Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Instalações do Windows 95

       
 65.174 Visualizações    Tutoriais  
 2 comentários

Saiba como realizar a instalação do Windows 95 com algumas de nossas dicas.

Instalações do Windows 95
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Há várias versões do Windows 95 no mercado. No início, quando o Windows 95 havia sido recém lançado, duas versões estavam disponíveis: full e upgrade. A versão upgrade só poderia ser instalada em micros com o Windows 3.x ou 95 já instalado, caso contrário o sistema operacional não permitia a sua instalação. Já a versão full era designada para aqueles que não tinham o Windows 3.x na máquina.

Na realidade, o Windows 95 full e upgrade são o mesmo sistema operacional. A única diferença existente é que a versão upgrade verifica se existem determinados arquivos instalados no disco rígido do micro.

Dessa forma, é fácil enganar a versão upgrade do Windows 95 para que você consiga instalar essa versão do sistema operacional em micros com o disco rígido vazio, sem qualquer versão de Windows instalada. Para isso, basta criar no disco rígido um diretório chamado Windows e copiar os arquivos Win.com e Winver.exe presentes em outro micro para esse diretório. Logicamente, você precisará criar um disquete de boot capaz de detectar a unidade de CD-ROM, caso o Windows 95 upgrade esteja em CD-ROM.

Já as demais versões do Windows 95 lançadas após o lançamento deste sistema operacional foram desenvolvidas para serem vendidas exclusivamente com máquinas novas. São as chamadas versões OSR, OEM Service Release. Há basicamente três versões OSR no mercado: OSR1 (Windows 95 A), OSR 2 (Windows 95 B) e OSR 2.5 (Windows 95 C). Essas versões, por serem destinadas a micros novos, não podem ser instaladas em micros que já contenham o Windows instalado: o programa de instalação aborta o processo de instalação do sistema ao detectar que já há um sistema no disco rígido.

Entretanto, há como burlar essa detecção do programa de instalação das versões OSR, permitindo que você consiga fazer um "upgrade" de uma versão mais antiga do Windows 95 para uma versão mais nova, sem a necessidade de apagar ou reformatar o disco rígido da máquina preservando, assim, todos os programas e configurações que você já possui.

Para isso, execute o programa de instalação do Windows de dentro do sistema operacional instalado na máquina. Quando aparecer a tela para que você aceite o contrato de licença, pressione Control Esc, execute o Explorer e vá ao diretório Wininst0.400 que é criado durante a instalação do sistema. Edite o arquivo setuppp.inf presente neste diretório e procure os seguintes comandos:

[data]
oemup=0

Altere o valor de oemup de "0" para "1" e salve o arquivo setuppp.inf. Continue com a instalação, que ela ocorrerá tranqüilamente sem reclamar que há uma versão anterior do Windows instalada.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Eu formatei meu hd mas esqueci de criar um disco d inicialização...então tiv q q criar um a partir do WinXP...o problema é que não está reconhecendo a unidade de CD-ROM...o q faço?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×