Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Modo de Compatibilidade

       
 38.750 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Entenda o que é o modo de compatibilidade.

Modo de Compatibilidade
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O Windows 9x às vezes pode estar operando em modo de compatibilidade. Nesse modo, o sistema utiliza código de 16 bits para acessar arquivos, o que diminui bastante o desempenho do micro bem como torna o sistema mais instável e propenso a mais erros. Você pode verificar se o seu micro está ou não trabalhando em modo de compatibilidade através da guia "Desempenho" existente no ícone Sistema do Painel de Controle. A Figura 1 mostra um micro com o sistema funcionando corretamente; já a Figura 2 mostra um micro trabalhando em modo de compatibilidade.

Modo de Compatibilidade
Figura 1: Micro funcionando corretamente.

Modo de Compatibilidade
Figura 2: Micro utilizando modo de compatibilidade.

O modo de compatibilidade pode ter basicamente duas origens:

1. Drivers de 16 bits sendo carregados através do Config.sys ou Autoexec.bat: se existirem drivers escritos para o DOS sendo carregados nos arquivos de configuração do micro, o sistema entrará em modo de compatibilidade. Você pode resolver esse problema simplesmente editando o Config.sys e Autoexec.bat e removendo todas as referências a drivers de 16 bits. As linhas a seguir mostram o que devem conter os arquivos de configuração recomendados para o Windows 9x.

Config.sys recomendado para micros com Windows 9x.

device=C:WINDOWSCOMMANDdisplay.sys con=(ega,,1)
Country=055,850,C:WINDOWSCOMMANDcountry.sys

Autoexec.bat recomendado para micros com Windows 9x.

echo off
set temp=C:WINDOWSTEMP
mode con codepage prepare=((850) C:WINDOWSCOMMANDega.cpi
mode con codepage select=850
cls

2. Problemas com os drivers da porta IDE: se for esse o caso, provavelmente os drivers das portas IDE do micro aparecerão listados com um ponto de exclamação amarelo no Gerenciador de Dispositivos, em "Controladores de Disco Rígido". Confira isso clicando no ícone Sistema do Painel de Controle.

Modo de Compatibilidade
Figura 3: Problemas com os drivers das portas IDE do micro.

Esse segundo problema é um pouco mais complicado de ser resolvido. Na coluna da semana que vem iremos apresentar um roteiro para a resolução desse problema.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×