Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Controlando o PC Remotamente Com o VNC

        408.220 Visualizações     0 comentários     Artigos   

Aprendar a controlar micros remotamente através do programa VNC.


Introdução

VNC significa Virtual Network Computing e é um programa que permite visualizar e interagir com o desktop de um computador em qualquer parte do mundo. Muito semelhante a programas já conhecidos como o Carbon Copy ou o PC Anywhere, entretanto com algunas vantagens importantes:

  • O VNC é completamente gratuito!
  • Múltiplos usuários podem se conectar ao mesmo desktop, ideal para treinamento (você pode dar aos alunos acesso "read only" ao seu desktop).
  • Se a sua conexão cair, você não perde a sessão do VNC. Basta reconectar e as aplicações remotas estarão exatamente do mesmo jeito que estavam antes da conexão cair.
  • O visualizador do VNC é um programa de menos de 160Kb roda em Windows, OS/2, Linux, Unix, Amiga, Mac e até no Palm Pilot (embora eu acho que seja necessário muita rolagem para ver o desktop de um PC na tela do Pilot...). Não há necessidade de se instalar o visualizador, que pode ser executado diretamente de um diskete. Na verdade você não necessita de visualizador nenhum, qualquer browser com suporte a Java pode ser utilizado como visualizador.
  • O "servidor" do VNC hoje roda em Windows e em Unix (incluindo Linux) e está em desenvolvimento a versão Mac. O Windows pode controlar um desktop Linux e vice-versa, ou um Amiga pode controlar o seu Windows NT Server. O VNC é independente de plataforma.
  • O VNC utiliza TCP/IP, portanto você pode controlar outro computador via Internet.

Nem tudo são flores, entretanto. Se você está acostumado a utilizar programas de controle remoto para DOS e Windows, sentirá falta de alguns recursos no VNC:

 

  • O VNC não é capaz de discar ou de aceitar conexões via modem por si só. Ele funciona via TCP/IP exclusivamente.
  • O VNC não inclui recursos de impressão ou de cópia de arquivos do micro remoto para o micro local.

Entretanto, essas deficiências podem ser compensadas pelo próprio TCP/IP. Existem na internet dezenas de servidores e clientes TCP/IP que podem ser utilizados para a cópia de arquivos, ou se você estiver em Linux, OS/2 ou Windows o sistema pode ser configurado para compartilhar arquivos pela conexão TCP/IP sem necessidade de software extra. E os servidores PPP disponíveis no Windows NT, Windows 98 (para o Windows 95 é necessário o Plus!), OS/2 e Linux podem permitir a máquia atender chamadas telefônicas e ser controlada via modem.Por fim, a falta de impressão também pode ser contornada pelos recursos de rede nativos do Windows, OS/2 e Linux, ou configurando um servidor LPD (também existem disponíveis na Internet).

O VNC surgiu como um projeto de pesquisa da Olivetti Research Laboratories, hoje propriedade da AT&T, cujo objetivo era criar um "terminal gráfico" de rede extremamente leve. O endereço atual da home-page do VNC é http://www.cl.cam.ac.uk/research/dtg/attarchive/vnc/index.html e neste local você encontra todas as versões do VNC para diversas plataformas, além de documentação e informações sobre como contribuir para o projeto.

 

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora