Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

System Mechanic

       
 62.022 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Saiba mais sobre esta poderosa ferramenta de otimização para seu sistema operacional.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Freqüentemente recomendamos programas para a otimização e a manutenção do sistema operacional. Em geral, para termos todas as funções possíveis de otimização, personalização e manutenção do micro, temos de usar programas separados ou então optarmos por um programa comercial que tenha tudo isso. Entretanto, recentemente descobrimos o programa System Mechanic, um shareware que permite que você faça tudo isso em um só programa.

O programa pode ser baixado em http://www.iolo.com e com ele você pode, entre inúmeras outras opções de manutenção, personalização e otimização do sistema:

  • Limpar o Registro do Windows (vira e mexe o Registro do Windows possui entradas inválidas, ocupando espaço desnecessariamente), apagar arquivos duplicados (para que ter no micro dois arquivos iguais?), corrigir atalhos quebrados, encontrar e apagar arquivos temporários e desnecessários (liberando espaço em disco), remover entradas inválidas do módulo de desinstalação de programas do Windows e muito mais.
  • Personalizar o Windows, através do botão System, opção Customize Windows Setting. Através dessa opção, você têm acesso a zilhões de configurações de personalização do sistema, que normalmente só os usuários "nerds" conhecem, pois em geral ficam ocultas dentro do Registro do Windows. Vale a pena dar uma navega e descobrir as inúmeras opções de personalização que esse programa possui; com certeza você encontrará alguma que te agradará.

System Mechanic
Figura 1: Personalizando o Windows através do programa System Mechanic.

  • Otimizar a sua conexão com a Internet. Essa com certeza é uma das opções mais interessantes desse programa. O sistema operacional não vêm configurado de forma a obter o máximo de desempenho em sua conexão com a Internet. Nesse programa, através do botão Internet, opção Optimize Internet and Network Speed, você pode otimizar a conexão do micro com a Internet ou com a sua rede local. Primeiro o programa irá perguntar a velocidade de sua conexão com a Internet, de modo a automaticamente configurar o sistema operacional. Depois, você precisará reiniciar o micro. Após reiniciar, volte novamente a essa opção do programa para fazer o ajuste fino de sua conexão. O programa permite que você teste o desempenho de sua conexão com a Internet (através da guia Relative Speed Test), inclusive para você comparar os resultados antes e depois da otimização, ou seja, para ver se a taxa de transferência aumentou. Se você for um usuário "hardcore", poderá ainda editar manualmente os parâmetros de configuração da Internet (através da caixa Edit setting manually), verificando se houve ou não acréscimo de desempenho em sua conexão com a Internet ao fazer esse tipo de ajuste. O programa ainda traça gráficos de sua conexão com a Internet, como vemos na Figura 2.

System Mechanic
Figura 2: Teste de velocidade da Internet com o programa System Mechanic.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×