Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Como Hospedar um Site na Internet

       
 450.690 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a como hospedar um site na Internet e como registrar o seu próprio domínio do tipo www.seunome.com.br.

Como Hospedar um Site na Internet
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Muitos leitores nos escrevem perguntando como fazer para hospedarem um site na Internet. Em nosso tutorial de hoje iremos mostrar em linhas gerais como é esse procedimento. Estamos assumindo que você já tenha projetado o site e já tenha os seus arquivos prontos no disco rígido do seu computador, já que o assunto de hoje é sobre como fazer para colocar os arquivos na Internet e não como criar os arquivos HTML.

Você tem duas opções. Ou escolhe um serviço de hospedagem grátis ou um serviço de hospedagem pago. Os dois tem vantagens, desvantagens e limitações.

Se o seu site é pessoal, então a escolha da hospedagem grátis pode ser uma boa opção especialmente porque é de graça! Para isso, você deve escolher um serviço de hospedagem grátis, como http://www.geocities.com e http://www.xoom.com, só para citar os dois mais famosos. A desvantagem do serviço grátis é que o seu site pode acabar tendo um endereço gigantesco e difícil de decorar e terá janelas abrindo exibindo anúncios inseridos pelo serviço de hospedagem (aliás, é através destes anúncios que eles conseguem manter o serviço grátis). A solução para o nome gigantesco pode ser o uso do serviço de redirecionamento de endereços oferecido em http://www.cjb.net. Neste site você registra gratuitamente um nome seunome.cjb.net e configura esse nome para carregar páginas que estejam hospedadas em um serviço de hospedagem grátis.

Muitos provedores de acesso pago oferecem espaço (tipicamente de 1 MB) para os seus clientes hospedarem o seu site pessoal. Essa é uma outra alternativa para hospedagem grátis, mas a desvantagem é que, se você deixar de ser cliente do provedor (cancelar a assinatura, por exemplo), o seu site sai do ar.

Se você está pensando em ter um site comercial, então não tem jeito, a saída é a hospedagem paga. Os serviços de hospedagem paga oferecem muito mais recursos do que qualquer empresa de hospedagem grátis pode oferecer. Que confiaria em uma empresa cujo site está hospedado em um serviço de hospedagem grátis?

A principal vantagem do serviço de hospedagem pago é o registro de domínio, isto é, você pode ter um site com o nome do tipo www.seunome.com.br, coisa que nenhum serviço de hospedagem grátis oferece.

A maioria dos serviços de hospedagem atrai seus potenciais clientes mostrando as características e vantagens de seus planos de hospedagem, como o espaço disponível em disco, o número de contas de e-mail (chamadas contas POP) e outros termos que não nos interessa por enquanto.

Acontece que, infelizmente, a maioria dos serviços de hospedagem omite a característica mais importante de se saber, que é a largura de banda disponível em seus planos de hospedagem. A maioria dos serviços oferece um limite de 2 GB por mês de transferências. Isto é, somando-se o tamanho de todos os arquivos que foram carregados de seu site em um mês, não pode dar mais do que 2 GB, ou você terá de pagar pelo excesso do uso da largura de banda.

Esse limite de 2 GB é de bom tamanho para qualquer site pequeno, mas o seu "estouro" depende muito do tamanho dos arquivos de seu site. Se o seu site só contém páginas HTML e arquivos GIF e JPG pequenos, então você não terá problemas. Mas imagine se você resolve colocar um arquivo grande para download – um MP3 de 6 MB, por exemplo (bastam 333 downloads desse arquivo para o limite de 2 GB ser atingido). Rapidamente o seu limite mensal será atingido, e o seu custo de hospedagem irá lá nas nuvens. Neste caso você deve escolher um plano que dê uma franquia maior que 2 GB por mês.

Por isso a recomendação de, ao criar um site, ter todos os arquivos os menores possíveis e evitar colocar arquivos para download.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×