Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Removendo Programas Bisbilhoteiros

       
 73.620 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Removendo Programas Bisbilhoteiros.

Removendo Programas Bisbilhoteiros
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Vários programas, após instalados no micro, começam a capturar seus hábitos de navegação na Internet, com o intuito de usar essa informação para apresentar propaganda para você baseada em seus hábitos. Vários programas extremamente populares usam essa técnica, como o KaZaA, o GetRight e o Go!Zilla. Programas que capturam dados do usuário são chamados de Spywares ou Adwares.

Alguns sites usam a mesma técnica. No caso dos sites, há sites que mudam a configuração do seu browser, mudando a página inicial, colocando barra de ferramentas não solicitadas no browser e muito mais.

Além de representarem uma terrível invasão de privacidade, esse tipo de técnica pode fazer com que o seu navegador trave aleatoriamente, anúncios em janelas pop-up apareça, do nada, o navegador demore muito para abrir um site (em alguns casos fica até parecendo que o micro vai travar) e a velocidade da sua conexão fique muito abaixo do esperado (problema muito sentido por quem acessa a Internet através de uma linha telefônica comum).

A solução é fazer uma varredura e limpeza das alterações efetuadas por programas e sites "espiões". Isso pode ser feito com o auxílio do excelente programa Ad-Aware, que pode ser baixado de graça em http://www.lavasoftusa.com/support/download. Além de remover todos os códigos maliciosos usados por programas e sites para capturarem informações a seu respeito, ele remove também todas as modificações que foram efetuadas em seu browser e, de quebra, ainda analisa se o seu micro tem programas do tipo Cavalo de Tróia, isto é, programas que enviam informações sobre o seu micro sem o seu consentimento e que podem até permitir invasões em seu PC.

Esse programa é muito fácil de ser usado, sendo de uso similar ao de um anti-vírus. Aliás, consideramos o uso desse programa tão essencial quanto o uso de um anti-vírus, visto que ele não só verifica potenciais brechas de segurança em seu PC, como acaba tornando o seu micro mais rápido.

Rodamos esse programa em nosso micro e ele detectou mais de 360 pontos de vulnerabilidade, isto é, modificações maliciosas feitas por programas e sites. Realmente impressionante.

Mas como saber se um programa que você está pensando em instalar em seu micro é ou não um Spyware? Existe um site na Internet chamado SpyChecker (http://www.spychecker.com), que é um enorme banco de dados contendo informações completas de milhares de programas. Basta entrar o nome do programa no mecanismo de busca existente neste site. Se o mecanismo retornar a busca apresentando dados do programa, significa que o programa é um spyware ou adware. Caso contrário, significa que o programa não é um programa desse tipo ou então é um programa ainda não testado pelos criadores do site.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×