Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Transformar o Modem SpeedStream 5200 em um Roteador


     741.703 visualizações    Redes    7 comentários
Como Transformar o Modem SpeedStream 5200 em um Roteador

Configurando seu Modem

Após efetuar o upgrade de firmware no modem, você precisará efetuar algumas configurações para que você possa acessar a Internet. O passo a passo é o seguinte.

1. Você deve abrir o seu navegador no endereço http://192.168.254.254/. Este endereço é o endereço de configuração do modem. Na primeira vez em que você abrir este endereço, o modem pedirá para você configurar uma senha administrativa a ser usada nas próximas vezes em que você abrir o seu endereço de configuração. Clique na caixa "Save Settings".

2. Em seguida, clique na opção "Setup" da barra de navegação à esquerda e, em seguida, na opção "WAN Interface". O modem pedirá a senha que você acabou de configurar para prosseguir.

3. Aparecerá uma tela contendo uma lista de configurações para o modem. Haverá duas linhas. Você deverá configurar a primeira linha (chamada 0), clicando sobre seu valor (8/35). Na tela que aparecerá em seguida, você deverá colocar no campo VPI o valor 0 e no campo VCI o valor 33. Clique na caixa Next. Na tela seguinte, selecione a opção "RFC-2684 Bridged". Clique em seguida na caixa Next. Você terá então de dar um nome para esta configuração. Estas configurações que acabamos de fazer servem para você transformar o modem de novo em modem (modo bridge ou ponte). Isto é necessário pois se você tiver que devolver o modem para a operadora (Telemar, por exemplo) será necessário desfazer as modificações que você fez no modem. Sugerimos que você chame esta configuração de "Bridge".

4. Você deverá agora configurar a segundo configuração, que é a configuração para o modem funcionar como roteador. Clique sobre o valor 8/81 da linha 1. Na tela que aparecerá, você deverá colocar no campo VPI o valor 0 e no campo VCI o valor 33. Clique na caixa Next. Na tela seguinte, selecione a opção "PPPoE". Clique na caixa Next. Selecione a opção Client Only e clique em Next. Na tela seguinte, selecione "1" e clique em Next. Na tela em seguida pede o nome do usuário e senha para login na rede da operadora. No caso da Telemar, o nome do usuário e a senha é o número do seu telefone, com o código DDD na frente. Por exemplo, se você mora na cidade do Rio de Janeiro e seu telefone é 2345-6789, você deve entrar nos dois campos (nome do usuário e senha) o valor 2123456789 (sem qualquer traço). Clique em seguida na caixa Next. Em seguida, marque a opção Auto-Connect on Disconnect e clique em Next. Na tela em seguida, deixe o campo (optional Static IP address) em branco e clique em Next. Na tela seguinte, Interface Options, deixe as configurações em seus valores de fábrica e clique em Next. Na próxima tela você deverá dar um nome para esta configuração. Sugerimos que você chame esta configuração de "Roteador". Clique em seguida em Next e, na tela seguinte, em Finish.

5. Agora você deverá habilitar o modem como roteador. Para fazer isto, vá em Setup, WAN Interface. A tela que vai aparecer mostra as duas configurações que você fez (Bridge e Roteador). A configuração que o modem está usando atualmente é a que possui a caixa Disable. Assim, se ao lado de Bridge tiver esta caixa, clique em Disable. Em seguida, clique na caixa Enable que aparecerá ao lado de Roteador. Lembre-se que você terá de voltar o modem para o modo bridge se você for devolver o modem para a operadora.

6. Após habilitar o modem como roteador, você precisará reiniciar o modem. Para isto, clique na palavra "Reboot" em vermelho que aparecerá, clicando na caixa Reboot na tela seguinte.

7. Após o reboot do modem, ele estará funcionando como roteador. Você não precisará mais se conectar usando o programa da Telemar. Basta se autenticar no Veloxzone para ter a Internet funcionando. Recomendamos que você use o autenticador automático (http://www.veloxservice.com/). Como explicamos na semana passada, uma vez autenticado, você não precisará nunca mais se autenticar novamente caso você não desligue o modem.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

muito bom o artigo, só gostaria de saber a respeito da autenticação automática que foi sugerida: (http://www.veloxservice.com/).

É realmente necessária essa autenticação??? porque isso é necessário??? se opto pelo modo router... quer dizer que eu quero proteger meu computador para não receber IP válido e também para não fazer nenhum tipo de discagem ou autenticação, deixo esse trabalho para o modem. Se realmente precisa disso, não vejo grande vantagens em mudar do modo bridge para o modo router. Diz no artigo que a autenticação é necessária caso o modem seja desligado, até ai tudo bem... mas pelo que li, existe um limite de autenticações que podem ser feitas.... olhando por esse lado o Dlink 500G está bem na frente do Speedstream.

Parabéns pelo artigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aê valeu pelo post mas to com um problema!!

Fiz perfeitamente igual a td dito no post!!

tá funcionando direitinho!!

mas meu download q era quase de 120 não está ultrapassando 15!!

e eu nom liguei meu pc a nenhum outro!!

não estou entendendo essa diferença td!!

Gostaria q me ajudasse!

desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao fazer o download do arquivo Update_E240_A21_70-7_1086-503.exe o AVG Free 8 detectou um cavalo de tróia. è um alarme falso e posso rodar o update sem problemas ou existe algum risco?? Qual é a origem deste arquivo??

Dados do AV:

Virus DB: 270.6.5/1618

AVG Version: 8.0.138

Obrigado.

PS.: Ao jhonatan00:

Não sei se ainda vai teajudar, acredito que não, mas pode ajudar a outros que tenham a mesma duvida... Esse hub não serve pra isso. O que você precisa é de um HUB ETHERNET. (O da foto é um HUB USB).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...