), dentro do Painel de Controle, em “Administrative Tools” (Ferramentas Administrativas) -> “Services” (Serviços). Esse serviço vem habilitado por padrão no Windows e provavelmente não será necessário mexer nessa configuração.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×