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Compex Wireless Internet Gateway Kit SKW811


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Compex Wireless Internet Gateway Kit SKW811
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Operação

Depois de configurados, os dispositivos testados praticamente não precisaram de gerenciamento. A interface de configuração web é simples, embora pouco intuitiva. Mas, se levarmos em conta a quantidade de recursos oferecidos pelo equipamento, podemos afirmar que é uma interface fácil de usar.

Pode parecer loucura, mas por incrível que pareça a interface de gerenciamento e configuração em modo texto (acessada via Telnet) é mais intuitiva do que a interface web, especialmente para usuários que já têm experiência com interfaces de gerenciamento texto de outros roteadores ou switches.

Durante o período em que os equipamentos estiveram em teste sentimos falta de logs detalhados sobre os acessos e sobre o funcionamento dos equipamentos. Os logs de acesso, não muito detalhados, são visíveis apenas se as funcionalidades de firewall estiverem habilitadas. Por meio desses logs não é possível determinar facilmente quais acessos foram feitos por quais usuários e quanto tempo eles perderam em diferentes websites, por exemplo. Pequenos escritórios usam essas informações para controlar o acesso à Internet, especialmente no Brasil onde o custo por Kbps ainda é alto.

Outro momento no qual sentimos falta de logs foi quando, durante os testes, as conexões com máquinas na Internet estavam estabelecidas, mas ficavam sem tráfego de dados por muito tempo, eram perdidas depois de um certo período. Conexões de Telnet e SSH entre uma máquina na nossa rede interna de testes e outra máquina na Internet não permaneciam de pé por muito tempo se não houvesse fluxo de dados entre essas duas máquinas.

Só detectamos que o problema era com o manutenção da tabela de tradução de endereços (NAT) depois de contactar o suporte técnico da Compex, que enviou um patch para o problema. Caso o suporte técnico da Compex não conhecesse o problema e se tratasse de um novo bug de software, poderia levar semanas para ter o problema resolvido sem os logs do sistema para ajudar.

Em nossos testes configuramos o equipamento para funcionar com três tipos de conexão à Internet: dedicada (2 Mbit/s), Velox (ADSL, 256 Kbps) e Vírtua (Cable modem, 512 Kbps). A mais simples de configurar das três foi a conexão do Vírtua. Conectamos o cabo de rede que sai do cable modem do Vírtua diretamente na entrada WAN do router e, por meio da interface de configuração web do roteador NetPassage 16 testado, definimos o endereçamento de IP e DNS da interface WAN como DHCP. Depois disso bastou ligar o cable modem do Vírtua que tudo já estava funcionando, automaticamente.

No caso do Velox (ADSL), além de conectar o cabo de rede que sai do modem ADSL na interface WAN do roteador NetPassage 16, foi necessário configurar o tipo de conexão da interface WAN como PPPoE (PPP over Ethernet), padrão empregado pela Telemar no Velox. Os parâmetros de configuração do PPPoE na interface de gerência web do equipamento testado são os mesmos utilizados no discador do Velox quando o micro está conectado diretamente ao Velox, sem roteadores no meio do caminho.

O último teste de conectividade foi realizado por meio de uma conexão dedicada com IP fixo, da Embratel. Conectamos o cabo Ethernet que saía do roteador da Embratel (Cisco 2600) diretamente na interface WAN do NetPassage 16. Por meio da interface web de configuração preenchemos os endereços IP do NetPassage 16, default gateway e servidores de DNS. Ao término da configuração bastou um boot no equipamento testado para que tudo funcionasse.

Nos três tipos de conexão testadas as máquinas da rede interna (2 PCs por cabo e 1 laptop em wireless) estavam configuradas para obter endereços IP e DNS por DHCP.

A operação do equipamento é simples e mais do que satisfatória (nota 3).

 


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