Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

O Temido vírus Melissa

       
 68.515 Visualizações    Tutoriais  
 4 comentários

Sobre o vírus Melissa, veja suas características.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Um dos vírus que mais ganhou popularidade nos últimos dois meses foi o Melissa. Ele é um vírus de macro que, similarmente ao Happy99.exe (que estudamos na semana passada), envia e-mails sem a autorização do usuário.

A sua popularidade se deve ao fato desse ter sido o vírus que mais rápido se alastrou pelo mundo. Para você ter uma idéia do que isso significa, a primeira notícia na mídia especializada relatando os estragos desse vírus foi publicada apenas seis horas depois do vírus ter sido detectado pela primeira vez.

Esse vírus é escrito especificamente para o Word 97 e superiores (Word 98 para Mac e Word 2000) e, quando ativado, envia e-mails através do Outlook. O problema é que ele envia esses e-mails sem a autorização do usuário e com os últimos arquivos que você trabalhou no Word em attach. Isso significa que dados confidenciais podem ser enviados sem a sua autorização. Em empresas que possuem conexão dedicada com a Internet, isso ainda significa um prejuízo extra. Se muitos usuários estiverem infectados, com certeza o servidor de e-mail da empresa ficará congestionado, por causa da quantidade de arquivos em attach a serem enviados.

Quando você recebe um arquivo do Word em attach vindo de alguém conhecido, é muito provável que você abra ele. Se você fizer isso, automaticamente sua máquina estará infectada. Como sempre recomendamos, antes de abrir qualquer arquivo em attach, salve o arquivo em disco e passe um antivírus antes de mais nada, por mais conhecida que seja a pessoa. Como o Melissa é um vírus de macro, qualquer antivírus atualizado consegue removê-lo.

Importante notar que, mesmo que seu micro não possua modem e você não tenha acesso à Internet, você pode pegar esse vírus como um outro vírus de macro qualquer, ou seja, através de documentos do Word trazidos por amigos e colegas de trabalho em disquetes ou similares. Após a infecção de sua máquina, todos os seus documentos do Word passarão a ser automaticamente infectados pelo vírus.

Importante notar que, como é escrito usando rotinas para o envio de e-mail, esse vírus não funciona no Word 6 nem no Word 95 ("Word 7"). Além disso, você precisa ter instalado em sua máquina o Outlook 97 ou 98 para que ele consiga passar e-mails. Note que esse vírus não consegue passar e-mails com o Outlook Express.

Quando os minutos do relógio do micro "batem" com o dia do mês, por exemplo, às 16:10 do dia 10, o vírus acrescenta o seguinte texto aos documentos que estiverem abertos no Word: "Twenty-two points, plus triple-word-score, plus fifty points for using all my letters. Game's over. I'm outta here.". Esse texto foi retirado de um dos episódios da série de TV Os Simpsons (veja em http://www.imada.ou.dk/~jews/
TheSimpsonsArchive/episodes/7G02.html
).

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Farei não um comentário, mas um tira dúvidas: este vírus invadiu meu computador e foi levado para mais 7 computadores e ontem à tarde, todos os computadores, ao mesmo tempo, tiveram uma carta de amor do vírus tiago para melissa e os computadores não poderam mais serem reiniciados pois o autoexec.bat e o win.com tinham sido deletados. Em um dos computadores eu reinstalei o windows e tudo estava correto, mas na inicialização aparece a mensagem: "Não confie no comigo, eu voltarei, autoexec.bat danificado, aperte qualquer tecla para continuar." Favor preciso de orientação...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a mesma coisa aconteceu com o pc de minha namorada, um compaq com um pentium III 900mhz, windows 98 SE e conexão a modem. A mensagem que aparecia ainda no DOS na suposta hora em que o autoexec.bat deveria ser executado é a mesma. e depois vem uma mensagem do DOS dizendo que não foi possível executar o Win.com. Será que dá para soluicionar sem ter que formatar o pc? Eu penso em pegar o hd e plugar no meu pc para fazer back up de seus documentos em CD mas tenho medo de meu pc (Barton 2500, Asus A7v8x-x, windows xp sp1) também ficar infectado.

Abraços.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa. Impressionantemente nostálgico essa matéria. 

Encontrei por acidente a página ( li um livro que citava o Melissa). 

Muito legal :)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×