Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compex Wireless Internet Gateway Kit SKW811


     68.456 visualizações    Outros    0 comentários
Compex Wireless Internet Gateway Kit SKW811
Produto Recomendado

Recursos

Teríamos de escrever três ou quatro artigos para falarmos em detalhes de todos os recursos disponíveis neste kit. O mais interessante e inédito para nós até então é um conceito da Compex chamado Wireless VLAN (WVLAN). Para quem já trabalha com redes basta saber que é a possibilidade de criar VLANs em uma rede wireless, em vez de em uma rede cabeada com switch. Para quem nunca ouviu falar, VLAN é um recurso que permite separar o tráfego que está sendo gerado pelas estações de trabalho em diferentes segmentos lógicos, mas fisicamente todos estão ligados no mesmo dispositivo. Isso impede que dados de um segmento sejam propagados para outro, aumentando o desempenho e a segurança.

O gateway do kit (chamado NetPassage 16) dispõe de um switch de quatro portas 10/100 Mbit/s full-duplex, uma porta RS-232, um slot PCMCIA (para inserção da placa wireless PCMCIA que acompanha o kit e que servirá como “antena”) e uma porta ethernet para a conexão de banda larga, por meio de um cabo cross-over, como você confere na Figura 5.

Compex Wireless Internet Gateway Kit SKW811
Figura 5: Vista traseira do roteador.

A função da porta RS-232 é conectar um modem externo ao roteador. Em caso de indisponibilidade da conexão de banda larga o equipamento automaticamente conecta-se em um provedor de escolha do usuário e mantém toda a rede funcionando, conectada à Internet, mesmo que de forma mais lenta. Como veremos no critério “estabilidade”, o equipamento também traz recursos que possibilitam o compartilhamento do acesso das estações entre duas ou mais conexões de banda larga.

No que diz respeito à funcionalidades de software o kit não deixa nada a desejar. Traz firewall, controle de acesso baseado em horário do dia, NAT estático (tradução de endereço de uma máquina interna utilizando um segundo IP real, caso seja disponibilizado pela companhia fornecedora do acesso de banda larga), servidor de DHCP para as máquinas da rede interna e até mesmo controle de conteúdo baseado em bloqueio de URLs (bloqueio de sites proibidos, de acordo com política estabelecida pelo usuário).

Entre os recursos wireless devemos destacar a criptografia de conexões wireless por meio de WEP 64 bits ou 128 bits e a disponibilidade do equipamento para atuar como repetidor wireless em vez de ponto de acesso, aumentando o alcance de uma rede wireless já existente no escritório e permitindo que usuários de uma rede wireless já instalada e em operação consigam compartilhar o acesso de banda larga sem fazer alterações em suas estações de trabalho.

O kit traz mais recursos do que o público-alvo precisaria. Alguns dos recursos são característicos de equipamentos destinados a grandes empresas. Os recursos disponíveis são obviamente mais do que suficientes (nota 3).

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...