Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Removendo programas inúteis

       
 90.635 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a remover totalmente aqueles programas inúteis de seu computador.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Que tal uma faxina em seu micro para remover aqueles programas que estão instalados e você não usa?

Muitos usuários, para removerem um programa do micro, simplesmente apagam a pasta (diretório) onde o programa se encontra. Esse procedimento não é o mais correto, pois, em geral, além dos arquivos contidos no diretório do próprio programa, diversos arquivos são instalados em outros diretório - inclusive o diretório do próprio Windows - e também chaves são acrescentadas ao Registro do Windows. Em outras palavras, se você simplesmente apagar o diretório do programa, não apagará os arquivos que foram instalados em outros diretórios nem as referências ao programa existentes no micro, em especial dentro do Registro do Windows (que é um banco de dados contendo todas as informações referentes ao seu micro).

Parte dos programas existentes no mercado possui opção de desinstalação, que deverá ser usada para remover o programa do micro, como você pode observar no exemplo da Figura 1.

 Removendo programas inúteis


Figura 1: Grupo Winzip: note a opção de desinstalação.

O Windows 9x possui um assistente para a desinstalação de programas, que pode ser chamado através do ícone Adicionar ou Remover Programas do Painel de Controle (ver Figura 2). Através desse assistente você poderá facilmente desinstalar programas do seu micro com a maior segurança.

 Removendo programas inúteis
Figura 2: Assistente para a desinstalação de programas do Windows 9x.

O grande problema: e seu o programa não tiver opção de desinstalação e nem estiver listado no assistente para a desinstalação de programas, o que fazer?

Bem, a principal dica é a seguinte: passe de agora em diante a instalar programas usando o assistente (Figura 2), clicando na caixa "Instalar". Instalando programas dessa maneira fará com que o Windows 9x faça uma lista de modificações e arquivos instalados pelo programa. Assim o Windows "aprenderá" a desinstalar o programa futuramente.

O.k., eu não fiz isso, e agora? A solução é a utilização de algum programa específico para a desinstalação de aplicativos da máquina. Esse tipo de programa analisa o aplicativo que você deseja desinstalar e remove não só o aplicativo, como também os arquivos que ele instalou em outros diretórios e suas referências no Registro do Windows. Entre os programas mais conhecidos que desempenham essa função estão o Clensweep, da Quarterdeck (http://www.qdeck.com) e o Uninstaller, da Cyber Media (http://www.cybermedia.com). Esses programas são comerciais e encontrados com uma certa facilidade nas lojas especializadas.

Esses programas possuem outras funções bastante interessantes, como a procura por arquivos inúteis existentes no micro e arquivos duplicados - funções que certamente ajudarão na perfeita limpeza do seu micro.

 Removendo programas inúteis
Figura 3: Removendo um aplicativo usando o Cleansweep.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×