Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Como Montar uma Rede Sem Fio sem Usar um Roteador de Banda Larga

        1.186.166 Visualizações     45 comentários     Tutoriais   

Um guia passo-a-passo ensinando como montar uma rede sem fio sem usar um roteador de banda larga ou um ponto de acesso.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Muita gente não sabe que com o Windows XP ou o Windows Vista é possível montar uma rede sem fio em casa ou no escritório sem usar um roteador de banda larga ou um ponto de acesso (access point), fazendo com que você economize uma grana. Neste tutorial nós mostraremos a você um guia passo-a-passo de como montar este tipo de rede, também conhecida como ad-hoc.

Mais e mais pessoas estão dispostas a montar suas próprias redes sem fio e isto se deve principalmente à popularização e padronização dos equipamentos de redes sem fio. Com uma rede sem fio configurada em casa ou no escritório você pode compartilhar arquivos, usar uma impressora e acessar a Internet sem a necessidade de conectar um cabo de rede em seus computadores. Isto é muito bom caso seus computadores estejam em um local que dificulte a passagem de cabos de rede ou caso você queira liberdade para acessar sua rede e a Internet através do seu notebook a partir de qualquer lugar da casa ou do escritório: você pode transportar seu notebook do quarto ou do escritório para a sala de estar, por exemplo, e ainda assim estará conectado à Internet sem a necessidade de cabos.

Claro que estamos falando de notebooks com a capacidade para redes sem fio – praticamente todos os notebooks vendidos atualmente têm placa de rede sem fio integrada. Se você está usando computadores ou notebooks sem capacidade de rede sem fio precisará primeiro comprar uma placa de rede sem fio e instalar em cada computador que você deseja incluir na rede.

Para montar sua própria rede sem fio você precisará dos seguintes itens:

  • Uma conexão de Internet banda larga;
  • Uma placa de rede sem fio instalada em cada computador que deseja conectar à rede sem fio;
  • Um roteador de banda larga sem fio (opcional).

Normalmente um roteador de banda larga sem fio ou um ponto de acesso (access point) são necessários. Neste tutorial ensinaremos a você a configurar uma rede sem fio sem este equipamento, permitindo assim que você economize algum dinheiro. No entanto, você precisa saber primeiro quais são as desvantagens de não se ter um roteador sem fio:

  • O único esquema de criptografia suportado pelo Windows XP é o WEP, que não é seguro: um hacker com o conhecimento adequado pode ter acesso à sua rede. Desta forma se você for montar uma rede ad-hoc da maneira que descrevemos o computador servidor (aquele com a conexão com a Internet) tem de estar rodando o Windows Vista ou superior para que você possa habilitar a criptografia WPA2, que é um sistema seguro. Os computadores clientes podem rodar o Windows XP sem problemas, este requisito é apenas para o computador servidor.
  • O computador que tem a conexão com a Internet precisará estar ligado o tempo todo. Se você desligá-lo os outros computadores da rede perderão a conectividade com a Internet.
  • Sua rede será menos segura, já que os roteadores de banda larga possuem um firewall baseado em hardware integrado.
  • A taxa de transferência da sua rede será limitada a 11 Mbps, mesmo que você use placas de 54 Mbps ou mais rápidas em sua rede.

Você pode ainda configurar uma rede ad-hoc mesmo que já tenha um roteador de banda larga sem capacidade de rede sem fio. Se este for o seu caso, esqueça o segundo item listado acima, mas os outros itens ainda serão válidos. Além disso, existe algo muito importante caso você tenha um roteador de banda larga já instalado em sua rede: você precisará mudar a faixa de endereços IP da sua rede caso ela esteja configurada para usar o faixa 192.168.0.x para 192.168.1.x porque o serviço de compartilhamento de conexão com a Internet do Windows também usa a faixa 192.168.0.x e você terá endereços IP conflitantes em sua rede. Esta configuração é feita no programa de configuração do roteador (normalmente acessando o endereço http://192.168.0.1 a partir de qualquer computador da rede).

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários




Muito bom

Gostei da materia, so um detalhe vocês poderiam ter colocado a respeito de conexao entre roteadore sem fio, e pelo que o pessoal diz só é possivel faze-la atraves de um AP (acess point) dedicado e ele envia a informação ao roteador e esse roteador repassa a informação ao pc.

Eu fiz a tentativa de ligar wireless entre roteadores justamente porque dentro da tela de config do meu roteador tem a opção de AP mas não funciona e pelo o que eu andei conversando com um pessoal só é possivel esse tipo de conexao atraves de um AP ou um amplificador de sinal wireless ( fiz isso porque o sinal aqui em casa ta um #####!!! menos de 10 metros de distancia e não tem sinal nenhum ) as paredes aqui de casa devem ser de chumbo e pelo o que eu pude perceber quanto + alto ta o router melhor fica o sinal, isso é coisa de maluco.

Sem contar q comprei um cabo pra coloca de extensão da antena e o cabo acaba com o sinal.

Cruel esse tipo de coisa, a um tempo atrás meu router estava dando pau por causa do firmware, dai ligue no fabricante do produto pedindo o firmware e niguem me passou tive q me virar pra arrumar e detalhe deixei meu numero para que eles me retornassem a ligação ( depois q eu ligue + d 8 vezes) e ate agora nada.

è dureza isso mas fazer o que né

nesse mundo infelizmente vivemos dentro de um circo e pagamos caro para ver suas palhaçadas, mas sempre creio q há alguem de boa fé por maiores q sejam nossas decepções.

abraços a todos

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah se esse tutorial tivesse aparecido a cerca de um ano atrás...

Apanhei muito e acertei tudo no "chute" pra configurar minha rede sem fio (PC com placa de rede sem fio PCI igual a da matéria e notebook já com a rede sem fio embutida) e compartilhar minha internet (discada - mas o procedimento geral é o mesmo, só muda na hora de escolher qual conexão com a internet vão ser compartilhada).

Mas conferindo agora eu vejo que fiz tudo certo (depois de ter tido alguma dor de cabeça)... Só espero poder colocar banda larga em breve (o pessoal da operadora de telefonia fixa daqui do Rio de Janeiro - que dispensa comentários - quer me convencer de que só a "banda larga" de 150kbps esta disponível para minha linha... mas que terei que pagar o preço do plano de 300kbps que é o plano mais barato... ai complica... pagar 300 pra usar 150...)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente muito bom o artigo. Parabéns!! Gostaria de saber se essa configuração funcionaria em um modem USB? Creio que não haverá problemas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa essa matéria. Porém, mesmo tendo feito exatamente como explicado, eu não consegui acessar a internet através da rede, apesar de ter conseguido acessar às pastas compartilhadas dos dois computadores (1 desktop com adaptador wireless USB e 1 laptop com wireless de fábrica). Alguém pode me ajudar???

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma duvida??? Qaundo for compra a placa de rede tem q ser placa de 11mb ou 54mb. Qual desse modelos funciona sem roteadores?

So achei para comprar placas de 54mbs.

A de 54mb da pra montar uma rede, sem roteadores access point?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei crancker,

pode comprar a de 54 que funciona sem problema. Eu tenho no meu desktop uma placa PCI de 54 igual a utilizada na matéria (da D-Link) e uso para fazer uma rede com meu Notebook. Compartilhando minha conexão com a internet do desktop para o notebook.

A vantagem de comprar uma placa de 11Mb seria somente o preço... a de 54Mb é mais cara por ser mais rápida (mas você não vai tirar proveito da velocidade extra na hora de compartilhar a internet... que é bem mais lenta que os 11Mbps), da pra montar a rede normalmente com a de 54Mbps.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Instale a placa de rede sem fio nos computadores que serão conectados na rede. O próximo passo é configurar o computador “servidor”, ou seja, o computador que tem a conexão com a Internet. Se você está compartilhando sua conexão com a Internet usando um roteador comum (isto é, sem capacidade de redes sem fio) qualquer computador conectado ao roteador pode ser configurado como servidor. Neste caso apenas lembre o que dissemos antes: você precisará mudar a faixa de endereços IP da sua rede se ela estiver configurada para usar a faixa 192.168.0.x para 192.168.1.x porque o serviço de compartilhamento de conexão com a Internet do Windows também usa a faixa 192.168.0.x e você terá endereços IP conflitantes em sua rede. Esta configuração é feita entrando no programa de configuração do roteador (normalmente abrindo o endereço http://192.168.0.1 a partir de qualquer computador da rede).

Galera eu não entendi a passagem em negrito... Eu devo mudar o IP da placa de rede conectada ao modem, certo? Nesse caso eu devo mudar para a faixa 192.168.1.x ou para 192.168.0.x?

O IP das placas de rede sem fio devem ser configurados para obtenção automática?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando a dúvida do amigo acima..

Quando ele diz pra você mudar a faixa de IP de 192.168.0.x para outra é porque pode haver conflito se já existir uma rede presenta... eu por exemplo tenho um PC que pode acessar internet de três redes diferentes aqui na empresa :)

10.0.0.x

192.168.0.x

167.13.0.x

as três redes funcionam perfeitamente no meu PC, mais vamos a minha dúvida...

na Hora de colocar a senha segundo o artigo eu posso colocar 5 "Cinco" caracteres alfanumericos, mais na pratica quando fui colocar a senha: A1B2C3 não funcionou ele dá um aviso dizendo que a senha da rede precisa ter 40bits ou 104bits, dependendo da configuração da rede. Ela pode ser inserida como 5 ou 13 caracteres ascii ou com 10 ou 26 caracteres alfanumericos já coloquei a senha de diversas formas mais não consigo acertar... alguém pode me dar uma luz?? :help:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal esta dicas ficou muito boa,Parabens!!

Só que estou tendo um problema que e o seguinte, fiz todos os passo, esta funcionando, mais a taxa de transferencia entre as placas na rede local esta muito baixa, eu não sei o que pode estar ocorrendo eu até pensei e comprar uma antena um pouco melhor, que as que vem nas placa de rede.

Mais acho que não e o caso, eu recebo o sinal via antena de radio, mais isto e so para internet, meu maior problema esta com o compartilhamento de arquivo, e mal consigo escutar uma musica pegando do servidor, por isto acho que deve ter feito alguma coisa errado.

Se alguem puder me ajudar fico grato.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tutorial é otimo, o status indica a conexão "excelente", todo o procedimento confere. mas infelizmente ao checar em status o numero de pacotes recebidos, estes ficam travados no "0" zero, apenas é enviadp.

por favor alguem pode me ajudar?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um modem 500g roteado ligado a um hub, esse hub envia para meu desktop a internet, minha placa de rede local esta definida para receber o ip automáticamente e ela recebe 10.1.1.3 e o gateway é 10.1.1.1 que é o ip do modem. (isso vejo por ipconfig)

instalei neste desktop um adaptador usb 54mbps / ieee 802.11g / 2.4ghz da marca viewtech. reconheceu tudo certinho como uma placa wireless. fiz o procedimento de criar uma rede sem fio (ssid)

conforme explicado neste tutorial. compartilhei a internet que chega na placa de rede local e tudo.

quando vou ao notebook que tem wireless embutida, vou na placa de rede sem fio e ele não encontra a rede.

tenho várias dúvidas sobre o servidor:

qual ip coloco na placa de rede local e gateway ?

qual ip coloco na placa de rede wireless? e o dns?

dúvidas sobre os demais computadores:

qual ip coloco na placa de rede wireless da máquina cliente?

e o dns? e o gateway?

minha placa de rede local da cliente tem que esta sem cabo?

:confused::confused::confused::

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também estou encontrando problemas com o tutorial... tenho um modem DLink 500G roteado e fiz o tutorial do jeito exposto... o notebook consegue encontrar a rede, porém não consegue conectar... ele tenta, tenta e não vai de jeito nenhum... algumas vezes chegou a conectar mas nao recebeu nem enviou nenhum pacote, e depois de uns 20 segundos caiu novamente...

o adaptador que estou usando é o dlink g122

abraços

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Ola pessoal esta dicas ficou muito boa,Parabens!!

Só que estou tendo um problema que e o seguinte, fiz todos os passo, esta funcionando, mais a taxa de transferencia entre as placas na rede local esta muito baixa, eu não sei o que pode estar ocorrendo eu até pensei e comprar uma antena um pouco melhor, que as que vem nas placa de rede.

Mais acho que não e o caso, eu recebo o sinal via antena de radio, mais isto e so para internet, meu maior problema esta com o compartilhamento de arquivo, e mal consigo escutar uma musica pegando do servidor, por isto acho que deve ter feito alguma coisa errado.

Se alguem puder me ajudar fico grato.

No Gerenciador de Dispositivos vá até as Propriedades da placa wireless e selecione Avançado. Nas configurações, em "Network Type" selecione "Ad Hoc", em todos os PCs da rede. Em um Notebook não precisa.

Geralmente a conexão Ad Hoc fica em 11,0 Mbps, mesmo com uma placa de 54 Mbps. Mas é possível colocar a conexão em 54 caso suas placas suportem. No mesmo lugar onde você configurou o "Network Type" vai em "Default Adhoc Wireless" e depois seleciona "Mode G".

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, tenho um PC com internet banda larga via cabo Ethernet (RJ-45) e uma placa wireless instalada. Configurei como no tutorial e o notebook reconheceu a rede e compartilhei a internet numa boa. Agora uma pergunta. Em meu micro, a conexão é via cabo ethernet cia plug RJ-45, e se minha internet fosse conectada diretamenta na placa wireless, teria como eu compartilhar esta e configurar a rede da mesma forma?

Obrigado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia. Otimo material, comprei meu notebook a alguns dias e não estou com condições de comprar um roteador sem fio, para compartilhar meu velox. Então fiz os procedimentos indicados no tutorial e deu tudo certo. Por enquanto vai me quebrar um galho.

Lembrando que os dois dispositivos, tanto do servidor quanto do cliente tem que ficar sem IP. O Ip é atribuido automaticamente.

Obrigado!

Valeu pela Força!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:o

A placa/ adaptador wireless instalada no servidor é que fará o papel do router/access point, enviando o sinal wireless para os demais pcs ou para o notebook?

Abs

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)Bom galera fiz tudo que o que o tutorial falo funciono perfeitamente ótimo tutorial!!! Complementei fazendo uma antena caseira que funciono perfeitamente o sinal fico excelente a distancia é de 40 metros entre a minha casa e a do vizinho , mas surgiu um problema meu pc fica travando quando os dois usam a internet não posso mais ver filmes muito menos jogar não sei o que posso fazer para resolver esse problema já formatei fiz o que podia é agora ?

configurações :

celerom 2.8

placa mãe intel d865perl

memoria 1 g

hd 250g

windows xp sp2

placa de video gforce agp 8x 6200 de 256mb

:confused::confused:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:confused:Pessoal cheguei até o passo 6, quando vou na minha conexão adsl e clico com o botão direito e vou propriedades e avançado (como mostra na figura) não aparece as duas opções do compartilhamento de conexão da internet

*permitir que outros usuários dessa rede se conectem pela conexão deste computador á internet

*permitir que outros usuários da rede controlem ou destivem o compartilhamento da conexão com a internet.

Alguém pode me ajudar? Será que tenho que configurar o modem que é o d-link dsl 500B? ou pode ser as configurações de firewall? já tentei de tudo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae pessoal,

Adorei o tutorial, bom mesmo, mao na roda. Só achei um probleminha: faltou dizer que, na rede sem roteador, para poder acessar a internet é preciso que o computador que acessa o modem tenha um ip (p ex. 10.10.10.1 com mascara de sub-rede pex. 250.0.0.0) e o cliente tenha um ip tb (pex. 10.10.10.2 com mascara de sub-rede igual (pex. 250.0.0.0) e com gateway igual ao ip do host (10.10.10.1) e dns primaria igual ao ip do host tb (10.10.10.1).

só assim consegui acessar a internet pelo cliente.

Um abraço,

Douglas

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o passo a passo para configurar minha rede sem fio.

Deu tudo certinhooo!! :lol:

Fiquei bem satisfeita. Estou usando para conectar meu palm à internet e funciona beleza!

Valeu mesmo o tutorial!

^_^

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tutorial!!

Só estou com um probleminha, quando eu troco de usuário(login) no pc servidor o notebook não conecta mais na internet e nem enxerga o servidor na rede..

já tentei com os ips automáticos e fixos(usando dns e gateway), mas encontrei o mesmo problema

dai tenho que refazer toda a configuração.. alguém sabe o que pode estar causando isto?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já havia configurado a conexão antes de ter visto o tutorial, o procedimento é o mesmo, mas eu tinha definido ips fixos para ambas as máquinas e a cliente com dns e gateway apontando para o ip da primeira. A Princípio funcionou legal, porém parou de funcionar a internet.

Já recriei tanto a conexão adhoc como a do speedy, porém nada, já tentei com e sem senha, com ips fixos, e sem ips.

Se alguém puder me ajudar, agradeço. Já me torrou as paciências.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa otimo.....

parabens ao desenvolvedores, solucionaram o meu problema...

parabens ^_^

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, legal esse passo a passo...porém preciso de uma informação....Meu provedor é o terra, e se eu configurar minha rede em casa, não acusará no terra que eu estou acessando com dois computadores, pois por ser uma banda larga caseira, e acessar com dois PC´s, no caso computador em casa e notebook, não terei que pagar como dois acessos....ou o PC que acessa sem fio não é cobrado......

Pessoal não manjo nada de net hein, mas já aconteceu isso comigo.....eu uso ADSL em casa e estavam me cobrando como se eu estivesse utilizando 2 computadores...mas não estava e me devolveram o valor.....mas com o note agora será que não irão cobrar pela entrada na net de outro PC?

Um abraço e obrigado.

Willian

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora