Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Como aumentar a reputação do seu servidor de e-mail

       
 16.632 Visualizações    Tutoriais  
 3 comentários

Aprenda neste tutorial algumas técnicas para o aumento da reputação do seu servidor de e-mail, como o SPF e o DKIM, para diminuir a probabilidade de e-mails enviados por seu servidor serem incorretamente marcados como spam.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Como mais de 90% dos e-mails é spam, administradores de rede trabalham incessantemente para acabar com essa praga. Um dos problemas gerados com técnicas antispam é o falso positivo, isto é, e-mails verdadeiros sendo incorretamente considerados spam, fazendo com que eles não cheguem corretamente ao destinatário.

Uma maneira de diminuir a probabilidade de e-mails verdadeiros não chegarem aos seus destinos é aumentar a reputação do seu servidor de e-mail. Neste tutorial explicaremos algumas técnicas com esse objetivo.

A primeira dica é configurar um DNS reverso para o endereço IP do seu servidor de e-mail. Isso é algo básico, mas que muitas vezes é esquecido. Grande parte dos servidores de e-mail fazem essa verificação, que consiste em saber se o endereço IP do seu servidor tem um nome como mail.seusite.com.br cadastrado. Se o endereço IP do seu servidor de e-mail não tiver um DNS reverso cadastrado, a probabilidade de outros servidores de e-mail rejeitarem mensagens vindas do seu servidor é altíssima.

Para saber se você tem isso corretamente configurado, basta rodar o seguinte comando:

nslookup a.b.c.d

Onde a.b.c.d é o endereço IP do seu servidor de e-mail. Se voltar algo como mail.seusite.com.br a configuração de endereço reverso está correta. No entanto, se o comando retornar NXDOMAIN ou retornar um nome genérico como d-c-b-a.empresadehospedagem.com.br, você deve pedir à empresa de hospedagem para configurar o DNS reverso para você, que deve preferencialmente usar o mesmo nome do seu servidor de e-mail (mail.seusite.com.br, por exemplo).

Em segundo lugar, considere cadastrar o endereço IP do seu servidor no banco de dados chamado EmailReg.org. Apesar de ser pago (US$ 20 por domínio por ano), ele é uma “lista branca” que algumas listas negras, como a barracudacentral.org, utilizam para decidir se bloqueiam ou não o endereço IP de um servidor de e-mails. Esse é um pequeno investimento que recomendamos.

Além de cadastrar o seu servidor de e-mail em EmailReg.org, você pode consultar a lista branca desse serviço em seu servidor de e-mail. A consulta é feita tal qual a consulta de uma lista negra, isto é, através de uma consulta DNS. Ou, se você usa o SpamAssassin, pode criar uma regra para essa verificação. Os detalhes estão neste link: http://www.emailreg.org/index.cgi?p=usage.

Vamos agora falar de outras duas técnicas muito usadas, o SPF e o DKIM, que recomendamos que sejam ativadas em seu servidor de e-mail.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Eu já implementava o SPF nos meus servidores, mas não conhecia o DKIM. No meu caso implementei usando Ubuntu Server e Postfix. Realmente é um saco ter que ficar removendo o endereço IP destas listas de spam públicas. Mas como está cada vez mais difícil conseguir IP fixo válido, temos que nos sujeitar a isso. Uma coisa que não foi abordada e que é importante é o cadastro do DNS reverso no provedor. Obrigado pelo artigo. 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fmpfmp DNS reverso: isso era uma coisa tão óbvia para mim que acabei me esquecendo. Acabei de atualizar o tutorial adicionando. Obrigado pela lembrança. E implementa o DKIM, vale a pena!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E implementa o DKIM, vale a pena!

 

Pois é, eu fiz isso logo depois de ler seu artigo.  ;)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora