Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Quebrando Senhas do Word, Excel, etc

        824.603 Visualizações     0 comentários     Tutoriais   

Aprenda a quebrar as senhas do Word, Excel etc.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Várias pessoas colocam senhas em documentos do Word, Excel, Winzip, etc e depois se esquecem qual é a senha. Outro problema é quando, em uma empresa, um funcionário responsável por um departamento é mandado embora e todos os arquivos importantes do micro onde ele trabalhava foram protegidos por uma senha.

O grande problema é que o arquivo é criptografado com base na senha que foi configurada. Com isso não há como descobrir a senha manualmente, já que ela não está gravada em nenhum lugar do arquivo.

Existem vários programas especializados em descobrir a senha colocada em um arquivo. Esse tipo de programa funciona na base da tentativa-e-erro, testando várias combinações de caracteres até achar a combinação que abra corretamente o arquivo. O tempo que o programa demorará para descobrir a senha depende do número de caracteres que ela tiver. Quando mais caracteres, mais tempo o programa demorará para descobri-la.

Outra alternativa é usar um dicionário (lista de palavras, como, por exemplo, o dicionário do Word) para tentar ver se a senha é uma das palavras do dicionário. Esse método é bem mais rápido, mas em compensação não é capaz de detectar senhas que não sejam formadas por palavras do dicionário.

No site http://www.elcomsoft.com você pode baixar programas para descobrir senhas do Word, Excel, Access, Zip, Arj e muito mais. No caso da senha do Excel, o programa que você precisará baixar é o Advanced Excel 97 Password Recovery (AE97PR). Testamos aqui e esse programa conseguiu descobrir corretamente a senha do arquivo que você nos enviou para análise, como você pode conferir nas Figuras 1 e 2.

Quebrando Senhas do Word, Excel, etc
Figura 1: Descobrindo uma senha do Excel com o AE97PR.

Como você pode observar na Figura 2, o programa é bem rápido, conseguindo uma média de 872 tentativas de senha por segundo (em um Pentium MMX-233). A senha foi descoberta em apenas 27 segundos!

Quebrando Senhas do Word, Excel, etc
Figura 2: Estatísticas do programa.

 

 

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora